O CINANIMA voltou a escolher, para a 44ª Edição deste festival (9 a 15 de novembro) um leque interdisciplinar de profissionais da animação e outras áreas para integrarem os principais núcleos de jurados deste certame, cuja Competição Internacional contará com três grupos: Júri de Curtas-metragens, Júri de Filmes de Estudante e Júri de Longas-metragens. Na Competição Nacional: Júri Prémio António Gaio – que distingue o melhor filme português a concurso – e o Prémio Jovem Cineasta Português, que se divide em duas sub-categorias: Filmes feitos por crianças e jovens até 18 anos e Filmes de jovens realizadores, com mais de 18 e até 30 anos.
Adiantam-se os nomes dos membros de cada júri, acompanhados de curtas notas biográficas. O Júri Internacional de Curtas-metragens é composto por: Manuel Mozos (na qualidade de Presidente), Florence Miailhe e Jayne Pilling. Do Júri Internacional de Filmes de Estudante fazem parte Alexandre Siqueira, Marie Christine Courtès e Oscar de Santillana. Na Competição Internacional para as Longas-metragens estarão presentes Jordi Artigas, Louise Mercadier e Sandra Ramos. Na Competição Nacional, o mesmo júri, Bruno Caetano, Paulo Gomes e Vier Niev, visionará os filmes concorrentes ao Prémio António Gaio e ao Prémio Jovem Cineasta Português. Nos trabalhos do Júri de Seleção estiveram Jorge Campos, Paulo Barrosa e Regina Machado.
Avança-se ainda com um pouco do percurso dos membros do Júri Internacional, e ainda da sua colaboração extra, nesta 44ª edição do CINANIMA:
Curtas-metragens :
MANUEL MOZOS
Manuel Mozos, nasceu em Lisboa em 1959. Frequentou o Curso de Cinema de 1981 a 1984, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como montador, argumentista, anotador e assistente de realização. Colabora assiduamente com publicações, escolas, institutos, universidades, associações culturais e de cinema, cineclubes e festivais. Desde 2002 trabalha na Cinemateca Portuguesa como técnico superior no ANIM. Em 1989 realizou o seu primeiro filme “Um passo, outro passo e depois” (1989), vencedor de Melhor Filme Estrangeiro no Entrevues-Festival Internacional de Cinema de Belfort, em 1990. Desde então, realizou mais de vinte filmes, entre ficção e documentário, curtas e longas-metragens. Manuel Mozos será o presidente do Júri Internacional de Curtas-metragens do CINANIMA 2020.
FLORENCE MIAILHE
Nascida em 1956, Florence Miailhe licenciou-se pela École Nationale des Arts Décoratifs, especialização em gravura. No início da sua carreira profissional trabalhou como designer de imprensa e apresenta exposições de desenhos e gravuras. Em 1991, realiza a sua primeira curta-metragem, Hammam, acabando por impor um estilo muito pessoal na área do cinema de animação. Nos seus filmes utiliza pintura, pastel ou areia, diretamente sob a câmara. Os seus trabalhos foram reconhecidos não só em França mas também a nível internacional. É-lhe entregue o César para a Melhor Curta-metragem em 2002 com Au Premier Dimanche D’Août, uma menção especial no Festival de Cannes, em 2006, com o filme Conte de Quartier. Em 2015, na 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy recebe o Cristal de Mérito pelo conjunto da sua obra. Enquanto professora, lecionou em várias escolas de animação: les Gobelins, ENSAD, la Poudrière. Paralelamente, continua a sua atividade de artista plástica. A maior parte dos filmes foram escritos em colaboração de Marie Desplechin. Florence Miailhe será palestrante de uma masterclasse online “La Tranversée, passo a passo”, que irá abordar o tema da pintura animada, do trabalho solitário e do trabalho em equipa como processos para a concretização da sua longa-metragem.
