Manuel Matos Barbosa, cineclubista, realizador e autor de várias obras de ilustração e Banda Desenhada, foi distinguido com o prémio Arte & Técnica pela Academia Portuguesa de Cinema.
A distinção – integrada na edição deste ano dos Prémios Sophia, especialmente dedicada à animação portuguesa – surge no âmbito do projeto Cine-Caravana, sobre o qual Vanessa Alvarez também foi reconhecida. A Cine-Caravana é uma sala de cinema móvel, que transporta um ecrã insuflável de 5 metros, projetor e sistema de som, que se instala e desinstala em trinta minutos em qualquer espaço.
“Quero agradecer à Academia num ano em que tem certa dedicação ao cinema de animação. Já devia ter juízo para largar esta maluqueira do Cinema. Está um filme a terminar e é capaz de aparecer outro a seguir… Não sei se terei tempo para isso, mas vamos a ver se consigo. Gostaria de voltar aqui acima” – disse Manuel Matos Barbosa na cerimónia da entrega do prémio.
O reconhecido cineclubista, de 86 anos, conta com uma vasta filmografia premiada mundialmente, fez parte do grupo que iniciou o movimento criador da atual FPCA, é o representante português na UNICA em Oestende, Bélgica e, ao longo dos anos, tem sido convidado como júri em dezenas de festivais internacionais de animação. Membro da Comissão Organizadora do CINANIMA por mais de 40 anos é ainda hoje consultor de programação deste festival. Atualmente, está a concluir uma curta-metragem de animação baseada no conto de Fialho de Almeida.
O CINANIMA e a sua equipa parabenizam o amigo Matos Barbosa pela distinção merecidamente atribuída!