Destaques

CINANIMA 2020 COM JÚRIS CONFIRMADOS PARA NOVEMBRO

CINANIMA 2020 COM JÚRIS CONFIRMADOS PARA NOVEMBRO

CINANIMA voltou a escolher, para a 44ª Edição deste festival (9 a 15 de novembro) um leque interdisciplinar de profissionais da animação e outras áreas para integrarem os principais núcleos de jurados deste certame, cuja Competição Internacional contará com três grupos: Júri de Curtas-metragens, Júri de Filmes de Estudante e Júri de Longas-metragens. Na Competição Nacional: Júri Prémio António Gaio – que distingue o melhor filme português a concurso – e o Prémio Jovem Cineasta Português, que se divide em duas sub-categorias: Filmes feitos por crianças e jovens até 18 anos e Filmes de jovens realizadores, com mais de 18  e até 30 anos.

Adiantam-se os nomes dos membros  de cada júri, acompanhados de curtas notas biográficas. O Júri Internacional de Curtas-metragens é composto por: Manuel Mozos (na qualidade de Presidente), Florence Miailhe e Jayne Pilling. Do Júri Internacional de Filmes de Estudante fazem parte Alexandre Siqueira, Marie Christine Courtès e Oscar de Santillana. Na Competição Internacional para as Longas-metragens estarão presentes Jordi Artigas, Louise Mercadier e Sandra Ramos. Na Competição Nacional, o mesmo júri, Bruno Caetano, Paulo Gomes e Vier Niev, visionará os filmes concorrentes ao Prémio António Gaio e ao Prémio Jovem Cineasta Português. Nos trabalhos do Júri de Seleção estiveram Jorge Campos, Paulo Barrosa e Regina Machado.

Avança-se ainda com um pouco do percurso dos membros do Júri Internacional, e ainda da sua colaboração extra, nesta 44ª edição do CINANIMA:

Curtas-metragens :

 

MANUEL MOZOS

Manuel Mozos, nasceu em Lisboa em 1959. Frequentou o Curso de Cinema de 1981 a 1984, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como montador, argumentista, anotador e assistente de realização. Colabora assiduamente com publicações, escolas, institutos, universidades, associações culturais e de cinema, cineclubes e festivais. Desde 2002 trabalha na Cinemateca Portuguesa como técnico superior no ANIM. Em 1989 realizou o seu primeiro filme “Um passo, outro passo e depois” (1989), vencedor de Melhor Filme Estrangeiro no Entrevues-Festival Internacional de Cinema de Belfort, em 1990.  Desde então, realizou mais de vinte filmes, entre ficção e documentário, curtas e longas-metragens. Manuel Mozos será o presidente do Júri Internacional de Curtas-metragens do CINANIMA 2020.

 

FLORENCE MIAILHE

Nascida em 1956, Florence Miailhe licenciou-se pela École Nationale des Arts Décoratifs, especialização em gravura. No início da sua carreira profissional trabalhou como designer de imprensa e apresenta exposições de desenhos e gravuras. Em 1991, realiza a sua primeira curta-metragem, Hammam, acabando por impor um estilo muito pessoal na área do cinema de animação. Nos seus filmes utiliza pintura, pastel ou areia, diretamente sob a câmara. Os seus trabalhos foram reconhecidos não só em França mas também a nível internacional. É-lhe entregue o César para a Melhor Curta-metragem em 2002 com Au Premier Dimanche D’Août, uma menção especial no Festival de Cannes, em 2006, com o filme Conte de Quartier. Em 2015, na 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy recebe o Cristal de Mérito pelo conjunto da sua obra. Enquanto professora, lecionou em várias escolas de animação: les Gobelins, ENSAD, la Poudrière. Paralelamente, continua a sua atividade de artista plástica. A maior parte dos filmes foram escritos em colaboração de Marie Desplechin. Florence Miailhe será palestrante de uma masterclasse online “La Tranversée, passo a passo”, que irá abordar o tema da pintura animada, do trabalho solitário e do trabalho em equipa como processos para a concretização da sua longa-metragem.

