O coordenador da Comissão Artística e de Programação do CINANIMA, Johnny Marques, esteve presente no Encontro Luso-Galaico de Festivais Audiovisuais, em Pontevedra, que se realizou nos dias 17 e 18 de junho.
Johnny Marques interveio na sessão, de 18 de junho, subordinada ao tema “A diversidade editorial”, ao apontar a necessidade de ajudar e instruir cada vez mais o público. “Se os públicos forem expostos a obras diferentes, desafiantes e reflexivas, poderão desenvolver o seu sentido crítico e mostrar interesse por produtos mais intrigantes e num estilo diferenciador” – disse o coordenador da Comissão Artística e de Programação do CINANIMA.
A conversa foi moderada por Severiano Casalderrey, programador de festivais e subdiretor do FICBUEU (Festival Internacional de Cinema de Bueu) e contou com as participações de Dario Oliveira, diretor do PORTO/POST/DOC Film & Media Festival; Nuno Rodrigues, diretor do Curtas Vila do Conde; Alfonso Pato, diretor do Festival de Cans e da diretora de programação do Festival Primavera do Cine em Vigo: Festival de Cine Galego e Lusófono, Ana Gontad.
A iniciativa teve como principais objetivos estimular as relações entre as administrações luso-galaicas e conhecer as estruturas, funções e competências das mesmas. Também a promoção da interação entre os agentes dos vários espectros de ambos os territórios, a partilha de experiências, o contraste de modelos de gestão e desenvolvimento cultural no meio do audiovisual, a análise da conjuntura dos festivais de cinema na esfera cultural local e territorial, o debate sobre o futuro dos mesmos, assim como o seu papel e do espectador na sociedade no período pós-pandemia, foram outros dos tópicos abordados.