
“CINANIMA vai às Escolas” é um programa da 47ª Edição do Festival, cujo objetivo é levar a todos os alunos de Portugal e PALOP programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção, maioritariamente, europeia.
Melhorar a literacia fílmica das crianças e jovens faz parte da missão do CINANIMA e passa, entre outros, pela curadoria de programas de filmes a exibir nas escolas, realizada pela equipa do Serviço Educativo.
Esta iniciativa oferece, gratuitamente, seis programas de filmes de curta-metragem – dois para cada nível de ensino – cada um adequado ao respetivo nível de ensino (Pré e 1º ciclo, 2º e 3º ciclo e Secundário), permitindo assim o visionamento gratuito de mais de meia centena de filmes. Estes programas têm, cada um, um conjunto de cerca de uma dezena de filmes, dos quais poderá ser escolhido para assistir o programa A, ou o B (ou os dois). Além disso, é também enviado um documento de apoio ao Professor para cada nível de ensino.
Consulte os documentos e junte-se ao CINANIMA.
Para mais informações contacte-nos através do email servicoeducativo@cinanima.pt
Sabe mais:
No nosso site cinanima.pt, na secção do serviço educativo, pode encontrar toda a informação que necessita como o link para o formulário de inscrição, os programas dos filmes e sinopses dividido por nível de ensino, o regulamento e o link do formulário de relatório final. Se tiver alguma dúvida ou queira dar alguma feedback, pode contactar connosco através do email servicoeducativo@cinanima.pt.
O CINANIMA oferece seis programas, 2 para cada nível de ensino (3 níveis: pré e 1º ciclo, 2º e 3º ciclo, secundário), cada um com um conjunto de cerca de uma dezena de filmes de curta-metragem, dos quais pode escolher assistir o programa A ou o B (ou os dois). Não há nenhuma característica diferenciadora de um para outro. No momento da inscrição apenas terá de escolher o nível de ensino que pretende receber.
1. Alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Programa A – duração: 48m
Programa B – duração: 48m
2. Alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico
Programa A – duração: 55m
Programa B – duração: 50m
3. Alunos do Ensino Secundário
Programa A – duração: 1h16m
Programa B – duração: 1h16m
Quero que as várias escolas do agrupamento recebam os filmes de animação. Preciso de fazer uma inscrição para cada escola ou só o agrupamento?
Pode fazer apenas uma inscrição pelo agrupamento, identificar no formulário de inscrição quais são as escolas que têm interesse e selecionar os vários níveis de ensino pretendidos. Fica a cargo do professor responsável pela inscrição, receber os links dos filmes e enviar às escolas interessadas do seu agrupamento para terem o respetivo acesso.
Este ano simplificámos o processo de preenchimento da declaração necessária de exibição dos filmes. No formulário de inscrição, irá encontrar um campo de preenchimento obrigatório para esse efeito.
Após efetuada a inscrição, até 10 de novembro, receberá no dia 9/10 de novembro os links e a palavra-passe de acesso aos filmes na plataforma MyAirBridge para aceder de 13 a 18 de novembro.
A 19 de novembro será enviado um segundo link de adesão aos vários programas de filmes, que ficarão disponíveis de 20 a 24 de novembro.
Testemunhos do CINANIMA vai às Escolas
“Alguns alunos, esta semana, perguntaram se não podiam ver outros filmes que não foram alvo de visualização na semana anterior. Isso diz algo sobre a maneira como a ação tocou a maioria dos alunos. Da minha parte, recordei as palavras de Vasco Granja: "Os meus amiguinhos têm aqui um filmezinho…" e foi um deleite poder apreciar algumas das obras e abordar, de modo lúdico, mas relevante, diferentes assuntos com os alunos. Grato pela oportunidade e contem connosco para outras sessões do género.”

“Foi a primeira vez que participámos neste programa e adorámos! Os filmes eram bastante apelativos e ricos, quer ao nível visual, como sonoro e abordavam diferentes temáticas atuais e interessantes. Muito obrigada e aguardamos pelo próximo evento!”

"É com a maior satisfação que informo que neste ano conseguimos com que, virtualmente, todos os alunos do agrupamento assistissem, em cine-teatro, a pelo menos um dos programas do CINANIMA. A magia do cinema de animação, a criteriosa seleção dos programas, e a pertinência e atualidade das temáticas abordadas explicam o retumbante sucesso desta atividade que está a tornar-se um dos pontos altos das atividades do agrupamento."

Programas:
PROGRAMA ESCOLAS - Pré e 1º ciclo
1. Poça (Pond)
Um cardume de arenques, adotando formações fantásticas, percorre o vasto oceano. Quando as gaivotas atacam subitamente, um pequeno arenque fica encalhado numa poça de maré. Enquanto procura desesperadamente uma saída, descobre muitas outras criaturas marinhas. E agora não há tempo para ter medo: só unindo forças é que eles podem ter esperança de se defenderem da gaivota esfomeada.
Realização: Lena von Döhren, Eva Rust
Produção. Production Catpics production
Suiça
08:30:00 | 2023 ! Computador 2D
2. GUARDIÃO
Cricket é um cavalo selvagem que se agarra desesperadamente aos seus últimos vestígios de vida. Quando um espírito misterioso o visita no seu último lugar de descanso, Cricket tem de se deixar levar pela aceitação, para que possa finalmente seguir em frente.
Realização: Levi Pugh
Produção: Scott McCann
Argumento: Scott Mccann; Levi Pugh
Música: Alexis Bennett
Reino Unido
0:03:51 | 2023 | Cor
Computador 2D
3. MIRTILO (BLUEBERRY)
Um rapaz determinado e prático muda de ideias quando a sua comida preferida ganha vida.
Realização: Stephanie Glover
Produção: Stephanie Glover
Argumento: Stephanie Glover
Estados Unidos da América
0:05:00 | 2023 | Cor
Computador 2D
4. OS BEBÉS E O URSO – VERÃO
Os Bebés e o Urso é uma série de animação para crianças (2+). Dois bebés (irmão e irmã) e o seu amigo, o ursinho de peluche, levam os espetadores para um mundo imaginário de cores e formas. Vemo-los dar os seus primeiros passos, por vezes literalmente, na construção do seu próprio mundo e nas suas relações com outras pessoas e objectos materiais. Devido à ausência de diálogos, o humor situacional ganha destaque. Neste episódio, as crianças estão cansadas do calor e o urso leva-as para o mar. Lá aprendem a respeitar a natureza e a sentir empatia.
Realização: Maja GarmulewiczProdução: KazStudio
Argumento: Joanna Jasińska-Koronkiewicz
Polónia
0:03:28 | 2023 | Cor
Fantoches, Fotos
5. FRIDA NO CÉU (FRIDA IN THE SKY)
Frida, um prodígio da engenharia de 8 anos, constrói um avião nas costas da mãe para seguir o legado da sua Avó.
Realização: Dani Sadun
Produção: Lauren Eden
Argumento: Dani Sadun
Canadá
0:06:13 | 2023 | Cor
Computador 2D, Computador 3D
6. CASA DO RATO (MOUSE HOUVE)
Um rato guloso prende-se numa roda de queijo, enquanto o seu amigo esfomeado, que se encontra no exterior, tem de enfrentar um gato esfomeado.
Realização: Timon Leder
Produção: Jure Vizjak; Maja Zupanc; Polona Kumelj
Argumento: Henry Angremy; Tatjana Urbič
Eslovénia
0:08:30 | 2023 | Cor
Computador 2D
7. HOOBA
3000 A.C. Um pequeno grupo de habitantes dos ‘Países Baixos’ está a lutar contra os elementos e a
fome. A sua infinita incapacidade de se organizarem combina-se com a sua impulsividade, o que leva à construção dos misteriosos edifícios de pedra dos Países Baixos. E a invenção do ‘Hooba’.
Realização: Sem Assink
Produção: Michiel Snijders; Arnoud Rijken; Sem Assink
Argumento: Sem Assink
Países Baixos
0:02:15 | 2023 | Cor
Computador 3D
8. The Date
Uma criança em idade escolar (8-9 anos), como trabalho de casa, tem de aprender as datas da invasão das localidades da sua terra natal. Ao longo do dia, tenta lembrar-se da história, mas parece que não consegue perceber as datas. Depois adormece a brincar com brinquedos militares. Sonha com a guerra; o céu está cheio de aviões em missão militar. Os tiros de canhão transformam-se em fogo-de-artifício no céu.
Ao acordar, o rapaz olha com interesse e orgulho para o seu livro, pois lá estão riscadas as datas de que se tentou lembrar.
Realização: Jeyhun Turksoy
Produção: Orkhan Behbid
Argumento: Orkhan Behbid
Azerbaijão
0:04:47 | 2023 | Cor
Computador 3D
1. MENINO DA CHUVA (RAINBOY)
O Menino da Chuva não é um jardineiro comum. Ele planta gotas e faz crescer nuvens. Enquanto trabalha, fere o sol vaidoso. Vingança! O prognóstico para o rapaz é sombrio, mas ele junta-se às nuvens e consegue assim alegrar novamente o espírito do sol.