 

JAYNE PILLING

Depois de trabalhar em cinemas independentes, passou 11 anos no British Film Institute, tornando-se então diretora do Cardiff International Animation Festival (1993-1995). Posteriormente trabalhou no Reino Unido e internacionalmente como especialista em animação e historiadora, curadora de programas para festivais e museus e conferencista/ professora. Participou em mais de 40 júris de festivais internacionais. Fundadora / diretora do British Animation Awards, 1996-2018. Curadora, editora e distribuidora de mais de 20 coleções de DVDs de curtas-metragens de animação independente britânicas e internacionais. Lecionou no Royal College of Art de Londres, na Europa, nos EUA e na Ásia e foi bolsista de pesquisa em animação na Norwich School of the Arts, East Anglia University. Membro da Comissão de Seleção do Programa l’Abbaye Fontrevaud Animator in Residency, França, 2009-2016. Dirigiu a série de TV do Channel 4 sobre animação europeia. Simpósios internacionais com curadoria sobre as relações entre animação e outras formas de arte (Reino Unido, Itália, Portugal). Os livros incluem Animating the Inconscious: Desire & Sexuality in Animation2D & AlémUm Leitor em Estudos de AnimaçãoDesenhos Animados e Filmes; Mulheres e Animação: Um Compêndio. Esses livros estão no programa de estudos como leitura obrigatória em cursos universitários em todo o mundo e são regularmente citados em bibliografias de referência em livros de acadêmicos e alunos de doutoramento. Escreveu artigos para publicações em França, China, Itália, Taiwan, Áustria, Suíça, Espanha. Trabalha ainda como tradutora. Distinguida com o Prémio do Festival Internacional de Zagreb pela Contribuição para os Estudos de Animação, 2019.

 

Filmes de Estudante:

ALEXANDRE SIQUEIRA

Alexandre Siqueira (Rio de Janeiro,1980). Em 2000, co-realiza Sopa Fria, no âmbito  do curso de especialização de cinema de animação em volumes, em Lisboa. Desde então tem desenvolvido e colaborado em diversos projetos de curtas e longas-metragens, séries de animação e videoclipes. Em 2008, vai para a escola la Poudrière, em França, para se especializar em realização de filmes de animação. A sua curta-metragem de estudante intitulada «Viagem ao Campo de Girassóis» é bem acolhida em diversos festivais internacionais. A sua mais recente curta-metragem, Purpleboy, já recebeu diversas distinções, entre as quais a nomeação para os Annie Awards, o Grande Prémio no Animage, no Brasil e o Grande Prémio do Festival Anima, em Bruxelas. Actualmente, Alexandre vive em Lille (França). Dia 14 de novembro, às 16.00, Alexandre Siqueira dará uma masterclasse, cujo tema fundamenta-se na partilha de conhecimento sobre a realização de “Purpleboy”, sobre as suas diferentes fases de construção criativa e técnica, sobre as temáticas de identidade de género e da relação pessoal do autor com o contexto político-social tratado no filme.

 

MARIE CHRISTINE COURTÈS

Marie-Christine Courtès é argumentista e realizadora de documentários e curtas-metragens de animação. Depois de estudar Literatura e História, ela trabalhou durante anos como correspondente estrangeira no Vietname e no Cambodja.

A curta-metragem de animação de animação Sous tes doigts recebeu mais de 20 prémios em todo o mundo, incluindo o Prémio do Júri do New York International Children’s Festival em 2016. No mesmo ano Sous tes doigts também foi indicado para o Cesar e o Cartoon d’Or na categoria de melhor curta-metragem. Em 2017, foi indicada para o Oscar™ .

 

OSCAR DE SANTILLANA

Madrid, Espanha.

Académico, fã e promotor do cinema de animação, dedicou uma grande parte da sua carreira ao ensino do cinema de animação, tendo sido o criador de um novo modelo de ensino em Espanha. É conhecido pelos programas inovadores e cursos de especialização com profissionais da Pixar, Dreamworks, Disney e artistas independentes de reconhecido mérito.

 

Longas-metragens:

