CINANIMA Convida

Wiola Sowa

Do filme de animação ao XR
Maus Hábitos | 15 novembro 2023 | 21h00

Maus habitos logo
Saco Azul logo

A principal área da minha atividade artística é a animação, especialmente o filme de animação. Mas nos últimos anos tenho feito uma série de trabalhos que são o resultado das minhas experiências com desenho gerado estereoscópico, realidade aumentada e realidade virtual.

A animação clássica e digital sempre foi para mim uma espécie de ferramenta, que me permite seguir em diferentes direcções. O mais interessante aconteceu nas fronteiras das media arts, na vasta área da experimentação.

Biografia: Realizadora de filmes de animação. Estudou na Academia de Belas Artes de Cracóvia e na Escola de Cinema de Łódź (Doutoramento). Duas vezes vencedora da Bolsa de Estudo do Ministro da Cultura e do Património Nacional; recebeu Bolsas de Estudo da Cidade de Cracóvia e do Goethe-Institut. Académica no Instituto de Arte e Design da Universidade Pedagógica de Cracóvia. Os seus filmes foram exibidos e premiados em vários festivais, nomeadamente na National Gallery of Art Washington D.C., na Kosciuszko Foundation em Nova Iorque, no Barbican Centre em Londres, no Centre Pompidou em Paris, no Festival de Animação de Hiroshima no Japão e no Festival Internacional de Animação de Annecy em França.

Filmes Exibidos:

Refrains (00:013:00: 2007)

Produção: Stowarzyszenie Twórców Filmów Animowanych Eksperymental-nych i Wideo “Studio A”, Wytwórnia Filmów Dokumentalnych i Fabularnych, Telewizja Polska
Argumento e realização: Wiola Sowa
Conceção visual, composição e edição: Wiola Sowa
Animação e pintura: Wiola Sowa, Anna Pregler, Marta Pajek, Marek Pieniążek, Maria Görlich, Przemysław Świda
Música: Leszek Możdżer
Design de som: Barbara Okoń-Makowska, Maciej Jabłoński, Irena Husar

Refrains é um retrato emocional de três mulheres que partilham laços e experiências comuns. As memórias que as acompanham criam uma trama de sentimentos e emoções ocultas que se repetem como um coro. Quando a mais jovem das mulheres está à beira da maturidade, o passado regressa com uma carta deixada pela sua avó. As imagens poéticas do filme, o diálogo onomatopaico e a camada musical pungente criam uma imagem cinematográfica expressiva e sofisticada.
O projeto do filme foi realizado no âmbito da Bolsa de Estudo Criativa da Cidade de Cracóvia em 2005.
O filme recebeu vinte e um prémios em festivais internacionais de cinema, incluindo: Melhor Curta-metragem no Polish Film Festival em Nova Iorque em 2009, Prix de La Creation Musicale no festival Premiers Plans Angers em França em 2009, SILVER DRAGON, SILVER HOBBY-HORSE e AWARD FIPRESCI no 48º Krakow Film Festival em 2008, Grand Prix no Banja Luka 1st International Festival of Animated Films na Bósnia e Herzegovina em 2008, o Prémio Principal para o melhor filme de animação no International Festival of Young Filmmakers CineFest em Miskolc em 2008.

 

XOXO hugs nad kisses (00:14:00: 2016)

Produção: Sowa Film Robert Sowa Film Production
Argumento, e realização: Wiola Sowa
Conceção visual, composição, edição: Wiola Sowa
Música: Jan Pilch
Referências cinematográficas: Marcin Koszałka
Coreografia: Janusz Skubaczkowski
Animação: Wiola Sowa, Maria Görlich-Opyd, Milena Molenda, Anna Pregler,
Design de som: Michał Fojcik

A premissa artística básica do filme era analisar os mecanismos que determinam as reacções em relação aos parceiros. O jogo sensual jogado pelas personagens revela diferentes aspectos do fascínio corporal entre elas. No filme, justapus três personagens: duas mulheres e um homem. Ao colocá-los em configurações mútuas, sugiro vários tipos de parcerias. Foram atribuídos três tipos de sensualidade às personagens do filme: a sensualidade ingénua, a sensualidade consciente e a sensualidade privilegiada. A heroína, que representa a sensualidade ingénua, provoca situações com o seu comportamento sem prever as consequências. Procura e experimenta, guiada pela intuição. A segunda heroína é uma mulher madura, consciente da sua feminilidade e da sua sensualidade. Conhece as regras do jogo e joga com elas, divertindo-se. O homem representa a sensualidade privilegiada. Em qualquer situação, o seu aparecimento faz com que as mulheres se submetam, quer voluntariamente, quer devido a uma forma de violência. Mas a relação das próprias mulheres também não está isenta do desejo de dominação.

 

Prémios:

Prémio do Júri Internacional – 17º Festival Internacional de Animação de Hiroshima, Japão, 2018

Menção especial do júri – Festival Internacional de Cinema de Animação Animateka, Słowenia, 2017.

 

Exibido em: Animated Spirits Festival, Nova Iorque, EUA, 2018; Festival de Cinema de Animação GLAS, Berkeley, EUA, 2018; 17º Festival Internacional de Cinema de Odense, Dinamarca, 2017; Festival Internacional de Cinema Tmobile Nowe Horyzonty, Wrocław, Polónia, 2017 ; Galeria Nacional de Arte de Washington D.C., EUA, 2017; Festival Mundial de Cinema de Animação Animafest, Zagreb, Croácia, 2017.