Realização: Barbara Brunner
Produção: Franziska Meyer
Argumento: Barbara Brunner
Suiça
0:05:23 | 2023 | Cor
Computador 2D
2. FAÍSCA (SPARKLE)
Numa noite quente, uma criança assiste à queda de um objeto do céu. Curiosa, dirige-se ao local do impacto onde terá um encontro especial que não esquecerá.
Realização: Yulissa Garrido
Argumento: Analía Tapia; David Astorga; Ian Castillo; Yulissa Garrido
Música: Javiera Jaramillo
Chile
0:05:41 | 2023 | Cor
Computador 2D, Computador 3D
3. O PIQUENIQUE (THE PICNIC)
O Piquenique é o meu último filme de bacharelato. Trata-se de animais que vão dar uma festa e um deles estraga alguma coisa. No entanto, a misericórdia e o amor dos outros corrigem o seu erro.
Realização: Mária Dobrovodská
Argumento: Mária Dobrovodská
Reino Unido
0:03:34 | 2023 | Cor
Marionetas
4. PEQUENA VENTOINHA (LITTLE FAN)
Um encontro inesperado transformar-se-á numa amizade significativa.
Realização: Sveta Yuferova; Shad Lee Bradbury
Produção: Paul Maresch
Argumento: Sveta Yuferova
Alemanha
0:05:00 | 2023 | Cor
Computador 3D
5. PALHAÇADAS (CLOWNING AROUND)
Um palhaço sonha em ser um artista de circo, mas depressa aprende que a prática leva à perfeição!
Realização: Robert Brown
Produção: Robert Brown
Reino Unido
0:02:00 | 2023 | Cor
Desenho sobre papel
6. BALANÇAR ATÉ À LUA (SWING TO THE MOON)
Vivendo na floresta, a pequena aranha Temi sonha em apanhar a Lua. Para isso, ela faz qualquer coisa.
Realização: Marie Bordessoule; Adriana Bouissie; Nadine De Boer; Elisa Drique; Chloé Lauzu; Vincent Levrero; Solenne Moreau
França
0:06:40 | 2023 | Cor
Computador 3D
7. O PASTOR DE PORCOS (THE SWINEHERD)
“O Pastor de Porcos” de Hans Christian Andersen como nunca o viste antes! Nesta versão totalmente pateta e divertida do famoso conto de fadas de H.C. Andersen, conhecemos o jovem pastor de porcos que se senta e toma conta dos porcos do rei. Apesar de ser Natal, o rapaz e os porcos estão aborrecidos na pocilga. Mas, de repente, o rapaz lembra-se do seu pote mágico. É possível começar as brincadeiras. Em breve, o rapaz encontra-o e há uma festa e problemas na pocilga. Quando a Princesa, que está igualmente aborrecida, descobre o pote mágico e a festa que ele está a dar, tem de o apanhar. Mas o Pastor de Porcos não quer apenas livrar-se dele, porque talvez possa receber um beijinho em troca… Será que o Pastor de Porcos vai conseguir o seu beijo? Será que a Princesa vai deixar de estar aborrecida, e será que alguma vez será Natal na pocilga?
Realização: Magnus Igland MØLLER; Peter SMITH
Produção: Fleng Entertainment and Tumblehead production
Dinamarca
0:06:34 | 2023 | Cor
Computador 3D
8. A MATILHA OU A MANADA (THE PACK OR THE HERD)
O Cão de Pastoreio executa habilmente a sua rotina diária de manter a manada organizada até que os Lobos decidem visitá-lo.
Realização: Luna Strmotić
Produção: Academy of Fine Arts Zagreb
Argumento: Luna Strmotić
Dinamarca
0:07:04 | 2023 | Cor
Computador 2D
9. O NOSSO PORQUINHO (OUR PIGGY)
Os animais de peluche são divertidos. E o urso do nosso Porquinho não é um animal de peluche qualquer. É ótimo para brincar à cozinha ou ao médico.
Realização: Jaromír Plachý
Produção: Bára Příkaská; Vratislav Šlajer;
Argumento: Jaromír Plachý
Chéquia
0:02:02 | 2023 | Cor
Computador 2D
PROGRAMA ESCOLAS - 2º e 3º Ciclo
1. OLÁ! (HI!)
“Olá!” é a história de uma pequena criança com DDA (Défice de Atenção). A mãe, que conhece o seu problema, escreve algo na sua mão antes de entrar no autocarro escolar. A criança não consegue analisar tanta informação nova. Por isso, faz um boneco de papel da mãe para voltar à sua zona de segurança. Depois, um grupo de crianças entra no autocarro e brinca com um avião de papel. Este cola-se acidentalmente à mochila da personagem principal. Ela foge e esconde-se atrás da boneca de papel, mas esta é atingida por acidente quando o grupo de crianças quer pegar no seu brinquedo. A criança tenta impedi-los com a sua mão. Nesse momento, vemos o bilhete na sua mão: “Olá!
Realização: Narjes Mohammadi; Hajar Mehrani
Produção: Narjes Mohammadi; Hajar Mehrani
Argumento: Narjes Mohammadi; Hajar Mehrani
Países Baixos
0:06:33 | 2023 | Cor
Recortes, computador 2D
2. INCHADA (SWOLLEN)
A cabeça de um homem fica cada vez maior à medida que vai lendo todos os livros. Até ao ponto em que as pessoas da cidade se sentem ameaçadas pela sua existência. E vai para a prisão…
Realização: Zahra khorshidi paji
Produção: Mahdi Aghababa Rangraz; Hamidreza mazrae khatiri; Zahra khorshidi paj
Argumento: Hamidreza mazrae khatiri
Irão
0:05:40 | 2023 | Cor
Computador 2D
3. NOOL
Nool é uma jovem e alegre macaca negra que vive num jardim zoológico em Israel, no auge de um conflito militar em curso. Ela é curiosa sobre o mundo fora da sua jaula e facilmente se encanta com tudo o que vê. Uma noite, hipnotizada pelo maravilhoso brilho dos mísseis que pintam o céu noturno, a curiosa macaca sai da sua jaula para ver melhor. De repente, um míssil cai na sua direção e, num momento fatídico, o seu mundo muda para sempre. *O filme é baseado num acontecimento verídico.
Realização: May Grosman
Produção: Department of Screen Based Arts Bezalel Academy of Arts Design
Israel
0:08:00 | 2023 | Cor
Computador 2D
4. ROALD
Uma festa de aniversário intensifica-se quando um sapo que vê a vida de uma forma engraçada e colorida conhece uma mosca paranoica.
Realização: Clara Bigache; Laurent Chavalle; Julie Chene; Thibault Chopinet; Armand Gaucheron; Alexis Lheureux
França
0:05:40 | 2023 | Cor
Computador 3D
5. FOCO ESTÁTICO (STATIC FOCUS)
“É como se estivéssemos a ver televisão e o canal estivesse sempre a mudar, mas não tivéssemos o comando”. Uma analogia que me foi dita quando me foi diagnosticada PHDA (Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção), o que me levou a chegar à seguinte conclusão: Cabeças de TV. A nossa história segue Stevie, sem um comando para ajudar, enquanto luta para passar o dia no trabalho.
Realização: Jai Lawson
Produção: Lucy Ledsam; Yaci Abbas; Jai Lawson
Argumento: Jai Lawson
Reino Unido
0:03:25 | 2023 | Cor
Computador 2D
6. ABRAÇO TERNO (TENDER EMBRACE)
O filme passa-se num museu de arte, onde vemos uma pequena escultura que representa dois amantes num abraço aparentemente terno. Enquanto há pessoas a observá-los, os amantes mantêm a sua posição. No entanto, assim que o espaço fica deserto, os dois separam-se em desgosto mútuo. As figuras continuam a entrar e a sair da formação de acordo com o fluxo flutuante de visitantes, até que um acidente as liberta.
Realização: Andrea Fabris Pascual
Canadá
0:01:43 | 2023 | Cor
Computador 2D
7. Barsaat
“Barsaat” é uma representação surrealista da vida de dois indivíduos que formam uma ligação profunda um com o outro, misturando o seu caminho e objetivo sob os céus chuvosos em constante mudança. Nesta história de união, desde a juventude até ao ocaso, há um amor que se desenvolve através de estações e tribulações. A natureza em constante mudança e muitas vezes cíclica do amor e da perda na vida de um casal é retratada ao longo do tempo contra uma tela de chuva, recorrente mas mutável. Partilham as cores que emergem da experiência de uma nova vida, do luto e de um reacender da esperança, encontrando consolo e conforto um no outro. Os seus estados emocionais tomam a forma das muitas formas de água – gotas de orvalho cintilantes, chuva suave, trovoadas, a quietude de um lago e o fluxo de um rio. Barsaat retrata a essência da vida na sua totalidade, e o esforço humano de transportar emoções de momento a momento
Realização: Vipin Samuel; Ashwin Syam
Produção: Shaila Samuel; Samuel Joshua; Vipin Samuel; Ashwin Syam
Música: Ashwin Syam
India
0:06:30 | 2023 | Cor
Computador 2D, Computador 3D
8. Uma história sobre um macaco, um urso e uma lagarta (A story about a monkey, a bear and a caterpillar)
Companhia Estranha – um macaco, um urso e uma centopeia estão intensamente empenhados num jogo de tabuleiro. No entanto, há mais em jogo do que apenas peças de jogo.
