Oficinas 2018

Para se inscrever nas seguintes oficinas do CINANIMA 2018 aceda ao formulário de inscrição, que deverá ler com a máxima atenção, e siga as instruções.

Para mais informações ou dúvidas, contacte-nos para: workshops@cinanima.pt


A luz no multiplano

Orientador: Abi Feijó

Apresentação: Sem luz não há imagem. Neste pequeno workshop pretende-se consciencializar as potencialidades que a manipulação da luz oferece na criação do ambiente das imagens. O Multiplano permite-nos iluminar separada e independentemente cada um dos níveis, potencializando a criação de contrastes (claro / escuro). Iluminar um “set” é, muitas vezes, mais do que colocar as luzes, colocar as sombras.

Data: 14 de novembro (quarta-feira)

Horário:
Manhã: 10:00/13:00
Tarde: 14:30/17:30

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Limite de participantes: 16

Número mínimo de participantes: 10

Valor da inscrição: 35 euros

Destinatários: Realizadores, animadores, professores, educadores e estudantes e todos os interessados em animação.



Introdução à animação 3D em BLENDER

Orientador: Luís Félix Alípio

Apresentação: Introdução de processos de animação por keyframe em objetos simples em ambiente 3D. Utilização de deformadores para exemplificar a importância dos princípios de animação na expressividade do movimento.

Data: 15 de novembro (quinta-feira)

Horários:
Manhã: 10:00 / 13:00
Tarde: 14:30/17:30

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário: Computador portátil com versão atualizada do software de criação e animação 3D – BLENDER instalado

Limite de participantes: 16

Número mínimo de participantes: 6

Valor da inscrição: 20 euros

Destinatários: Alunos de escolas secundárias e público em geral que tenham interesse em animação 3D.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

Em colaboração com: 


Monstros das Caixas

Orientador: Luís Leite

Apresentação: Workshop sobre videomapping em objetos.

Data: 16 de novembro (sexta-feira)

Horários:
Tarde: 14:30/17:30

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário: Computador portátil

Limite de participantes: 12

Valor da inscrição: 20 euros

Destinatários: Animadores, estudantes de ensino superior artístico e interessados na animação.

Em colaboração com: 


WORKSHOPS NOITES CINANIMA

Estes workshops contam com a colaboração do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Logo_01MIA IPCA

12 a 16 de novembro
21:00H/24:00H
Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho
Valor da inscrição: O participante poderá inscrever-se separadamente em cada uma das oficinas, com o custo de 7 euros para cada uma. Caso opte por se inscrever nas 5 oficinas, o custo total é de 25 euros.

 

Workshop 1

INTRODUÇÃO À MODELAÇÃO DE PERSONAGENS 3D EM BLENDER

Orientadora: Rebeca das Neves

Segunda-feira – 12 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Introdução à criação de personagens em ambiente 3D. Através de imagens criadas pelos participantes, pretende-se abordar os princípios da modelação de uma personagem em 3D.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

  • Computador (portátil)
  • Rato ou mesa digitalizadora
  • Blender (instalado)
  • Desenhos de um personagem simples para modelar (facultativo)

Sugestão de participantes: 15

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 2

EXPERIMENTAÇÃO E CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS PARA ANIMAÇÃO

Orientadora: Gabriela Sá

Terça-feira – 13 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Este workshop tem como objectivo o desenvolvimento de personagens para animação partindo de uma ideia, conceito ao croquis e registo gráfico.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário: Papel (caderno, folhas soltas, diferentes tipos) e materiais riscadores (lápis, marcadores, canetas)

Sugestão de participantes: 20

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 3

INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO 2D UTILIZANDO O AFTER EFFECTS

Orientadora: Alexandra Allen

Quarta-feira – 14 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Este workshop tem como objectivo a introdução ao software Adobe After Effects. Será feita uma abordagem ao ambiente de trabalho e ferramentas. Apresentação de processos e técnicas de animação para realização de pequenos exercícios de animação 2D.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

  • Computador portátil;
  • Software Adobe After Effects (instalado)

Sugestão de participantes: 15

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 4

INTRODUÇÃO AOS EFEITOS ESPECIAIS EM AFTER EFFECTS

Orientadores: Ricardo Adrêgo, Alexandra Allen

Quinta-feira – 15 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: O workshop irá centrar-se nos processos de criação e animação de efeitos especiais para um pequeno excerto de filme inspirado na imagética da saga Star Wars – um pequeno confronto de sabres de luz. Para o efeito iremos simular um pequeno estúdio com o auxílio de ferramentas como câmara de vídeo, luzes e um tecido greenscreen. E os participantes serão convidados a formarem grupos de dois para actuarem. Após uma breve introdução ao software Adobe After Effects CC iremos editar as encenações gravadas anteriormente, adicionar e animar os efeitos de sabre de luz.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário: 

  • Computador portátil
  • Adobe After Effects CC (instalado)
  • Rato

Sugestão de participantes: 16

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação, cinema e efeitos especiais.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

Por favor, não tragam roupas verdes, pois o efeito de greenscreen poderá não funcionar da forma mais adequada.

 

Workshop 5

RIGGING E SKINNING EM BLENDER

Orientador: Paulo Korpys

Sexta-feira – 16 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Este workshop tem como objetivo o desenvolvimento de ossos virtuais (rigs) para personagens 3D.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

  • Computador (portátil)
  • Rato ou mesa digitalizadora
  • Blender (instalado)
  • Desenhos de um personagem simples para modelar (facultativo)

Sugestão de participantes: 15

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.