JORDI ARTIGAS

Catalão, historiador de cinema, desenhador, graphic designer (Escola EINA), técnico cinematográfico (EMAV), gestor cultural (Barcelona Activa). Desde os anos 70 que investiga e escreve sobre o pré-cinema, cinema de animação, desenho e cultura popular. Desde 1980: fundador, diretor e programador de festivais de cinema de animação e infantis, como Mostra de Cinema d’Animació, Filmoteca de Catalunya /ASIFA-C (1986-1989); CIEJ-Centre de Joves de la Fundació “La Caixa” (1988-1992); Anima Basauri, Ayuntamiento de Basauri, País Vasco (1993-1995); Festival Cinemàgic, agora Animac, Ayuntamiento de Lleida (1996). Organisou retrospetivas de cinema de animação catalão e espanhol e foi membro de júris internacionais nos festivais de Espinho (Portugal), Zagreb (Croácia), Sorrento (Itália), Bilbao (Espanha), Atenas (Grécia), entre outros. Publicou obras como Caricaturas de Franco; El Cine NIC, uma Joguina Histórica del Poble-sec; Francisco Macián. Els somnis d’un mag; Caricaturas franquísimas. Escreveu ainda textos para diverses enciclopédias e está prestes a publicar o livro El Cine NIC i altres joguines òptiques. Conta ainda com a publicaçao de vários textos e artigos na imprensa catalã, espanhola, francesa e italiana, tanto em papel como em versão digital. A primeira colaboração na imprensa digital foi em Web Negre (2010-2012) e, posteriormente, no diario cultural digital Núvol e Buduàr de San Remo (Itália). Cofundador, em 1985, da ASIFA Catalunha (Associação Internacional do Filme de Animação). Em 2020 funda a Associação Cultural Zoòtrop/ La Memòria dels Dibuixants em colaboração com Jordi Morraja e Enric Asensio. É, desde 2015, comissário de cinco exposições sobre a história do cinema de animação catalão. Desde 2009, fundador e coordenador do Cineclube del Cercle, do Reial Cercle Artístic de Barcelona. Membro da Federació Catalana de Cineclubs. Em março de 2020 recebeu o “Prémio Carreira” no Festival Animac de Lleida.

 

LOUISE MERCADIER

Louise Mercadier é uma realizadora autodidata. Licenciatura em Ciências Sociais. Realiza filmes de animação em stop-motion desde 2015. Em 2019, termina a realização do seu primeiro filme profissional, Sororelle, co-realizado com Frédéric Even e produzido para aPapy3d e pela JPL Films, apresentado na Competição Oficial do CINANIMA 2019. Dia 12 de novembro, às 10.00, Louise Mercadier apresenta a sua Masterclass aos alunos da ESAD. A palestrante falará sobre as novas abordagens da animação com marionetas, com base nos seus dois trabalhos “Métamorphose” e “Sororal”.

 

SANDRA RAMOS

Sandra Ramos nasce em Moçambique, 1974. Frequenta o curso de Animação de Volumes, com José Miguel Ribeiro, em 2000, e deixa para trás a formação em Design de Equipamento, Faculdade de Belas Artes.UL. Em 2001 ingressa na escola La Poudrière e realiza 3 curtas-metragens em nome individual (Flocons de Sable, En Son Brouille e Vers l’Igloo de la Mère-Grand) e uma coletiva (genérico do festival de Auch) e trabalha com alguns grandes nomes da animação mundial. Desde o regresso, realizou dois pequenos filmes profissionais (O Rato e Quiero Você) e co-realizou um (Compositio III). É professora e formadora em animação desde 2004, em instituições universitárias (Lusófona; ESAD das Caldas da Rainha; Faculdade Belas Artes da Universidade Lisboa), escolas (EPI; Ars Animación), festivais (CINANIMA e Monstra) e, recentemente, na Conferência Anual da Society for Animation Studies, Universidade Lusófona, 2019. Doutoranda em Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

____________________________________

É, de facto, notável o esforço que o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – tem vindo a fazer ao longo de 44 anos consecutivos, de forma a reunir um grupo de especialistas de renome nacional e internacional.

CINANIMA 2020 WITH JURIES ALREADY CONFIRMED FOR NOVEMBER

CINANIMA chose again, for the 44th Edition of this festival (9 to 15 November) an interdisciplinary range of animation professionals and other fields to take part of the main judges of this event, therefore the International Competition will have three groups: Short- films Jury, Student Films Jury and Feature Films Jury. In the National Competition: a Jury for the António Gaio Award – which distinguishes the best Portuguese film in the competition – and the Young Portuguese Director Award, which is divided into two sub-categories: Films made by children and youngesters up to 18 years old and Films by young directors, over 18 and up to 30 years.

The names of the members of each jury are forwarded, accompanied by some short biographical notes. In the International Short Film Jury there will be: Manuel Mozos (as President), Florence Miailhe and Jayne Pilling. The International Student Film Jury includes Alexandre Siqueira, Marie Christine Courtès and Oscar de Santillana. Jordi Artigas, Louise Mercadier and Sandra Ramos will be part of the International Competition for Feature Films. In the National Competition, the same jury, Bruno Caetano, Paulo Gomes and Vier Niev, will watch films competing for the António Gaio Award and the Portuguese Young Director Award. In the Selection Jury were Jorge Campos, Paulo Barrosa and Regina Machado.