Realização: Dashka
Dementeva; Rebeka Kruus
Produção: Lyza Jarvis
Estónia
0:03:25 | 2023 | Cor
Marionetas
9. Luzes (Lights)
As lâmpadas estão a organizar uma festa para as chamas em crescimento, para as receber no sistema que as deixará brilhar e as protegerá. Mas uma chama gosta de brincar com o fogo e rebela-se contra o sistema.
Numa pequena cidade habitada por lâmpadas, está a decorrer uma grande festa pública de aniversário. É um ritual de iniciação para as pequenas chamas. É-lhes colocada uma lâmpada de vidro, para que possam brilhar para sempre. Isto significa que são adultos e fazem parte da comunidade das lâmpadas. Mas a vida eterna não é de graça. A última chama da fila repara que, com cada novo adulto, as velas de um bolo vão se apagando. Chama a atenção das chamas à sua frente para este facto. Uma chama decide tirar a lâmpada e manter a vela viva, mas acaba por morrer ao tentar. A última chama não espera por ninguém, pega na sua última vela e corre para casa.
Encontra a sua mãe em casa. Ela tenta convencê-la a dar uma oportunidade às lâmpadas. A mãe é ela própria uma lâmpada e tenta impedir a Chama. Mas a Chama não lhe dá ouvidos e foge. As lâmpadas seguem-na enquanto ela foge da cidade e continua a sua fúria. Pega fogo a tudo o que vê. A mãe está preocupada com ela. Quando começa a chover, ela foge da cidade e salva a Chama, antes que ela morra completamente. Quando a Chama acorda, é uma lâmpada. A mãe acalma-a e senta-a à mesa. Traz um bolo de aniversário e mostra a Chama que pode acender as velas quando ninguém está a olhar. E que só pode tirar a lâmpada por um segundo. Uma a uma, acendem todas as velas.
Realização: Jitka Nemikinsová
Produção: Veronika Kührová; Michal Kráčmer
Argumento: Jitka Nemikinsová
Música: Maxmilián Hruška
Chéquia
0:08:26 | 2023 | Cor
Computador 2D
10. NÃO É UM CONTO DE FADAS (NOT A FAIRY TALE)
Habilidades extraordinárias de um candeeiro de rua iniciadas por alguns visitantes não-humanos inesperados.
Acreditem ou não, é uma história verdadeira.
E é muito pouco provável que volte a acontecer.
Realização: Malgorzata Rybak
Produção: Malgorzata Rybak
Argumento: Malgorzata Rybak
Diálogos: Inglês
Polónia
0:02:53 | 2023 | Cor
Desenho sobre papel, Recortes, Computador 2D
11. ORLANDO
Orlando viaja à volta do mundo em busca da sua mente perdida. Como parte da sua busca, decide viajar até à Lua. Lá, encontra um palácio onde estão escondidas todas as memórias perdidas da Terra. Ao ver a beleza que o rodeia, decide ficar.
Realização: Anne Verbeure
Produção: Sarah D’hanens
Argumento: Anne Verbeure
Diálogos: Holandês
Bélgica
0:03:15 | 2023 | Cor
Desenho sobre papel
1. TODAS AS MINHAS CORES (ALL MY COLOURS)
Após a morte da mãe, uma menina perde todas as suas cores. Haverá forma de as recuperar
Realização: Marc Riba; Anna Solanas
Produção: Anna Solanas
Argumento: Marc Riba; Anna Solanas
Espanha
0:05:00 | 2023 | Cor
Fantoches, recortes
2. COMPROMISSO (STRINGS ATTACHED)
Uma curta-metragem de animação sobre um cãozinho sem-abrigo que parte numa viagem, na prossecução do seu interminável destino, para encontrar o seu dono.
Realização: Ria Shinde
Argumento: Ria Shinde
Estados Unidos da América
0:02:32 | 2023 | Cor
Objectos animados, computador 3D
3. CARANGUEJO (CRAB)
Neste filme, assumimos a perspetiva de um caranguejo. Através dos seus olhos e ouvidos, podemos descobrir os mundos em que ele vive. Os animais são os nossos companheiros silenciosos; testemunharam os maiores feitos e os mais horríveis fracassos da humanidade. Vivem as suas vidas paralelamente às nossas – são o nosso alimento, as nossas ferramentas ou, no melhor dos casos, simplesmente não damos por eles. O que acontecerá se tentarmos adotar a sua perspetiva? Como é que os acontecimentos que todos nós conhecemos das aulas de história podem parecer aos dos olhos dos animais que os testemunharam?
Realização: Piotr Chmielewski
Produção: Anna Mroczek; Wojciech Leszczyński
Argumento: Piotr Chmielewski
Polónia
0:08:42 | 2023 | Cor
Marionetas
4. UM FILME SEM NOME (A FILM WITH NO NAME)
Uma carta de amor animada ao analógico, contada através da história clássica de um viajante solitário que viaja pelo mundo e, também, no interior de si mesmo.
Realização: Siri Angvik; Mira Eiene Foust; Ida Kristine Ones
Música: Mira Eiene Foust
Noruega
0:04:10 | 2023 | Cor
Desenho em papel, Marionetas, Barro, Pintura, Fotos, Recortes, Objectos animados, Computador 2D, Ação ao vivo, Outros
5. AKUFENI
Quatro velhos amigos de longa data, bastante deprimidos e aborrecidos por passarem os seus últimos dias a jogar petanca, decidem atuar num festival para bandas de rock emergentes. Apesar de alguns incidentes bastante desagradáveis, a atuação será um sucesso, pelo menos do ponto de vista deles.
Realização: Lorenza Longhi; Stefano Pavolini
Música: Stefano Caiazzo
Itália
0:06:30 | 2023 | Cor
Computador 2D
6. ETHEL
Ethel descobre caixas com roupas brilhantes da sua falecida mãe, que era patinadora artística. Na floresta nevada, procura o lago idílico onde a mãe a ensinou a patinar. Ela quer reviver essas memórias e tenta compreender a paixão da mãe. No entanto, no lago gelado, Ethel encontra a Princesa do Ossos de Gelo, que a desafia para uma perigosa dança sobre o gelo fino. Conseguirá Ethel sobreviver inteira a este concurso? Um conto sobre deixar ir e crescer.
Realização: Beatrice Jäggi
Produção: Lina Geissmann
Argumento: Beatrice Jäggi; Lina Geissmann
Suiça
0:07:50 | 2023 | Cor . Colour
Marionetas
7. NUVENZINHA (NUBECITA)
Uma viagem entre as mágicas nuvens cor-de-rosa, que não pode faltar quando nos apaixonamos.
Realização: Katalin Egely
Argumento: Katalin Egely
Música: Montoya
Diálogo: Espanhol
Hungria
0:03:18 | 2023 | Cor
Recortes
8. FORA DO PERSONAGEM (OUT OF CHARACTER)
Anton é um jovem rapaz que tenta socializar com os seus colegas de escola; fá-lo mudando o seu estilo de animação, para se adaptar a quem quer que encontre. Em breve descobrirá que lhe falta uma identidade própria e que precisa de reformular a forma como se relaciona com os outros para se encontrar a si próprio.
Realização: Niccolò Gioia
Argumento: Katalin Egely
Música: Montoya
Diálogo: Espanhol
Itália
0:04:20 | 2023 | Cor
Objectos animados, Computador 2D, Computador 3D
9. SOB O CÉU SEM FIM (UNDER THE ENDLESS SKY)
As nossas memórias desempenham um papel importante na construção da identidade e da consciência de nós próprios. As minhas memórias de infância adquiriram um valor especial para mim desde o início da guerra em grande escala na Ucrânia, o meu país natal. Para muitas crianças, este período tornar-se-á uma memória formativa. A minha infância na Ucrânia foi diferente e quero partilhá-la com o público sob a forma de uma curta-metragem de animação. No filme, conto uma história pessoal sobre as minhas memórias de infância e exploro a forma como as memórias são preservadas e porque têm um significado especial para as pessoas.
Realização: Alexandra Dzhiganskaya
Argumento: Alexandra Dzhiganskaya
Música: Hania Rani
Diálogo: Inglês
Ucrânia
0:04:00 | 2023 | Cor
Pintura, Computador 2D
10. SNAX
Três lagartos domésticos terão de sobreviver contra uma salamandra fofa, porém, voraz.
