O CINANIMA celebra os 30 anos da Animanostra com uma exposição de trabalhos de 11 ilustradores que realizaram filmes para esta produtora de referência. Juntando num só espaço alguns dos nomes maiores da ilustração nacional, procurámos pôr em contraste o seu trabalho de ilustração, banda desenhada e animação: durante 3 semanas, a galeria da junta de Espinho será transformada no centro de excelência da ilustração em Portugal.
Local: Junta de Freguesia de Espinho
Data: 8 a 30 novembro
Hora: 10h00 às 17h30

ANDRÉ LETRIA
André Letria nasceu em 1973, em Lisboa. É ilustrador e já fez cenografia para teatro e cinema de animação. As suas ilustrações preenchem páginas de livros e jornais desde 1992. Ganhou prémios, perdeu cabelo e participou em exposições. Alguns dos seus livros estão publicados em vários países. Em 2006, criou o Farol de Sonhos – Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil e, em 2010, fundou o Pato Lógico.

ANDRÉ RUIVO
André Ruivo é formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, graduado em Comunicação pelo Royal College of Art de Londres, tem mestrado em Cinema de Animação e ganhou bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalha como ilustrador para revistas e jornais como o Público, O Independente, O Combate, Visão e Ler.

CATARINA SOBRAL
Catarina Sobral nasceu em 1985, em Coimbra.
É ilustradora e designer de comunicação, com incursões nas áreas da gravura e do cinema de animação. É autora dos livros Greve (Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração 2011), Achimpa (eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores) e O Meu Avô (com ilustrações seleccionadas para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha 2014 que receberam o International Illustrators Award.

FERNANDO RELVAS
Fernando Carlos Nunes de Melo Relvas (Lisboa, 20 de setembro de 1954 – Amadora, 21 de novembro de 2017) foi um desenhador e autor de banda desenhada português. Colaborou em numerosas publicações, como a revista Tintim, o semanário Se7e ou O Inimigo. Publicou vários álbuns de bd, entre os quais se destacam Karlos Starkiller, L123 e O Nosso Primo em Bruxelas.

FILIPE ABRANCHES
Filipe Abranches nasceu em 1965, em Lisboa.
É licenciado em Realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Coordenou o primeiro mestrado em Ilustração do país, na Escola Superior Artística de Guimarães, e foi professor no Departamento de Ilustração/Banda Desenhada do Ar.Co. Lisboa. Ilustrou para o semanário Expresso e publicou em jornais como o Público, Le Monde, O Independente e o Jornal i.
No início dos anos 90, estreou-se em BD na revista LX Comics. Ganhou a primeira bolsa de criação literária para BD, foi autor convidado no Salon du Livre de Paris em 2000 e, no ano seguinte, adquiriu a bolsa Découverte do Centre National du Livre de France. Em 2009, venceu o prémio Restart no Festival IndieLisboa com o seu primeiro filme de animação, os Pássaros. Realizou, entretanto, dois outros filmes: Sanguetinta, que estreou no Curtas de Vila do Conde, em 2012, e Chatear-me-ia morrer tão joveeeeem, com estreia no festival IndieLisboa, em 2016.

JOANA ROSA BRAGANÇA
Joana Rosa Bragança (1986) é uma artista plástica e ilustradora que vive e trabalha atualmente em Olhão, a cidade onde cresceu. Estudou Pintura e Ilustração em Évora e em Lisboa, e tem exposto o seu trabalho colectiva e individualmente em Portugal e no estrangeiro, assim como publicado em livros, fanzines, jornais e revistas. Nas suas obras mistura com frequência sonhos, humor e delicadeza, sendo as aguarelas e a tinta-da-china os seus materiais de eleição do momento, para além da gravura em linóleo e, mais recentemente, a animação.

JOÃO FAZENDA
João Fazenda nasceu em 1979, em Lisboa. Vive e trabalha entre Londres e na sua cidade natal. É um ilustrador português que se divide entre o desenho, a animação, a banda-desenhada e, ocasionalmente, a pintura. Desde cedo que começou a colaborar com franzines de banda desenhada e, no secundário, teve o seu primeiro livro publicado entre aulas e bandas de rock. Mais tarde estudou Design Gráfico e formou-se na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Tem vários livros e filmes de animação produzidos.

JOSÉ BANDEIRA
José Bandeira nasceu em Lisboa em Setembro de 1962. Iniciou a sua carreira de cartunista político em 1983 no Diário de Notícias, onde publicou, a partir de 1990, a série diária «Cravo & Ferradura», tendo trabalhado desde então para vários jornais e revistas. Também faz BD, área em que conquistou diversos prémios, e ilustração para livros. Em 2003 publica o álbum Namoros, Casamentos e Outros Desencontros (Gradiva), distinguido com o prémio Melhor Álbum de Tiras Humorísticas 2003 do Salão de Banda Desenhada da Amadora. Foi várias vezes galardoado no Salão Nacional de Caricatura, cujo Grande Prémio lhe foi atribuído em 2004. Ainda em 2004 recebeu o Prémio Stuart. Tem participado em inúmeras exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Croácia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, China, Turquia). Está representado no Sammlung Karikaturen & Cartoon Basel (na Suíça) e na antologia Os Melhores Cartoons Políticos da Actualidade (vol. 1992). Actualmente publica no DN e no JN.

PAULO MONTEIRO
Paulo Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia em 1967. A partir dos 13 anos começou a ilustrar fanzines de poesia, cartazes e murais. Em 1987 matriculou-se em Letras, na Universidade de Lisboa. Durante esse período estudou Pintura e Cenografia para Teatro. Quando se licenciou, em 1991, foi viver para Beja, a sua cidade adotiva.

PEDRO BRITO
Realizador. Licenciado em Design de Comunicação pelo IADE em 1998.Começou a explorar a linguagem da bd e ilustração em 1992 na companhia de Marcos Farrajota, criando em conjunto o fanzine “Mesinha de Cabeceira”, colaboração que se manteve até 1996. Publicou sete títulos de banda desenhada, realçando “Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus Sonhos” com João Fazenda (Edições Polvo) tendo recebido o Prémio Melhor Álbum Português de Banda Desenhada – Festival BD Amadora 2001 e Prémio do Público 2001. Este livro foi publicado recentemente por duas editoras estrangeiras, Six Pieds Sur Terre (Suíça) e Taurus Media (Polónia). Desde 1997 colabora com a produtora de cinema de animação Animanostra, tendo já realizado, cinco curtas metragens e participado em várias produções como “Angelitos”, “Jardim da Celeste” e “Ilha das Cores”. Foi também assistente de realização do filme “Olhos do Farol” de Pedro Serrazina produzido pela Sardinha em Lata.

TIAGO ALBUQUERQUE
Tiago Albuquerque nasceu em Lisboa, em 1982.
Divide o seu tempo entre a ilustração, o design, a animação, a música e a banda desenhada. Formou-se em Artes Plásticas/Banda Desenhada no Ar.Co Lisboa. Atualmente, colabora com diversos jornais e revistas nacionais, ilustra livros e capas de discos. Enquanto designer gráfico, cria cartazes de teatro e cinema, CDs e capas de livros. Colaborou com Feltrinelli, Pato Lógico, Edições Asa, Editorial Caminho, Gado Filmes, Fundação Calouste Gulbenkian, Polvo, Quasi e Teatromosca. Foi distinguido pelo Melhor Filme de Animação no Animatu, com o prémio de Melhor Ilustrador Português de Livro Infantil no Amadora BD e com uma Menção Especial atribuída pelo Prémio Nacional de Ilustração.