JAYNE PILLING
Depois de trabalhar em cinemas independentes, passou 11 anos no British Film Institute, tornando-se então diretora do Cardiff International Animation Festival (1993-1995). Posteriormente trabalhou no Reino Unido e internacionalmente como especialista em animação e historiadora, curadora de programas para festivais e museus e conferencista/ professora. Participou em mais de 40 júris de festivais internacionais. Fundadora / diretora do British Animation Awards, 1996-2018. Curadora, editora e distribuidora de mais de 20 coleções de DVDs de curtas-metragens de animação independente britânicas e internacionais. Lecionou no Royal College of Art de Londres, na Europa, nos EUA e na Ásia e foi bolsista de pesquisa em animação na Norwich School of the Arts, East Anglia University. Membro da Comissão de Seleção do Programa l’Abbaye Fontrevaud Animator in Residency, França, 2009-2016. Dirigiu a série de TV do Channel 4 sobre animação europeia. Simpósios internacionais com curadoria sobre as relações entre animação e outras formas de arte (Reino Unido, Itália, Portugal). Os livros incluem Animating the Inconscious: Desire & Sexuality in Animation; 2D & Além; Um Leitor em Estudos de Animação; Desenhos Animados e Filmes; Mulheres e Animação: Um Compêndio. Esses livros estão no programa de estudos como leitura obrigatória em cursos universitários em todo o mundo e são regularmente citados em bibliografias de referência em livros de acadêmicos e alunos de doutoramento. Escreveu artigos para publicações em França, China, Itália, Taiwan, Áustria, Suíça, Espanha. Trabalha ainda como tradutora. Distinguida com o Prémio do Festival Internacional de Zagreb pela Contribuição para os Estudos de Animação, 2019.
Filmes de Estudante:
ALEXANDRE SIQUEIRA
Alexandre Siqueira (Rio de Janeiro,1980). Em 2000, co-realiza Sopa Fria, no âmbito do curso de especialização de cinema de animação em volumes, em Lisboa. Desde então tem desenvolvido e colaborado em diversos projetos de curtas e longas-metragens, séries de animação e videoclipes. Em 2008, vai para a escola la Poudrière, em França, para se especializar em realização de filmes de animação. A sua curta-metragem de estudante intitulada «Viagem ao Campo de Girassóis» é bem acolhida em diversos festivais internacionais. A sua mais recente curta-metragem, Purpleboy, já recebeu diversas distinções, entre as quais a nomeação para os Annie Awards, o Grande Prémio no Animage, no Brasil e o Grande Prémio do Festival Anima, em Bruxelas. Actualmente, Alexandre vive em Lille (França). Dia 14 de novembro, às 16.00, Alexandre Siqueira dará uma masterclasse, cujo tema fundamenta-se na partilha de conhecimento sobre a realização de “Purpleboy”, sobre as suas diferentes fases de construção criativa e técnica, sobre as temáticas de identidade de género e da relação pessoal do autor com o contexto político-social tratado no filme.
MARIE CHRISTINE COURTÈS
Marie-Christine Courtès é argumentista e realizadora de documentários e curtas-metragens de animação. Depois de estudar Literatura e História, ela trabalhou durante anos como correspondente estrangeira no Vietname e no Cambodja.
A curta-metragem de animação de animação Sous tes doigts recebeu mais de 20 prémios em todo o mundo, incluindo o Prémio do Júri do New York International Children’s Festival em 2016. No mesmo ano Sous tes doigts também foi indicado para o Cesar e o Cartoon d’Or na categoria de melhor curta-metragem. Em 2017, foi indicada para o Oscar™ .
OSCAR DE SANTILLANA
Madrid, Espanha.
Académico, fã e promotor do cinema de animação, dedicou uma grande parte da sua carreira ao ensino do cinema de animação, tendo sido o criador de um novo modelo de ensino em Espanha. É conhecido pelos programas inovadores e cursos de especialização com profissionais da Pixar, Dreamworks, Disney e artistas independentes de reconhecido mérito.