Realização: TEAM SNAX
Produção: TEAM SNAX
França
0:04:30 | 2023 | Cor
Computador 3D
Computador 3D
PROGRAMA ESCOLAS - Secundário
1. RITA ADORÁVEL (LOVELY, RITA)
A inflexível polícia de trânsito Rita adora controlo e ordem no seu local de trabalho. Por isso, traçou uma rede viária rígida e retangular, por meio da qual orienta os motoristas com instruções precisas.
Mas, à medida que mais e mais carros entram na sua estreita rede, Rita ameaça explodir e perde o controlo do trânsito. Uma pequena história sobre stress, engarrafamentos e como tirar o melhor proveito disso.
Realização: Elena Madrid
Produção: Lina Geissmann
Argumento: Elena Madrid
Música: Dominik Flückiger
Suiça
0:04:10 | 2023 | Cor
Computador 2D
2. MAR, Ó MAR (SEA, OH SEA)
“More, more” (eng. Sea, Oh Sea) é um videoclip de animação que aborda a eterna discrepância entre desejos e possibilidades, entre a imagem criada do mundo e a realidade, entre desejos impostos e necessidades reais… O enredo da história decorre em ligação com a tentativa da personagem principal de ir de férias. Sequências de animação stop trick conduzem o protagonista e as suas aventuras no mar a uma série de situações humorísticas, divertidas ou conflituosas.
O enredo do filme é parcialmente linear. O início do filme é doce e quase banal, e o final, deste vídeo de menos de cinco minutos, deixa um sabor ligeiramente amargo na boca. Tal como acontece na vida.
Realização: Aleksandar Vukašinović
Sérvia
0:04:03 | 2023 | Cor
Objectos animados, computador 2D
3. OK (OKAY)
Okay é sobre a luta contra o monólogo interno de uma pessoa enquanto cresce. Seguimos uma jovem rapariga, que não consegue dizer o que pensa, até que finalmente se passa por causa de um corte de cabelo que correu mal. A história segue a sua batalha e eventual paz com os seus próprios pensamentos.
Realização: Adél Páll
Argumento: Adél Páll
Música: Kata Balogh
Hungria
0:05:01 | 2023 | Cor . Colour
Desenho sobre papel, 2D Computador
4. CAMINHANTES (WALKERS)
‘Walkers’ é um projeto de animação sobre a minha estadia na Maison des Auteurs e na BilbaoArte Fundazioa como artista em residência em Irudika, centrando-se no processo, no espaço e na materialidade como uma parte intrínseca do trabalho. Uma série de personagens, baseadas em experiências pessoais, atravessam sequencialmente e de foma fugaz o ecrã, dando conta da minha própria passagem pela residência. “Trabalhei com 500 folhas A5 para realizar um vídeo animado de 41,6 segundos de duração; incorporando as margens do papel, o registo de animação e os “bastidores” onde foram tiradas as fotografias, incluindo o que normalmente é deixado de lado na animação, dando um lugar central à matéria, e destacando os espaços de diferentes montras e paredes em Bilbau e Angoulême, como uma história paralela que acompanha e dá força ao progresso dos desenhos. Os dois meses de residência traduziram-se em 500 desenhos, que foram condensados em 41,6 segundos de vídeo”.
Realização: Santiago Colombo Migliorero
Argumento: Santiago Colombo Migliorero
Espanha
0:01:00 | 2023 | Cor
Desenho sobre papel
5. CANÇÃO DE EMBALAR DA ÁGUA (WATER LULLABY)
Stop motion, animada com areia, videoclipe oficial da música “Water Lullaby” do álbum “Waterduction” da famosa banda de música folclórica polaca “Warsaw Village Band”. A produção do filme durou 6 meses.
Realização: Piotr Kaźmierczak
Argumento: Piotr Kaźmierczak
Polónia
0:03:39 | 2023 | Cor
Areia | Sand
6. CACOFONIA DA VARANDA (BALCONY CACOPHONY)
Quando uma senhora rica apaixonada por topiária (a arte de esculpir arbustos, árvores e plantas com formas diversas) precisa trocar a sua mansão, com jardins exuberantes, por um pequeno apartamento municipal, ela acha difícil lidar com o seu novo vizinho e os seus estranhos hobbies.
Realização: Quentin Haberham
Produção: Chris Stenger
Argumento: Quentin Haberham
Música: Rens Machielse
Holanda
0:05:00 | 2023 | Cor
Fantoches, recortes
7. EM CONTACTO (IN TOUCH)
No mundo moderno, é fácil estabelecer relacionamentos on-line, mas é igualmente fácil perdê-los. O que a heroína fará então? Será capaz de lidar com a perda?
Realização: Sofia Alexandrovna Osipova
Produção: Sofia Alexandrovna Osipova
Argumento: Sofia Alexandrovna Osipova
Rússia
0:02:39 | 2023 | Cor
Computador 2D
8. ENCONTRO (MEET CUTE)
Inspirado no cinema mudo dos anos 20, “Meet Cute” conta a história de um dia fatídico entre duas pessoas à espera do autocarro.
Realização: Shawn Patrick Tilling
Canadá
0:02:43 | 2023 | Cor
Computador 3D
9. CALMA STACY, CALMA (CHILL STACY, CHILL)
Stacy tenta resolver os seus problemas de ansiedade com a medicina moderna.
Realização: Tamara Taskova
Produção: University of Nova Gorica, School of Arts
Argumento: Tamara Taskova
Eslovénia
0:01:28 | 2023 | Cor
Computador 2D
10. O FUTURO QUE ME ALCANÇA (THE FUTURE THAT REACHES ME)
Videoclipe animado sobre um ser humano numa contemplação surreal e existencial da vida, do amor e das memórias.
Realização: Nat Grego
Argumento: Nat Grego
Música: Reynaldo Bessa
Brasil
0:04:36 | 2023 | Cor
Computador 2D
11. GAMBIT
“Gambit” ilustra como as coisas correm mal numa aldeia pacífica com a morte súbita de um pombo. À medida que as pessoas se tornam mais cruéis, os pixéis tornam-se mais grosseiros.
Realização: Naime Pakniyat
Produção: Naime Pakniyat
Argumento: Naime Pakniyat
Música: Maryam Chalesh
Irão
0:03:16 | 2023 | Cor
Computador 2D
12. ENIGMA OU: BESTIÁRIO INFANTIL DAS MONTANHAS E DOS MARES (RIDDLE OR: A CHILD’S BESTIARY OF MOUNTAINS AND SEAS)
Uma investigação infantil sobre o antigo livro “Clássico das Montanhas e dos Mares”. Composto geograficamente por centenas de plantas e animais, o “Clássico das Montanhas e dos Mares” (Shan Hai Jing) pode ter existido já no século IV A.C. No cruzamento da mitologia chinesa com a história natural, o filme explora a relação entre a forma dos desenhos infantis e a representação de textos históricos.
Realização: Runfeng Qiu
China, Estados Unidos da América
0:03:12 | 2023 | Cor
Computador 2D
13. OS CANTAROLARES DE UM BEIJA-FLOR (HUMMINGS OF A HUMMINGBIRD)
Um homem é visitado por um beija-flor curioso, que o inspira a examinar o seu próprio lugar no universo.
Realização: Savvas Constantinou
Produção: Anna Christina Kattou
Argumento: Savvas Constantinou
Chipre
0:02:07 | 2023 | Cor . Colour
Objectos animados, Computador 2D, Computador 3D, Ação ao vivo
14. O VERDADEIRO PREÇO DO SEU SOFÁ (THE TRUE PRICE OF YOUR COUCH)
Seguimos o percurso de vida de um sofá, desde os materiais e o fabrico, até ao transporte e ao fim desperdiçado. A animação ilustra o custo chocante da cadeia de abastecimento de mobiliário rápido e apela a que a indústria assuma maior responsabilidade e a que os consumidores façam melhores escolhas.
Realização: Machteld Rijnten
Argumento: Tiffany Davenport
Lituânia
0:02:34 | 2023 | Cor
Recortes, objetos animados, computador 2D
15. JUNTOS, CORPO E ALMA (TOGETHER, BODY AND SOUL)
A Madame S. vai casar a sua bela filha com o Sr. Gluand, um velho e rico médico. O que ela não sabe é que Madelene só aceitou o acordo porque está apaixonada pelo protegido do médico, Marcel. Depois do casamento arranjado, os dois iniciam um romance secreto. No entanto, o médico descobre. Em busca de vingança, decide deixar os dois amantes ficarem juntos, de corpo e alma.
Realização: Vasile Alboiu; Liviu Gabriel Dinu
Produção: Alexandru Teodorescu
Argumento: Vasile Alboiu
Roménia
0:10:47 | 2023 | Cor
Computador 3D
16. FILHO! (SON!)
“Filho!” é o lamento da artista sobre o destino das mulheres em Montenegro, nos dias de hoje. As que estão presas nos grilhões do patriarcado e as que nunca nasceram. Porque o patriarcado pronunciou o veredicto de que elas são indesejadas e redundantes. Porque Montenegro enfrenta um problema que é mantido em silêncio: os abortos seletivos.
