A animação e as suas técnicas são um excelente instrumento pedagógico
motivador dos alunos para aprendizagens significativas. Partindo desta premissa,
o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho
vai oferecer Ações de Formação de Curta Duração (3h) com conteúdos desta
natureza. Estas ações são reconhecidas e certificadas para progressão
de carreira de todos os docentes do Ensino Básico e Secundário, pelo Centro
de Formação da Associação para Formação ATEXXI, entidade formadora
certificada | Registo de Acreditação nº CCPFC/ENT-NI-0192/23.

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Inscrição/Frequência:
1 ACD = 10€
2 ACD = 15€
3 ACD = 20€
4 ACD = 25€

Inclui:
Diploma/Certificado de Formação; convite para sessão de abertura do Festival e welcome drink (necessário confirmação); livre trânsito para masterclasses, encontros, debates e simpósios; acesso ao Catálogo Digital do Festival.

CONSULTAR OS DOCUMENTOS:
PROGRAMAS:

Ação 1 (13 de novembro): Stop Motion como prática pedagógica 

Ação 2 (15 de novembro): Criar, Articular e Animar. Animação com recortes (cutout)

Ação 3 (16 de novembro): Observar para desconstruir estereótipos na representação e criação de personagens na prática pedagógica

Ação 4 (16 de novembro): Filosofia com cinema para crianças (Prática pedagógica e didática)

Ação 5 (17 de novembro): Animação Expandida – Da animação performativa à animação em realidade Virtual

AÇÃO 1

Stop Motion como Prática Pedagógica

Nesta formação serão fornecidas ferramentas práticas para desenvolver trabalhos de animação stop-motion, estimulando a criatividade e encontrando um diferente meio expositivo.
A animação é um processo moroso realizado em equipa, que percorre diferentes fases – pré-produção, produção, pós-produção. Nesta formação pretende-se abordar e demonstrar o desenvolvimento destas três fases, tendo em conta os processos que correspondem a cada uma delas. Será uma formação teórico-prática, onde cada formando irá executar exercícios de animação através de uma ferramenta simples – o smartphone -, o que permite a sua realização na sala de aula de forma bastante prática e intuitiva.

Nota Biográfica (Joana Nogueira): Licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR, 2009) e Mestre em Ilustração e Animação (IPCA, 2016), sente dificuldade em definir aquilo que faz. Quer fazer tudo aquilo que não está a fazer e adormece a pensar “amanhã é que vai ser”. Faz rimas sem querer. Realizadora de cinema de animação, ceramista apaixonada, construtora de marionetes para stop-motion e colaboradora em criação artística para teatro de marionetas. Uma mão cheia de bonecos.

Dia: 13 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formadora: Joana Nogueira

Nº de horas: 3

Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho

Material dos Formandos: Smartphone com app Stop Motion Studio (gratuita) instalada, carregador de smartphone, tripé para smartphone

Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras pessoas
interessadas.

Nº máximo de participantes: 12

AÇÃO 2

Criar, Articular e Animar Animação com Recortes - Cutout

O avanço da tecnologia permitiu que qualquer  pessoa, mesmo sem grandes recursos tecnológicos, possa fazer um filme de animação já com qualidade profissional. Isto também se aplica às escolas. Os professores dispõem, hoje em dia, de recursos tecnológicos que há duas décadas eram escassos ou incipientes, tendo a possibilidade de abordar o conteúdo da imagem animada para além dos brinquedos óticos, quer em sala de aula, quer em contexto de clube.
O cinema de animação permite iniciar os alunos para a diversidade da linguagem cinematográfica, bem como desenvolver a reflexão e a crítica a respeito dos conteúdos audiovisuais aos quais somos expostos diariamente.

Conceito
1. Criação de personagens em diferentes suportes
(cartolina, papel, cartão, tecido..).
2. Recortes das personagens e articulação (de acordo com o suporte).
3. Animação das personagens criadas.