Longas-metragens:
JORDI ARTIGAS
Catalão, historiador de cinema, desenhador, graphic designer (Escola EINA), técnico cinematográfico (EMAV), gestor cultural (Barcelona Activa). Desde os anos 70 que investiga e escreve sobre o pré-cinema, cinema de animação, desenho e cultura popular. Desde 1980: fundador, diretor e programador de festivais de cinema de animação e infantis, como Mostra de Cinema d’Animació, Filmoteca de Catalunya /ASIFA-C (1986-1989); CIEJ-Centre de Joves de la Fundació “La Caixa” (1988-1992); Anima Basauri, Ayuntamiento de Basauri, País Vasco (1993-1995); Festival Cinemàgic, agora Animac, Ayuntamiento de Lleida (1996). Organisou retrospetivas de cinema de animação catalão e espanhol e foi membro de júris internacionais nos festivais de Espinho (Portugal), Zagreb (Croácia), Sorrento (Itália), Bilbao (Espanha), Atenas (Grécia), entre outros. Publicou obras como Caricaturas de Franco; El Cine NIC, uma Joguina Histórica del Poble-sec; Francisco Macián. Els somnis d’un mag; Caricaturas franquísimas. Escreveu ainda textos para diverses enciclopédias e está prestes a publicar o livro El Cine NIC i altres joguines òptiques. Conta ainda com a publicaçao de vários textos e artigos na imprensa catalã, espanhola, francesa e italiana, tanto em papel como em versão digital. A primeira colaboração na imprensa digital foi em Web Negre (2010-2012) e, posteriormente, no diario cultural digital Núvol e Buduàr de San Remo (Itália). Cofundador, em 1985, da ASIFA Catalunha (Associação Internacional do Filme de Animação). Em 2020 funda a Associação Cultural Zoòtrop/ La Memòria dels Dibuixants em colaboração com Jordi Morraja e Enric Asensio. É, desde 2015, comissário de cinco exposições sobre a história do cinema de animação catalão. Desde 2009, fundador e coordenador do Cineclube del Cercle, do Reial Cercle Artístic de Barcelona. Membro da Federació Catalana de Cineclubs. Em março de 2020 recebeu o “Prémio Carreira” no Festival Animac de Lleida.
LOUISE MERCADIER
Louise Mercadier é uma realizadora autodidata. Licenciatura em Ciências Sociais. Realiza filmes de animação em stop-motion desde 2015. Em 2019, termina a realização do seu primeiro filme profissional, Sororelle, co-realizado com Frédéric Even e produzido para aPapy3d e pela JPL Films, apresentado na Competição Oficial do CINANIMA 2019. Dia 12 de novembro, às 10.00, Louise Mercadier apresenta a sua Masterclass aos alunos da ESAD. A palestrante falará sobre as novas abordagens da animação com marionetas, com base nos seus dois trabalhos “Métamorphose” e “Sororal”.
SANDRA RAMOS
Sandra Ramos nasce em Moçambique, 1974. Frequenta o curso de Animação de Volumes, com José Miguel Ribeiro, em 2000, e deixa para trás a formação em Design de Equipamento, Faculdade de Belas Artes.UL. Em 2001 ingressa na escola La Poudrière e realiza 3 curtas-metragens em nome individual (Flocons de Sable, En Son Brouille e Vers l’Igloo de la Mère-Grand) e uma coletiva (genérico do festival de Auch) e trabalha com alguns grandes nomes da animação mundial. Desde o regresso, realizou dois pequenos filmes profissionais (O Rato e Quiero Você) e co-realizou um (Compositio III). É professora e formadora em animação desde 2004, em instituições universitárias (Lusófona; ESAD das Caldas da Rainha; Faculdade Belas Artes da Universidade Lisboa), escolas (EPI; Ars Animación), festivais (CINANIMA e Monstra) e, recentemente, na Conferência Anual da Society for Animation Studies, Universidade Lusófona, 2019. Doutoranda em Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
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É, de facto, notável o esforço que o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – tem vindo a fazer ao longo de 44 anos consecutivos, de forma a reunir um grupo de especialistas de renome nacional e internacional.