Este é um filme sobre eles, os não nascidos. Um lamento sobre o genocídio das mulheres que ninguém reconhece. Porque é tempo de acordar. E porque alguém tem de levantar a voz para a salvação das filhas que ainda não nasceram.
Filho! Está a chamar por ti.
Realização: Nina Đukanović ; Goran Ivanović
Produção: Nina Đukanović ; Goran Ivanović
Argumento: Nina Đukanović
Montenegro
0:07:28 | 2023 | Cor
Computador 2D
17. ONTI
“Onti” é uma personagem imaginária. É uma paráfrase do nosso subconsciente. É, ao mesmo tempo, um pesadelo e uma parte inseparável do nosso ser. Este pequeno vídeo musical personifica a aleatoriedade de sentimentos, pensamentos, acontecimentos e perceções relacionados com ele.
Não existe uma ação linear.
Quase todos os fotogramas do filme são uma fusão de duas ou três camadas de animações feitas separadamente.
Desfruta e compreende-o à medida que o sentes!
Realização: Miloš Tomić
Argumento: Miloš Tomić
Sérvia
0:05:09 | 2023 | Cor
Objetos animados, Computador 3D, Outros
18. O TEATRO DA PASSAGEM (THÉÂTRE DU PASSAGE)
Muitos personagens diferentes entram no recinto para uma noite emocionante no teatro.
Realização: Antonin Niclass
Produção: Eve Finnie
Argumento: Elena Madrid
Música: Dominik Flückiger
Suiça
0:01:20 | 2023 | Cor
Objetos animados, Computador 3D, Outros
1. O TEATRO DA PASSAGEM (THÉÂTRE DU PASSAGE)
Muitos personagens diferentes entram no recinto para uma noite emocionante no teatro.
Realização: Antonin Niclass
Produção: Eve Finnie
Argumento: Elena Madrid
Música: Dominik Flückiger
Suiça
0:01:20 | 2023 | Cor .
Objectos animados, Computador 3D, Outros
2. ROLETA DE ZIDANE (ZIDANE ROULETTE)
Um rapaz vê da janela do seu apartamento uma criança a brincar sozinha com uma bola todos os dias.
Realização: Emy Mirel Ivasca
Produção: Emy Mirel Ivasca
Argumento: Emy Mirel Ivasca
Romênia
0:08:50 | 2023 | Cor
Computador 2D
3. QUEBRAR O GELO (BREAKING THE ICE)
Duas personagens aparentemente diferentes encontram-se de uma forma invulgar num deserto de neve. O encontro destinado muda completamente a vida do personagem solitário – ele não está mais sozinho. Trabalhando em conjunto, vencem muitos obstáculos e acabam por viver juntos no deserto de neve, que já não parece tão vazio como dantes.
Realização: Tara Klepac
Produção: Academy of Fine Arts in Zagreb
Argumento: Tara Klepac
Croácia
0:03:28 | 2023 | Cor
Computador 2D
4. CACHIMBO DE HAXIXE CARREGADO (LOADED HASH PIPE)
Animação feita num método tradicional em papel barato com canetas baratas – como rabiscos num caderno velho de escola. Amassado e esquecido. Ninguém o tinha tirado da mochila desde as últimas férias de verão, há anos. Até hoje. Ao folhear as suas páginas, encontram-se antigas declarações de amor, folhetos anti-drogas e desenhos tortos nas margens das páginas. No meio de tudo isso, há algo mais – um velho cachimbo de vidro. Cheio de memórias secas.
Realização: Kamil Wójcik
Produção: Kamil Wójcik
Argumento: Kamil Wójcik
Música: Hiob Dylan
Diálogo: Polaco
Croácia
0:03:28 | 2023 | Cor
Desenho sobre tela, Desenho sobre papel
5. O GRANDE, GRANDE ABRAÇO (THE BIG BIG HUG)
Lembram-se daqueles longos dias dentro de casa, quando não havia aviões no céu, nem pizza para partilhar, nem outra forma de ver os vossos amigos para além do zoom (e muitos penteados selvagens!). Como é que nos sentimos quando pudemos FINALMENTE sair, e pudemos dar um grande, GRANDE ABRAÇO aos nossos amigos, rir, com cervejas, dançar e apreciar música juntos! É disto que trata este videoclip. Celebrar a união através da música, sentir o amor!
Ah… e aquele beijinho.
Realização: Iria Lopez
Produção: Wednesday Studio
Argumento: Iria Lopez
Música: Tom Drew
Reino Unido
0:03:45 | 2023 | Cor
Computador 2D
6. UMA DEPILAÇÃO BEM RENTE (A CLOSE SHAVE)
Enquanto depila as pernas, uma certa pessoa descobre um mundo do qual não fazia ideia.
Realização: Zuzanna Zofia Heller
Produção: Zuzanna Zofia Heller
Argumento: Zuzanna Zofia Heller
Música: Wiktor Szymurski
Polónia
0:01:17 | 2023 | Cor
Computador 2D
7. ALIMENTA-ME COM AMOR OU ÓDIO (FEED ME WITH LOVE OR HATE)
FEED: “Dar comida a uma pessoa, grupo, animal” ou “um fluxo de conteúdos que podes percorrer”…
O que é que escolhes para te alimentares de amor ou ódio nas redes sociais?
Realização: Dalmiro Buigues; Martin Dasnoy
Produção: Igancio Godoy
Argentina
0:01:45 | 2023 | Cor
Computador 3D
8. DOCUMENTOS DA VIDA (DOCUMENTS OF LIFE)
Numa cozinha sem vigilância, os objetos levitam e organizam-se por si próprios. Os objetos em movimento revelam pormenores sobre o dono da cozinha e a causa do fenómeno sobrenatural.
Realização: Sophia (Sumin) Mok
Diálogo: Inglês
Canada
0:02:42 | 2023 | Cor
Computador 3D
9. BURACOS (LUKNJE/ HOLES)
Solidão. Vento forte e aurora. O que sentes quando ouves o oceano ou quando uma aurora te leva em direção à tempestade? Medo? Estás a perder-te neste ambiente louco? Podes eventualmente tornar-te parte de todo o universo e deixar tudo para trás?
Realização: Sofiya Kruglikova
Produção: University of Ljubljana, Academy of fine arts and design
Argumento: Uros Jarc
Eslovénia
0:06:35 | 2023 | Cor
Desenho sobre papel, Computador 2D, Computador 3D
10. WILLIWAW
Viaja através de uma floresta e observa as criaturas durante a noite enquanto segues um rio a jusante. Um filme sombrio e temperamental focado em ambientes cujo objetivo é acalmar-nos e ajudar-nos a apreciar as coisas lentas da vida.
Realização: Madison Banks; Justin Haggard
Produção: Madison Banks; Justin Haggard
Argumento: Madison Banks; Justin Haggard
Estados Unidos da América
0:02:16 | 2023 | Cor
Computador 2D
11. ATÉ AGORA, TUDO BEM (SO FAR SO GOOD)
O ponto da vida em si é o movimento e a corrida em direção a algo. Quando os nossos caminhos se cruzam, paramos por um momento para nos dizermos um ao outro que estamos a ir tão longe, tão bem e a roda da vida continua a girar.
Realização: Nina Chubinishvili
Geórgia
0:00:44 | 2023 | Cor . Colour
Desenho sobre papel, fotografias, recortes, computador 2D
12. NUM FUNK (IN A FUNK)
Um miúdo é rudemente acordado por uma banda de funk que toca à porta de casa. O que se segue é um jogo de esconde-esconde musical em que o miúdo tenta escapar às bandas que tocam.
Realização: Eloise Lohrey
Austrália
0:02:47 | 2023 | Cor
Computador 2D
13. NUNCA VISTO (NEVER SEEN JAMAIS VU)
Seguindo uma pessoa presa na sua rotina, o filme explora, numa narrativa não linear, o fenómeno psicológico do jamais vu.
Em psicologia, jamais vu, um empréstimo francês que significa “nunca visto”, é o fenómeno de experimentar uma situação que se reconhece de alguma forma, mas que, no entanto, parece nova e desconhecida.
Realização: Katerina Constantinou; Maria Panayi; Eleftheria Papadopoulou
Chipre
0:03:00 | 2023 | Cor
Computador 2D, Ação Real
16. O ÚLTIMO PREGO NO CAIXÃO (THE FINAL NAIL IN THE COFFIN)
Uma mãe e um filho estão presos. Um pai está obcecado com uma tábua de madeira na sua sala de estar. Um homem de negócios está à procura de um martelo perdido.