Please bear in mind a little bit of the career of the members of the International Jury, and also of their extra collaboration, in this 44th edition of CINANIMA:

Short films:

MANUEL MOZOS

Manuel Mozos, was born in Lisbon in 1959. He attended the Cinema Course from 1981 to 1984, at the Escola Superior de Teatro e Cinema. He worked as editor, screenwriter, notetaker and assistant director. He collaborates, on a regular basis, with publications, schools, institutes, universities, cultural and film associations, film clubs and festivals. He’s been working at the Cinemateca Portuguesa as a senior technician at ANIM since 2002. In 1989 he made his first film, Um passo, outros passos e depois (1989), winner of Best Foreign Film at the Entrevues-Belfort International Film Festival, in 1990. Since then, he has made more than twenty films, fiction and documentaries, short and feature films, among which the feature films Quando Troveja (1999), Xavier (2002), 4 Copas (2002), Ramiro (2017), as well as the documentaries Lisboa no Cinema (1994), Cinema Português – Diálogos com João Bénard da Costa (1997), Ruínas (2009), João Bénard da Costa – Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei (2014) and Sophia na Primeira Pessoa (2019) and the short film A Glória de Fazer Cinema em Portugal (2015). Manuel Mozos will be the presidente of the international jury for short-films on this 44th Edition.

 

FLORENCE MIAILHE

Born in 1956, Florence Miailhe graduated from the École Nationale des Arts Décoratifs, specialisation in engraving. At the beginning of her professional career, Florence worked as a press designer and organised exhibitions of drawings and engravings. In 1991, she directs her first short film, Hammam, and sets a very personal style. Florence often uses paint, pastel or sand, directly under the camera. Her works have been recognised not only in France but also internationally. In 2002 she received the César for the Best Short Film with Au Premier Dimanche D’Août, in 2006 she receives a special mention at the Cannes Festival. In 2015, during the 39th edition of the International Animated Film Festival of Annecy, Florence is distinguished with the Crystal of Excelence for the whole of her work. She worked as a teacher at several animation schools such as: les Gobelins, ENSAD, la Poudrière. Simultaneously, she continued to work as a plastic artist. A large part of her films were written in collaboration with Marie Desplechin. Florence Miailhe will give na online masterclasse “La Tranversée, ste by step”, which will address the theme of animated painting, solitary work and team work as processes for the direction of his feature film.

 

 

 

JAYNE PILLING

After working in independent cinemas, spent 11 years at the British Film Institute, then became Director of the Cardiff International Animation Festival (1993-1995). Subsequently, she worked in the UK and internationally, as an animation specialist and historian, film curator for festivals and museums, and lecturer/teacher. Jayne has served on over 40 international festival juries. Founder/director of the British Animation Awards, 1996-2018. Curator, publisher and distributor of over 20 DVD collections of British and international independent animated shorts.

Has taught at the Royal College of Art, London, in Europe, the USA and Asia and was Animation Research Fellow at Norwich School of the Arts, East Anglia University. Member of the Commission de Selection, for the l’Abbaye Fontrevaud Animator in Residency Programme, France, 2009 -2016. Directed Channel 4 TV series about European animation. Curated international symposia on the relations between animation and other art forms (UK, Italy, Portugal). Books include Animating the Unconscious: Desire & Sexuality in Animation; 2D & Beyond; A Reader in Animation Studies; Cartoons & the Movies; Women & Animation: A Compendium. These books are on the syllabus as required reading on university courses around the world, and regularly cited in reference bibliographies in books by academics and PhD students. Has written articles for publications in France, China, Italy, Taiwan, Austria, Switzerland, Spain. Also works as a translator. Recipient of the Zagreb International Festival World Council’s Award for Contribution to Animation Studies, 2019.

 

Student films:

ALEXANDRE SIQUEIRA

Alexandre Siqueira (Rio de Janeiro, 1980). In 2000, he co-directs the film Sopa Fria within the context of the course “Specialisation in Volume Animation”, Lisbon. Since then he has been developing and collaborating with other projects: short and feature films, animation series and music videos. In 2008 he entered the school La Poudrière, France, to specialise in Direction of Animation Films. His student short film, Viagem ao Campo de Girassóis is well received in several international festivals. His most recent short film, Purpleboy has received numerous awards, namely the nomination for the Annie Awards, the Grand Prize at Animage, Brazil and the Grand Prize of the Anima Brussels Festival. He is currently living in Lille (France). On November 14, at 4 pm, Alexandre Siqueira will give a masterclass, whose theme is based on the sharing of knowledge about the realization of “Purpleboy”, about its different phases of creative and technical construction, about the themes of gender identity and of the author’s personal relationship with the political-social context treated in the film.

 

MARIE CHRISTINE COURTÈS

Marie-Christine Courtès is a screenwriter and a director for documentaries and animated short films. After studying Literature and History, she worked for years as a foreign correspondent in Vietnam and Cambodia.