Nota Biográfica (João Católico): Licenciou-se como professor de Educação Visual em 1991, ingressou em 1993 na Pós-Graduação em Comunicação Visual na Escola Superior de Arte e Design do Porto. Conclui o Mestrado em Ensino de Educação Visual em 2011 na Escola Superior de Educação do Porto. Fez parte da Comissão Organizadora do CINANIMA entre 1992 e 1997; em 2018 regressa ao CINANIMA como coordenador do seu Serviço Educativo onde dinamizou e organizou workshops CINANIMA, orientou ainda o programa Crianças Prime1rº tendo realizado e produzido 12 curtas de animação durante dois anos, com alunos do 1.º ciclo em diferentes escolas do concelho de Espinho e Ovar. Atualmente é professor no Agrupamento de Ovar Sul, onde coordena o Plano Nacional de Cinema desde 2013, orienta e dinamiza o projeto de imagem animada “Letras & Imagens” em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.

Dia: 15 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formador: João Católico

Nº de horas: 3

Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho

Material dos Formandos: Computador portátil e, se possível, webcam

Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.

Nº máximo de participantes: 16

AÇÃO 3

Observar para Desconstruir Estereótipos na Representação e Criação de Personagens na Prática Pedagógica

Esta ação de formação pretende fomentar o diálogo e o pensamento crítico relativamente à representação de padrões e estereótipos presentes no cinema de animação, tendo como ponto de partida a criação e desenvolvimento de personagens. Primeiro, vamos interpretar e dialogar sobre diversos exemplos, a fim de consciencializar o grupo para os vieses presentes na representação de personagens no cinema de animação popular e contemporâneo. De seguida, faremos diversos exercícios de desenho e ilustração, encontrando formas de questionar e contrariar impulsos de desenho que perpetuam estereótipos nocivos ou redutores. Com estes exercícios, vamos demonstrar como podemos explorar linguagens diferentes e criar novos significados com os alunos.

Nota Biográfica (Gabriela Sá): Gabriela Sá é artista digital, investigadora e professora, especializada em narrativa e desenvolvimento visual para animação e videojogos. Atualmente é estudante de doutoramento em Design na FBAUP e leciona nos mestrados do IPCA.

Dia: 16 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formadora: Gabriela Sá

Nº de horas: 3

Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho

Material dos Formandos: Revistas para recortar

Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.

Nº máximo de participantes: 25

AÇÃO 4

Filosofia com Cinema para Crianças Prática Pedagógica e Didática

Educar o olhar para ampliar o pensar, o imaginar, o sentir e o agir.

1. Genealogias
1.1. Do pré-cinema ao cinema.
1.2. Da Filosofia para Crianças à Filosofia com Cinema para Crianças.
2. Abordagens metodológicas
2.1. Contemplar uma curta-metragem: uma experiência estética e ética.
2.2. Trabalho em grupo de exploração e descoberta de “dentro” para “fora” do filme e respetiva apresentação.

Nota Biográfica (Elsa Serqueira): Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o projeto “Filosofia com Cinema”. É professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, onde coordena o Plano Nacional de Cinema e dinamiza o Clube Filocinema, mestre na área da Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e Estudos Especializados em Filosofia para Crianças. Autora, dinamizadora de sessões de “Filosofia com Cinema para Crianças” (FcCpC), e com “Cineséniores” e oradora em Congressos sobre Filosofia, Educação e Cinema.
É Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Quinta Imagem (Casa Museu de Vilar), membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da Casa da Animação do Porto, da Magic Lantern Society (UK) e Representante dos Professores do Ensino Secundário no Conselho Municipal de Educação de Amarante. Membro do Júri de Apoio à Produção de Curtas-Metragens de ficção (2022) e Longas-Metragens de Animação (2023), Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Ministério da Cultura.

Dia: 16 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formadora: Elsa Cerqueira

Nº de horas: 3

Local: Sala/Varandim (2º andar) do Centro Multimeios de Espinho

Material dos Formandos: Computador portátil ou caderno

Público-alvo:Professores (Grupos 100
– Educação Pré-Escolar e 110 – Ensino Básico
– 1º Ciclo); Profissionais de Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.