Realização: Conor Kehelly
Produção: Conor Kehelly
Argumento: Conor Kehelly
Música: Conor Kehelly
Irlanda
0:09:50 | 2023 | Cor
Computador 2D
15. BREAZA – A LENDA DA MULHER MANCHADA (BREAZA – THE LEGEND OF THE STAINED WOMAN)
Uma turma do ensino primário na Roménia rural é ensinada sobre a origem do nome da sua cidade natal. Um dos desenhos dos alunos revela a verdade oculta sobre a lenda da pastora epónima que, pela coragem que demonstrou durante o passado folclórico, deu o nome à cidade de “Breaza”.
Realização: Eugen Munteanu
Produção: Eugen Munteanu
Argumento: Eugen Munteanu
Música: Robert Găgeată
Roménia
0:05:38 | 2023 | Cor
Computador 2D
16. KENDILA
Voando quilómetros ao longo de vários dias, uma gaivota aterra numa aldeia cujo nome desconhece e da qual emerge uma melodia musical.
A autora desta melodia é AWA. Para ela, a música tornou-se uma forma de atenuar a sua dor e de deixar de ver a dura realidade da sua aldeia: a poluição e a proliferação de medusas que provocaram o desaparecimento das tartarugas e, mais concretamente, de Soulaafet, a sua melhor amiga.
Realização: Nadia Rais
Produção: Alaedine Aboutaleb
Argumento: Nadia Rais
Tunísia
0:12:00 | 2023 | Cor
Computador 2D
Guiões:
Guião: PROGRAMA ESCOLAS - Pré e 1º ciclo
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
2D
A animação 2D é construída através de uma série de desenhos (24 imagens por segundo) que, quando reproduzidos em sequência, criam a ilusão de movimento.
Estes desenhos podem ser feitos tradicionalmente ou através do computador.
No método tradicional é utilizada uma mesa de luz e folhas de papel ou acetatos.
A animação digital, a mais comum atualmente, é feita com recurso a mesas de desenho digitais.
Exemplos: História Trágica com Final Feliz (2005); Poyno (2008); Purpleboy (2019).
3D
A animação 3D ou CGI (computer-generated imagery, isto é, imagens geradas por computador) é feita com recurso a softwares de modelagem 3D. Através das ferramentas destes programas podem criar-se objetos, personagens e cenários tridimensionais.
Exemplos: Toy Story (1995); Louise à Beira-mar (2016); Aya e a Feiticeira (2021).
STOP-MOTION
A animação stop-motion (ou de volumes) consiste na criação de movimento (ilusório) a partir da captação de imagens estáticas que são reproduzidas em sequência.
A cada imagem, os objetos vão sendo movidos de acordo com a continuidade lógica do movimento e das ambições narrativas. Um filme em stop-motion pode ser construído a partir de diversos materiais, desde plasticina, areia, comida, cartão, plástico, tecido, etc…
Exemplos: A Suspeita (1999); A Minha Vida de Courgette (2016); O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019).
RECORTES
A animação de recortes é uma ramificação do stop-motion. As personagens, cenários e objetos que compõem o filme são recortados a partir de materiais como papel, cartão, plástico, tecido, madeira, fotografias, entre outros. Atualmente, esta técnica pode ser simulada digitalmente.
Exemplos: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Fado Lusitano (1994).
NOTA: Um filme de animação pode englobar várias ou todas as técnicas.
Exemplo de um filme que usa técnica mista: “Os Demónios do meu Avô”: 3D e stop-motion.
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS FILMES
1. Convidar as crianças a exprimir sentimentos que os filmes lhes tenham provocado.
2. Utilizar o Guião pedagógico para conversar sobre as diferentes técnicas de cinema de animação.
3. Gerar um debate sobre possíveis temáticas relacionadas, a sua importância e pertinência.
4. Refletir sobre a importância da música dentro das histórias (banda sonora). Que emoções provocam? Que reações despertam nas personagens?
6. Convidar as crianças a enumerar filmes ou séries de animação que já tenham visto com temáticas e/ou técnicas semelhantes.
7. Pedir aos alunos que escolham um filme e que criem um fim alternativo ou continuem o argumento. Perceber como a partir de um mesmo filme se constroem narrativas diferentes.
PROPOSTA DE EXERCÍCIO PRÁTICO
De acordo com o filme escolhido pelas crianças ou grupo de crianças (no exercício anterior), recriar a sua personagem favorita em plasticina, desenho ou recorte.
> Criar um TRAUMATRÓPIO
O QUE É?
O TRAUMATRÓPIO é um brinquedo ótico que remonta a 1824. O nome é formado pela junção das palavras gregas thaûma (maravilha) e tropos (girar).
É um disco de cartolina ou cartão com uma imagem de cada lado que, ao girar a uma determinada velocidade, cria a ilusão de que as duas imagens se combinam numa só. Esta ilusão ocorre devido à persistência retiniana.
MATERIAIS
– Lápis de cor ou cera, marcadores;
Copo para molde (opcional);
– Cartolina ou cartão (reutilizar uma caixa de cereais, por exemplo);
– Tesoura;
– Cola;
– Pau de espetada, palito ou palhinha de papel.
COMO FAZER
Recortar dois círculos do mesmo tamanho numa folha de cartolina ou num cartão.
Para traçar o círculo pode ser utilizado um copo como molde.
Os desenhos devem ser divididos em dias partes e cada parte desenhada de um lado do cartão.
Exemplos: um pássaro e um ninho, uma maçã inteira e uma maça com dentadas, um vaso e uma flor, uma aranha e uma teia, uma árvore sem folhas e a mesma árvore com folhas e flores…
Colar os dois círculos um ao outro com um pau de espetada entre eles. Os desenhos devem ficar virados para o lado de fora.
GIRAR E VER A MAGIA A ACONTECER!
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
2D
A animação 2D é construída através de uma série de desenhos (24 imagens por segundo) que, quando reproduzidos em sequência, criam a ilusão de movimento.
Estes desenhos podem ser feitos tradicionalmente ou através do computador.
No método tradicional é utilizada uma mesa de luz e folhas de papel ou acetatos.
A animação digital, a mais comum atualmente, é feita com recurso a mesas de desenho digitais.
Exemplos: História Trágica com Final Feliz (2005); Poyno (2008); Purpleboy (2019).
3D
A animação 3D ou CGI (computer-generated imagery, isto é, imagens geradas por computador) é feita com recurso a softwares de modelagem 3D. Através das ferramentas destes programas podem criar-se objetos, personagens e cenários tridimensionais.
Exemplos: Toy Story (1995); Louise à Beira-mar (2016); Aya e a Feiticeira (2021).
STOP-MOTION
A animação stop-motion (ou de volumes) consiste na criação de movimento (ilusório) a partir da captação de imagens estáticas que são reproduzidas em sequência.
A cada imagem, os objetos vão sendo movidos de acordo com a continuidade lógica do movimento e das ambições narrativas. Um filme em stop-motion pode ser construído a partir de diversos materiais, desde plasticina, areia, comida, cartão, plástico, tecido, etc…
Exemplos: A Suspeita (1999); A Minha Vida de Courgette (2016); O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019).
RECORTES
A animação de recortes é uma ramificação do stop-motion. As personagens, cenários e objetos que compõem o filme são recortados a partir de materiais como papel, cartão, plástico, tecido, madeira, fotografias, entre outros. Atualmente, esta técnica pode ser simulada digitalmente.
Exemplos: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Fado Lusitano (1994).
NOTA: Um filme de animação pode englobar várias ou todas as técnicas.
Exemplo de um filme que usa técnica mista: “Os Demónios do meu Avô”: 3D e stop-motion.
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS FILMES
1. Convidar as crianças a exprimir sentimentos que os filmes lhes tenham provocado.
2. Utilizar o Guião pedagógico para conversar sobre as diferentes técnicas de cinema de animação.
3. Gerar um debate sobre possíveis temáticas relacionadas, a sua importância e pertinência.
4. Refletir sobre a importância da música dentro das histórias (banda sonora). Que emoções provocam? Que reações despertam nas personagens?
6. Convidar as crianças a enumerar filmes ou séries de animação que já tenham visto com temáticas e/ou técnicas semelhantes.
7. Pedir aos alunos que escolham um filme e que criem um fim alternativo ou continuem o argumento. Perceber como a partir de um mesmo filme se constroem narrativas diferentes.
PROPOSTA DE EXERCÍCIO PRÁTICO
De acordo com o filme escolhido pelas crianças ou grupo de crianças (no exercício anterior), recriar a sua personagem favorita em plasticina, desenho ou recorte.
> Criar um TRAUMATRÓPIO
O QUE É?
O TRAUMATRÓPIO é um brinquedo ótico que remonta a 1824. O nome é formado pela junção das palavras gregas thaûma (maravilha) e tropos (girar).
É um disco de cartolina ou cartão com uma imagem de cada lado que, ao girar a uma determinada velocidade, cria a ilusão de que as duas imagens se combinam numa só. Esta ilusão ocorre devido à persistência retiniana.