Her animated short film Sous tes doigts received more than 20 prizes all around the world, including the Jury Prize of the New York International Children’s festival in 2016. The same year Sous tes doigts was also nominated for the Cesar and the Cartoon d’Or for the best European animated short film. In 2017 it was shortlisted for the Oscars.

 

OSCAR DE SANTILLANA

Madrid Spain. Academic, lover and promoter of Animation Cinema, he has dedicated most of his career to Animators Training, he has been the creator of a new teaching model in Spain. He is known for its innovative programs or specialized courses with professionals from Pixar, Dreamworks, Disney, or famous independent artists. In the animation diffusion he has actively collaborated with some European Festivals, participated in European forums focused on training and has given countless conferences in Schools and Universities in Spain and Mexico.

 

 

Feature films:

JORDI ARTIGAS

Catalan, film historian, draftsman, graphic designer (School EINA), film technician (EMAV), cultural manager (Barcelona Activa). Since the 70s, he has been researching and writing about pre-cinema, animation cinema, drawing and popular culture. Since 1980: founder, director and programmer of animation and children’s film festivals, such as Mostra de Cinema d’Animació, Filmoteca de Catalunya / ASIFA-C (1986-1989); CIEJ-Center de Joves de la Fundació “La Caixa” (1988-1992); Anima Basauri, Ayuntamiento de Basauri, País Vasco (1993-1995); Cinemàgic Festival, now Animac, Ayuntamiento de Lleida (1996). He organized retrospectives of Catalan and Spanish animation cinema and was a member of international juries at the festivals of Espinho (Portugal), Zagreb (Croatia), Sorrento (Italy), Bilbao (Spain), Athens (Greece), among others. He published works such as uma Joguina Histórica del Poble-sec; Francisco Macián. Els somnis d’un mag; Caricaturas franquísimas. He has also written texts for several encyclopedias and is about to publish the book El Cine NIC i altres joguines òptiques. Jordi Artigas also published several texts and articles in the Catalan, Spanish, French and Italian press, both in paper and in digital version. The first collaboration in the digital press was in Web Negre (2010-2012) and, later, in the digital cultural diary Núvol and Buduàr ​​de San Remo (Italy). Co-founder, in 1985, of ASIFA Catalunya (International Animation Film Association). In 2020 he founded the Zoòtrop / La Memòria dels Dibuixants Cultural Association in collaboration with Jordi Morraja and Enric Asensio. Since 2015, he has been the curator of five exhibitions on the history of Catalan animation cinema. Since 2009, founder and coordinator of the Cineclube del Cercle, of the Reial Cercle Artístic of Barcelona. Member of the Federació Catalana de Cineclubs. In March 2020 he received the “Career Award” at the Animac Festival in Lleida.

 

 

 

LOUISE MERCADIER

Louise Mercadier is a self-taught animated film director. She has a degree in social sciences and has been directing stop motion films since 2015. In 2019 she completes the direction of her first professional short film: Sororelle, co-directed with Frédéric Even, produced by Papy3d and JPL films and presented last year in the Official Competition at CINANIMA 2019. On November 12, at 10.00 a.m., Louise Mercadier presents her Masterclass to ESAD’s students. The speaker will talk about the new approaches to animation with puppets, based on her two works “Métamorphose” and “Sororal”.

 

SANDRA RAMOS

Sandra Ramos, born in 1974, Mozambique. After completing her first animation course (Volumes) with José Miguel Ribeiro, in 2000, she abandons the Course of Equipment Design, which she’d majored in at the Fine Arts Faculty, Lisbon University. In 2001, she’s admitted at La Poudrière school of animation where she directs three short films (Sand Flakes, Soundfusion and To Grandma’s Igloo) and a collective festival intro (Auch 2003) and works with some of the major animation masters of our times. Back in Portugal, she directed The Mouse and Quiero Você, two short films and co-directed Compositio III. Teacher and trainer since 2004, at higher education institutions (Lusófona; ESAD-Caldas da Rainha; Fine Arts Faculty, Lisbon University), schools (EPI; Ars Animación), festivals (CINANIMA, Monstra) and at different occasions and events, like the Society for Animation Studies Annual Conference, Lisbon, 2019. Phd candidate in Drawing (moving/animated drawing), Faculty of Fine Arts, Lisbon University.

 

________________________________________

In fact, the effort that CINANIMA – International Animation Film Festival of Espinho – has been making for 44 consecutive years, in order to gather a group of renowned national and international specialists, is truly remarkable.