CINANIMA junta-se ao Canal180 para a exibição do ‘Showcase CINANIMA’

O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – junta-se ao Canal 180 para a exibição do ‘Showcase CINANIMA’.
Durante o mês de julho, todos os domingos, às 18h e com repetição às 23h, não irás precisar de sair do sofá para chegar ao CINANIMA. Ao todo são 15 curtas-metragens, que se destacaram na categoria do Prémio Jovem Cineasta Português, que poderás ver.
Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos de promoção do Cinema de Animação destacando o trabalho de excelência que tem sido desenvolvido pelos enormes talentos emergentes. Eis a lista das curtas-metragens que poderás assistir:
SANTUÁRIO (Portugal, 2020)
Sinopse: Um menino viaja pelo deserto com a sua prancha e uma boneca. Numa corrida contra o tempo, ele tenta extrair das estátuas que o rodeiam uma essência misteriosa. Ao longe, outro personagem observa a sua demanda frenética.
Realização: Hugo Santos, Pedro Bilé, Diogo Costa, Tyffany Reis
Produção: Tyffany Reis, Pedro Bilé, Diogo Samuel, Hugo Santos – Instituto Politécnico de Portalegre
KUMARU (Portugal, 2022)
Sinopse: Kumaru é um ser curioso. Ele caça pirilampos para iluminar o caminho através da escuridão, que é a única iluminação que ele conhece. Algo diferente vai chamar a sua atenção.
Realização: Bruno Maravilha, Patrícia Santos, Tânia Teixeira
Produção: Lusófona Filmes
RUA DO CANEIRO (Portugal, 2022)
Sinopse: Caneiro é uma rua esquecida. Mas mais do que isso, é um lugar mágico de festividade e comunidade. É uma memória guardada no coração de quem lá viveu que fica eternizada nesta animada carta de amor a um avô.
Realização: Leonor Faria Henriques
Produção: Leonor Faria Henriques
JOURNEY (Portugal, 2021)
Sinopse: Uma jornada musical dançada por lugares e cores de uma vida em constante mudança.
Realização: Sarah Dias
Produção: Lusófona Filmes
INTROSPEÇÃO DA MENTE (Portugal, 2020)
Sinopse: Eu, a personagem principal da animação, sinto-me constantemente apática e introspetiva. Até que algo novo entra na minha vida, trazendo uma nova perspetiva e cor.
Realização: Inês Charana Durão
Produção: Inês Charana Durão
DUO (Portugal, 2022)
Sinopse: Uma narrativa animada direta, uma viagem dentro da mente, um pensamento, uma ideia. Visualizar o que do lado de fora parece apenas alguns segundos. Tranquilidade versus caos. A autoindulgência de uma personagem em transe com o seu subconsciente.
Realização: João Levezinho
Produção: João Levezinho
RISING IN A SPIRAL (Portugal, 2021)
Sinopse: Uma jornada que nos faz questionar o que está a acontecer com o nosso planeta e o que ainda podemos fazer por ele.
Realização: Débora Mendes, Elmano Diogo
Produção: Steven Malliet, Débora Mendes, Elmano Diogo
WALKTHROUGH (Reino Unido, Portugal, 2020)
Sinopse: Walkthrough é um making-of com uma narrativa. Quando uma marioneta tem um acidente antes de ser terminada, é preciso fazer alguns ajustes.
Realização: Sofia Salt
Produção: Bristol School of Animation
SELVA (Portugal, 2022)
Sinopse: Uma menina acorda com uma crise existencial matinal. O mundo físico que a rodeia é distorcido pelas suas lutas internas e está a ficar cada vez mais cheio de animais fantasmagóricos. Este é um filme sobre o mundo interior de um artista, cuja mente pode ficar muito barulhenta, perigosa e cheia de pensamentos. Uma mente que pode ser pensada como uma selva.
Realização: Leonor Calaça
Produção: Leonor Calaça
OUROBOROS (Portugal, 2021)
Sinopse: Aprisionado num ciclo sem fim, Ouro tenta fugir ao desconforto. A sua única companhia: ele próprio.
Realização: Alexandre Marques, João Costa, João Figueiredo
Produção: Alexandre Marques, João Costa, João Figueiredo
A MAIOR GAIOLA DO MUNDO (Portugal, 2022)
Sinopse: Um pássaro espia a dor do mundo, silenciado pela esfera em que se confina. Fruto da essência da liberdade, mas sem posse dela, o par de asas conforta-se nas sombras que dançam entre o ciclo da vida. Depois de um debate tentador com o seu próprio reflexo, o pássaro conquista os céus, julgando-se finalmente livre. Mas essa liberdade será gratuita? Ou uma gaiola ainda maior…
Realização: Marta Ribeiro, Catarina Colaço
Produção: Marta Ribeiro, Catarina Colaço
O BÚZIO (Portugal, 2021)
Sinopse: “O Búzio” é uma adaptação do conto “Homero” de Sophia de Mello Breyner Andersen, que narra uma breve memória de infância da autora e tem como personagem central um velho errante e enlouquecido que parecia pedir esmolas em tardes de verão, numa aldeia junto à praia. Búzio é um ser livre, que vive afastado do mundo dos homens e em comunhão com a natureza.
Realização: Aurora Mascarenhas Fernandes
Produção: Aurora Mascarenhas Fernandes, ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design
ÍMPAR (Portugal, 2021)
Sinopse: Numa realidade em que o objetivo comum é encontrar a liberdade individual, vive um homem peculiar que ainda não concretizou esse desejo. Ele sente-se aprisionado apesar de voar ser a sua maior ambição.
Realização: Laura Equi, Laura Pires, Marta Ribeiro
Produção: Laura Equi, Laura Pires, Marta Ribeiro
CASA 52 (Portugal, 2020)
Sinopse: Com um visual cru e plástico, esta curta-metragem animada em 2D documenta a infância de Maria e a sua luta para sobreviver à pobreza existente no Bairro Piscatório de Espinho durante as décadas de 1950/1960
Realização: Helena Bernardes, Margarida Rocha
Produção: Helena Bernardes, Margarida Rocha
FIRE EMBRACE (Portugal, 2022)
Sinopse: António é um pastor de almas que vive numa Pequena ilha deserta no meio do Atlântico. O seu trabalho é abençoar as almas dos mortos. Um dia, ele depara-se com uma alma estranha que mostra uma cor diferente…
Realização: Augusto Rocha
Produção: Augusto Rocha