MATERIAIS
– Lápis de cor ou cera, marcadores;
– Copo para molde (opcional);
– Cartolina ou cartão (reutilizar uma caixa de cereais, por exemplo);
– Tesoura;
– Cola;
– Pau de espetada, palito ou palhinha de papel.
COMO FAZER
Recortar dois círculos do mesmo tamanho numa folha de cartolina ou num cartão.
Para traçar o círculo pode ser utilizado um copo como molde.
Os desenhos devem ser divididos em dias partes e cada parte desenhada de um lado do cartão.
Exemplos: um pássaro e um ninho, uma maçã inteira e uma maça com dentadas, um vaso e uma flor, uma aranha e uma teia, uma árvore sem folhas e a mesma árvore com folhas e flores…
Colar os dois círculos um ao outro com um pau de espetada entre eles. Os desenhos devem ficar virados para o lado de fora.
GIRAR E VER A MAGIA A ACONTECER!
Guião: PROGRAMA ESCOLAS - 2º e 3º Ciclo
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
2D
A animação 2D é construída através de uma série de desenhos (24 imagens por segundo) que, quando reproduzidos em sequência, criam a ilusão de movimento.
Estes desenhos podem ser feitos tradicionalmente ou através do computador.
No método tradicional é utilizada uma mesa de luz e folhas de papel ou acetatos.
A animação digital, a mais comum atualmente, é feita com recurso a mesas de desenho digitais.
Exemplos: História Trágica com Final Feliz (2005); Poyno (2008); Purpleboy (2019).
3D
A animação 3D ou CGI (computer-generated imagery, isto é, imagens geradas por computador) é feita com recurso a softwares de modelagem 3D. Através das ferramentas destes programas podem criar-se objetos, personagens e cenários tridimensionais.
Exemplos: Toy Story (1995); Louise à Beira-mar (2016); Aya e a Feiticeira (2021).
STOP-MOTION
A animação stop-motion (ou de volumes) consiste na criação de movimento (ilusório) a partir da captação de imagens estáticas que são reproduzidas em sequência.
A cada imagem, os objetos vão sendo movidos de acordo com a continuidade lógica do movimento e das ambições narrativas. Um filme em stop-motion pode ser construído a partir de diversos materiais, desde plasticina, areia, comida, cartão, plástico, tecido, etc…
Exemplos: A Suspeita (1999); A Minha Vida de Courgette (2016); O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019).
RECORTES
A animação de recortes é uma ramificação do stop-motion. As personagens, cenários e objetos que compõem o filme são recortados a partir de materiais como papel, cartão, plástico, tecido, madeira, fotografias, entre outros. Atualmente, esta técnica pode ser simulada digitalmente.
Exemplos: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Fado Lusitano (1994).
NOTA: Um filme de animação pode englobar várias ou todas as técnicas.
Exemplo de um filme que usa técnica mista: “Os Demónios do meu Avô”: 3D e stop-motion.
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS FILMES
1. Conversa sobre a sessão, assinalando os aspetos que mais se apreciaram e os considerados menos bem conseguidos.
2. Utilizar o Guião pedagógico para conversar sobre as diferentes técnicas de cinema de animação.
3. Pedir aos alunos que escolham um filme e que criem um fim alternativo ou continuem o argumento. Perceber como a partir de um mesmo filme se constroem narrativas diferentes.
4. Conversar sobre a importância da banda sonora.
5. Gerar um debate sobre possíveis temáticas, a sua importância e pertinência.
6. Criar um personagem, atribuindo-lhe um nome e descrevendo, em pormenor, as suas características morfológicas e psicológicas.
PROPOSTA DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Cria um Fenacistoscópio
O que é?
Do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829.
Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.
Pouco depois da sua invenção, Plateau descobriu que o número de imagens para criar uma ilusão de movimento ótima era 16, o que posteriormente utilizariam os primeiros cineastas usando 16 fotogramas por segundo para as primeiras películas.
Quanto às imagens para o teu fenacistoscópio, tu é que decides o que queres desenhar.
Materiais:
• Compasso
• Cartão duro
• Cartolina branca e preta
• Atache
• Papel autocolante colorido
• Régua ou esquadro
• Tesoura e x-ato
• Marcadores
• Cola
Passos:
Passo 1: Com o compasso faz duas circunferências (uma na cartolina branca e outra na preta) com 25 cm de diâmetro.
Passo 2: Divide o círculo branco em oito partes iguais, fazendo passar pelo centro uma reta horizontal, uma vertical e duas diagonais.
Passo 3: Corta oito ranhuras junto às linhas desenhadas, com 4 cm de comprimento cada.
Passo 4: Contorna os traços que dividem o círculo com o marcador preto e faz uma ilustração repetida em cada divisão de modo a sugerir movimento.
Passo 5: Com o x-ato corta um retângulo de cartão com 40 x 4 cm e forra-o com papel autocolante.
Passo 6: Fura o centro do disco com um lápis e coloca um atache no centro, fixando-o ao retângulo.
Vira o disco animado para um espelho e espreita por uma das ranhuras. Fixa o olhar no espelho e roda o disco continuamente. Diverte-te a ver os teus desenhos a mexerem-se!
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
2D
A animação 2D é construída através de uma série de desenhos (24 imagens por segundo) que, quando reproduzidos em sequência, criam a ilusão de movimento.
Estes desenhos podem ser feitos tradicionalmente ou através do computador.
No método tradicional é utilizada uma mesa de luz e folhas de papel ou acetatos.
A animação digital, a mais comum atualmente, é feita com recurso a mesas de desenho digitais.
Exemplos: História Trágica com Final Feliz (2005); Poyno (2008); Purpleboy (2019).
3D
A animação 3D ou CGI (computer-generated imagery, isto é, imagens geradas por computador) é feita com recurso a softwares de modelagem 3D. Através das ferramentas destes programas podem criar-se objetos, personagens e cenários tridimensionais.
Exemplos: Toy Story (1995); Louise à Beira-mar (2016); Aya e a Feiticeira (2021).
STOP-MOTION
A animação stop-motion (ou de volumes) consiste na criação de movimento (ilusório) a partir da captação de imagens estáticas que são reproduzidas em sequência.
A cada imagem, os objetos vão sendo movidos de acordo com a continuidade lógica do movimento e das ambições narrativas. Um filme em stop-motion pode ser construído a partir de diversos materiais, desde plasticina, areia, comida, cartão, plástico, tecido, etc…
Exemplos: A Suspeita (1999); A Minha Vida de Courgette (2016); O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019).
RECORTES
A animação de recortes é uma ramificação do stop-motion. As personagens, cenários e objetos que compõem o filme são recortados a partir de materiais como papel, cartão, plástico, tecido, madeira, fotografias, entre outros. Atualmente, esta técnica pode ser simulada digitalmente.
Exemplos: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Fado Lusitano (1994).
NOTA: Um filme de animação pode englobar várias ou todas as técnicas.
Exemplo de um filme que usa técnica mista: “Os Demónios do meu Avô”: 3D e stop-motion.
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS FILMES
1. Conversa sobre a sessão, assinalando os aspetos que mais se apreciaram e os considerados menos bem conseguidos.
2. Utilizar o Guião pedagógico para conversar sobre as diferentes técnicas de cinema de animação.
3. Pedir aos alunos que escolham um filme e que criem um fim alternativo ou continuem o argumento. Perceber como a partir de um mesmo filme se constroem narrativas diferentes.
4. Conversar sobre a importância da banda sonora.
5. Gerar um debate sobre possíveis temáticas, a sua importância e pertinência.
6. Criar um personagem, atribuindo-lhe um nome e descrevendo, em pormenor, as suas características morfológicas e psicológicas.
PROPOSTA DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Cria um Fenacistoscópio
O que é?
Do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829.
Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.
Pouco depois da sua invenção, Plateau descobriu que o número de imagens para criar uma ilusão de movimento ótima era 16, o que posteriormente utilizariam os primeiros cineastas usando 16 fotogramas por segundo para as primeiras películas.
Quanto às imagens para o teu fenacistoscópio, tu é que decides o que queres desenhar.
Materiais:
• Compasso
• Cartão duro
• Cartolina branca e preta
• Atache
• Papel autocolante colorido
• Régua ou esquadro
• Tesoura e x-ato
• Marcadores
• Cola
Passos:
Passo 1: Com o compasso faz duas circunferências (uma na cartolina branca e outra na preta) com 25 cm de diâmetro.
Passo 2: Divide o círculo branco em oito partes iguais, fazendo passar pelo centro uma reta horizontal, uma vertical e duas diagonais.
Passo 3: Corta oito ranhuras junto às linhas desenhadas, com 4 cm de comprimento cada.
Passo 4: Contorna os traços que dividem o círculo com o marcador preto e faz uma ilustração repetida em cada divisão de modo a sugerir movimento.
Passo 5: Com o x-ato corta um retângulo de cartão com 40 x 4 cm e forra-o com papel autocolante.
