cina298_Depersonalization_1_curtas_2023

Depersonalization

Spartak Yordanov (Bulgária)

Sinopse:

O filme interpreta o tema da perda de personalidade, a chamada “despersonalization” – um estado em que o indivíduo perde a capacidade de se sentir a si próprio, as suas emoções e até o seu corpo. O mundo do filme é criado através do movimento do pigmento, da tinta, do fluido, utilizando a técnica da “pintura sob a câmara”. Os acontecimentos fluem uns para os outros, degeneram na lógica de uma aleatoriedade irreversível e não natural. A sua metamorfose faz colidir o curso evolutivo com o seu oposto – a árvore cresce e enterra a sua copa de novo na terra, o mundo regressa à matéria primordial, o consumidor é consumido.

Spartak Yordanov

Spartak Yordanov é um artista visual de Sófia, Bulgária, nascido em 1979. Licenciou-se em Belas Artes na Academia Nacional de Artes da Bulgária.
Realizou várias exposições individuais na Bulgária e em Antuérpia, na Bélgica. Participou em mais de 20 exposições conjuntas na Bulgária e no estrangeiro. Em 2009, participou no Sarajevo Talent Campus. Spartak é um artista visual que trabalha no domínio da pintura sob câmara e da videoarte experimental e da performance audiovisual. Nas suas obras, utiliza várias técnicas e materiais (papel fotográfico, aerógrafo, acrílico, tinta a óleo, fósforo, PVC e superfícies metálicas), combinando métodos consagrados de representação com conceitos contemporâneos, integrando frequentemente nas suas obras de vídeo, como molduras, fases fotografadas da criação de uma pintura.
“Depersonalization” é a estreia de Spartak Yordanov como realizador de animação.