Destaques

CINANIMA e UP renovam parceria e junta-se à UTAD

É com enorme prazer que o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho anuncia, na sua 39ª Edição, a renovação da parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, perante o sucesso absoluto da exibição dos vários programas em 2014, no âmbito do Pré-Festival. A mesma iniciativa terá caráter de estreia com a parceria com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Em 2015 contamos com a presença de toda a comunidade universitária, num conjunto de quatro sessões, que serão um excelente “aperitivo” do nosso festival. Este ciclo tem início com os filmes Premiados no CINANIMA 2014, que é habitualmente um programa de excelência, com obras de variadas técnicas e oriundas de diferentes países. Deste modo, o Festival acredita que a seleção que o Júri Internacional dita é absolutamente criteriosa e de tal forma preponderante, que permite ao vencedor do Grande Prémio o acesso imediato à lista dos candidatos ao Oscar para a Melhor Curta-Metragem de Animação.

O Cartoon D’Or, e uma vez que falamos em atribuição de prémios, é o galardão conferido à melhor curta-metragem de animação, de produção Europeia. Naturalmente, este conjunto de filmes reúne as melhores obras europeias de 2015.

No que diz respeito ao Anima Mundi – conceituado festival de cinema de animação brasileiro – que decorre no Rio de Janeiro e em S. Paulo, oferece-nos a possibilidade de vermos as melhores e mais actuais obras desse país. Situação esta que também acontece com a última sessão deste ciclo – Programa National Film and Television School, do Reino Unido – que contempla filmes, que por razões óbvias de grande produção cinematográfica, são um marco na animação contemporânea.

O programa pode ser consultado aqui.

O CINANIMA 2015 terá lugar de 9 a 15 de novembro, com um programa recheado de qualidade e de versatilidade, com o Programa Competitivo, Retrospectivas, Masterclases, Workshops e Exposições que não poderá perder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.