Passo 6: Fura o centro do disco com um lápis e coloca um atache no centro, fixando-o ao retângulo.
Vira o disco animado para um espelho e espreita por uma das ranhuras. Fixa o olhar no espelho e roda o disco continuamente. Diverte-te a ver os teus desenhos a mexerem-se!
Guião: PROGRAMA ESCOLAS - Secundário
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
2D
A animação 2D é construída através de uma série de desenhos (24 imagens por segundo) que, quando reproduzidos em sequência, criam a ilusão de movimento.
Estes desenhos podem ser feitos tradicionalmente ou através do computador.
No método tradicional é utilizada uma mesa de luz e folhas de papel ou acetatos.
A animação digital, a mais comum atualmente, é feita com recurso a mesas de desenho digitais.
Exemplos: História Trágica com Final Feliz (2005); Poyno (2008); Purpleboy (2019).
3D
A animação 3D ou CGI (computer-generated imagery, isto é, imagens geradas por computador) é feita com recurso a softwares de modelagem 3D. Através das ferramentas destes programas podem criar-se objetos, personagens e cenários tridimensionais.
Exemplos: Toy Story (1995); Louise à Beira-mar (2016); Aya e a Feiticeira (2021).
STOP-MOTION
A animação stop-motion (ou de volumes) consiste na criação de movimento (ilusório) a partir da captação de imagens estáticas que são reproduzidas em sequência.
A cada imagem, os objetos vão sendo movidos de acordo com a continuidade lógica do movimento e das ambições narrativas. Um filme em stop-motion pode ser construído a partir de diversos materiais, desde plasticina, areia, comida, cartão, plástico, tecido, etc…
Exemplos: A Suspeita (1999); A Minha Vida de Courgette (2016); O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019).
RECORTES
A animação de recortes é uma ramificação do stop-motion. As personagens, cenários e objetos que compõem o filme são recortados a partir de materiais como papel, cartão, plástico, tecido, madeira, fotografias, entre outros. Atualmente, esta técnica pode ser simulada digitalmente.
Exemplos: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Fado Lusitano (1994).
NOTA: Um filme de animação pode englobar várias ou todas as técnicas.
Exemplo de um filme que usa técnica mista: “Os Demónios do meu Avô”: 3D e stop-motion.
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS FILMES
1. Conversa sobre a sessão, assinalando os aspetos que mais se apreciaram e os considerados menos bem conseguidos.
2. Utilizar o Guião pedagógico para conversar sobre as diferentes técnicas de cinema de animação.
3. Pedir aos alunos que escolham um filme e que criem um fim alternativo ou continuem o argumento. Perceber como a partir de um mesmo filme se constroem narrativas diferentes.
4. Conversar sobre a importância da banda sonora.
5. Gerar um debate sobre possíveis temáticas, a sua importância e pertinência.
6. Criar um personagem, atribuindo-lhe um nome e descrevendo, em pormenor, as suas características morfológicas e psicológicas.
PROPOSTA DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS
> Criar um Stop Motion
O QUE É?
Stop Motion é uma técnica que utiliza a estruturação sequencial de diversas fotografias do mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.
Esta técnica usa o fenómeno da Persistência Retiniana ou Persistência da Visão, ou seja, provoca uma ilusão no cérebro humano de que o objeto está a mover-se, quando passa uma sequência de imagens num determinado período de tempo, criando uma ilusão de ótica.
COMO FAZER
Apesar de parecer simples, este tipo de animação envolve uma série de elementos para que fique perfeita.
Para fazer animações em stop motion é preciso ter um equipamento de captura de imagem (câmara fotográfica), o elemento que vai ser animado (boneco de plasticina ou articulado; objetos inanimados; recortes;…) e um dispositivo para a pós-produção (computador; tablet ou telemóvel).
Estas fotografias normalmente são tiradas no mesmo sítio, mas o objeto sofre pequenas mudanças de posição, o que dá uma ideia de movimento.
Resumidamente, para criar esta animação é necessário posicionar o objeto, tirar a fotografia, fazer uma pequena alteração, tirar outra foto, e assim sucessivamente. Quando se junta tudo no final e se reproduz a alta velocidade, é criada a ilusão de movimento, o objeto ganha vida e parece que se move sozinho.
STOP MOTION STUDIO
O Stop Motion Studio é uma aplicação disponível para todos os dispositivos, utilizada para criar filmes e vídeos em stop motion.
Com esta app é possível tirar fotografias com o telemóvel ou usar um dispositivo secundário como uma câmara. Embora a versão gratuita não tenha disponível todos os efeitos de imagem ou sonoros, tem todas as funcionalidades principais para captar/editar as imagens e produzir uma animação em stop motion.
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
2D
A animação 2D é construída através de uma série de desenhos (24 imagens por segundo) que, quando reproduzidos em sequência, criam a ilusão de movimento.
Estes desenhos podem ser feitos tradicionalmente ou através do computador.
No método tradicional é utilizada uma mesa de luz e folhas de papel ou acetatos.
A animação digital, a mais comum atualmente, é feita com recurso a mesas de desenho digitais.
Exemplos: História Trágica com Final Feliz (2005); Poyno (2008); Purpleboy (2019).
3D
A animação 3D ou CGI (computer-generated imagery, isto é, imagens geradas por computador) é feita com recurso a softwares de modelagem 3D. Através das ferramentas destes programas podem criar-se objetos, personagens e cenários tridimensionais.
Exemplos: Toy Story (1995); Louise à Beira-mar (2016); Aya e a Feiticeira (2021).
STOP-MOTION
A animação stop-motion (ou de volumes) consiste na criação de movimento (ilusório) a partir da captação de imagens estáticas que são reproduzidas em sequência.
A cada imagem, os objetos vão sendo movidos de acordo com a continuidade lógica do movimento e das ambições narrativas. Um filme em stop-motion pode ser construído a partir de diversos materiais, desde plasticina, areia, comida, cartão, plástico, tecido, etc…
Exemplos: A Suspeita (1999); A Minha Vida de Courgette (2016); O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019).
RECORTES
A animação de recortes é uma ramificação do stop-motion. As personagens, cenários e objetos que compõem o filme são recortados a partir de materiais como papel, cartão, plástico, tecido, madeira, fotografias, entre outros. Atualmente, esta técnica pode ser simulada digitalmente.
Exemplos: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Fado Lusitano (1994).
NOTA: Um filme de animação pode englobar várias ou todas as técnicas.
Exemplo de um filme que usa técnica mista: “Os Demónios do meu Avô”: 3D e stop-motion.
PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DOS FILMES
1. Conversa sobre a sessão, assinalando os aspetos que mais se apreciaram e os considerados menos bem conseguidos.
2. Utilizar o Guião pedagógico para conversar sobre as diferentes técnicas de cinema de animação.
3. Pedir aos alunos que escolham um filme e que criem um fim alternativo ou continuem o argumento. Perceber como a partir de um mesmo filme se constroem narrativas diferentes.
4. Conversar sobre a importância da banda sonora.
5. Gerar um debate sobre possíveis temáticas, a sua importância e pertinência.
6. Criar um personagem, atribuindo-lhe um nome e descrevendo, em pormenor, as suas características morfológicas e psicológicas.
PROPOSTA DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS
> Criar um Stop Motion
O QUE É?
Stop Motion é uma técnica que utiliza a estruturação sequencial de diversas fotografias do mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.
Esta técnica usa o fenómeno da Persistência Retiniana ou Persistência da Visão, ou seja, provoca uma ilusão no cérebro humano de que o objeto está a mover-se, quando passa uma sequência de imagens num determinado período de tempo, criando uma ilusão de ótica.
COMO FAZER
Apesar de parecer simples, este tipo de animação envolve uma série de elementos para que fique perfeita.
Para fazer animações em stop motion é preciso ter um equipamento de captura de imagem (câmara fotográfica), o elemento que vai ser animado (boneco de plasticina ou articulado; objetos inanimados; recortes;…) e um dispositivo para a pós-produção (computador; tablet ou telemóvel).
Estas fotografias normalmente são tiradas no mesmo sítio, mas o objeto sofre pequenas mudanças de posição, o que dá uma ideia de movimento.
Resumidamente, para criar esta animação é necessário posicionar o objeto, tirar a fotografia, fazer uma pequena alteração, tirar outra foto, e assim sucessivamente. Quando se junta tudo no final e se reproduz a alta velocidade, é criada a ilusão de movimento, o objeto ganha vida e parece que se move sozinho.
STOP MOTION STUDIO
O Stop Motion Studio é uma aplicação disponível para todos os dispositivos, utilizada para criar filmes e vídeos em stop motion.
Com esta app é possível tirar fotografias com o telemóvel ou usar um dispositivo secundário como uma câmara. Embora a versão gratuita não tenha disponível todos os efeitos de imagem ou sonoros, tem todas as funcionalidades principais para captar/editar as imagens e produzir uma animação em stop motion.