Destaques

Dois filmes exibidos no CINANIMA eram candidatos aos Óscares

Na madrugada de domingo para segunda-feira, todos os amantes do cinema centraram a sua atenção naquela que é a maior e mais mediática cerimónia de atribuição de prémios do cinema. Nesta 86ª edição dos Óscares, os nomeados para Melhor Curta-Metragem de Animação eram: Feral, do realizador português Daniel Sousa. Em 2012, conquistou o prémio RTP: Onda Curta no CINANIMA.  Este é o seu sexto filme, e entre os cerca de quarenta festivais onde já foi exibido foi colecionando prémios. Entre eles, três distinções no festival francês de Annecy ou o prémio de melhor filme de animação do festival Anima Mundi do Rio de Janeiro.

Daniel Sousa e Dan Golden Foto Aaron Poole  ©A.M.P.A.S.
Daniel Sousa e Dan Golden
Foto Aaron Poole ©A.M.P.A.S.

Os restantes nomeados eram: Get a horse, de Lauren MacMullan e produzido pela Disney; Possessions, do japonês Shuhei Morita, Room on the broom, de Max Lang e Jan Lachauer, em representação do Reino Unido. Mr. Hublot, de Laurent Witz e Alexandre Espigares, numa co-produção Franco-Luxemburguesa, é o grande vencedor nesta categoria.

Na categoria Melhor Filme de Animação os nomeados eram: Ernest & Célestine, de Stéphane Aubier, Benjamin Renner, Vincent Patar (França), inspira-se nas delicadas personagens criadas pela ilustradora belga Gabrielle Vincent. Esta deliciosa animação foi exibida na Pré- Abertura da Edição de 2013 do CINANIMA, no dia 10 de novembro. Este filme conta a história do mundo convencional dos ursos, onde é mal visto estabelecer amizade com um rato. Mas Ernest é um urso diferente, palhaço e músico, que acolhe a pequena Celestine, uma órfã que se sente sozinha no mundo subterrâneo dos roedores. Estes dois solitários vão reconfortar-se e apoiar-se, e confrontar a ordem estabelecida.

Os Croods, Gru – O Maldisposto 2, The Wind Rises eram os restantes filmes a debaterem-se pelo Óscar. No entanto, o grande vencedor desta categoria foi Frozen, de Chris Buck e Jennifer Lee. Produzido pela Disney, esta película é vagamente inspirada no conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen.

One thought on “Dois filmes exibidos no CINANIMA eram candidatos aos Óscares

  1. I simply want to tell you that I’m very new to blogging and seriously liked you’re blog. Probably I’m planning to bookmark your blog . You amazingly come with fantastic stories. Thanks a bunch for revealing your blog site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.