Nº máximo de participantes: 25

AÇÃO 5

Animação Expandida – Da Animação Performativa à Animação em Realidade Virtual

Objetivos
– Divulgar tecnologias de interação e de representação (realidade aumentada) no contexto da animação digital;
– Permitir a utilização e exploração de um recurso simplificado na dinamização de conteúdos curriculares;
– Expandir o potencial do contador de histórias através da animação performativa;
– Utilizar os meios digitais como forte recurso didático-pedagógico;
– Mobilizar metodologias de trabalho de projeto no sentido da aquisição de aprendizagens diversificadas e integradas;
– Promover a formação integral do(s) aluno(s) tendo em conta a sua expressividade, criatividade e enquanto ser(es) social(ais).

Conteúdos
Introdução; Contextualização da Animação Performativa e Realidade Aumentada; Tecnologias de captura de movimento e inteligência artificial na produção de animação; Tecnologias de Realidade Aumentada. 

Nota Biográfica (Elsa Serqueira): Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o projeto “Filosofia com Cinema”. É professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, onde coordena o Plano Nacional de Cinema e dinamiza o Clube Filocinema, mestre na área da Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e Estudos Especializados em Filosofia para Crianças. Autora, dinamizadora de sessões de “Filosofia com Cinema para Crianças” (FcCpC), e com “Cineséniores” e oradora em Congressos sobre Filosofia, Educação e Cinema.
É Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Quinta Imagem (Casa Museu de Vilar), membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da Casa da Animação do Porto, da Magic Lantern Society (UK) e Representante dos Professores do Ensino Secundário no Conselho Municipal de Educação de Amarante. Membro do Júri de Apoio à Produção de Curtas-Metragens de ficção (2022) e Longas-Metragens de Animação (2023), Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Ministério da Cultura.

Dia: 17 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formador: Luís Leite

Nº de horas: 3

Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho

Material dos Formandos: Computador portátil ou caderno

Público-alvo: Professor de Educação Visual e Tecnológica (grupo 240),
Educação Tecnológica (grupo 530) ou Artes Visuais (grupo 600) e TIC (grupo 550). Profissionais das Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.

Nº máximo de participantes: 25

AÇÃO 6

Criar, Articular e Animar Animação com Recortes - Cutout

O avanço da tecnologia permitiu que qualquer  pessoa, mesmo sem grandes recursos tecnológicos, possa fazer um filme de animação já com qualidade profissional. Isto também se aplica às escolas. Os professores dispõem, hoje em dia, de recursos tecnológicos que há duas décadas eram escassos ou incipientes, tendo a possibilidade de abordar o conteúdo da imagem animada para além dos brinquedos óticos, quer em sala de aula, quer em contexto de clube.
O cinema de animação permite iniciar os alunos para a diversidade da linguagem cinematográfica, bem como desenvolver a reflexão e a crítica a respeito dos conteúdos audiovisuais aos quais somos expostos diariamente.

Conceito
1. Criação de personagens em diferentes suportes
(cartolina, papel, cartão, tecido..).
2. Recortes das personagens e articulação (de acordo com o suporte).
3. Animação das personagens criadas.

Nota Biográfica (João Católico): Licenciou-se como professor de Educação Visual em 1991, ingressou em 1993 na Pós-Graduação em Comunicação Visual na Escola Superior de Arte e Design do Porto. Conclui o Mestrado em Ensino de Educação Visual em 2011 na Escola Superior de Educação do Porto. Fez parte da Comissão Organizadora do CINANIMA entre 1992 e 1997; em 2018 regressa ao CINANIMA como coordenador do seu Serviço Educativo onde dinamizou e organizou workshops CINANIMA, orientou ainda o programa Crianças Prime1rº tendo realizado e produzido 12 curtas de animação durante dois anos, com alunos do 1.º ciclo em diferentes escolas do concelho de Espinho e Ovar. Atualmente é professor no Agrupamento de Ovar Sul, onde coordena o Plano Nacional de Cinema desde 2013, orienta e dinamiza o projeto de imagem animada “Letras & Imagens” em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.

Dia: 22 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formador: João Católico

Nº de horas: 3

Local: Biblioteca Municipal José Marmelo Silva  – Espinho

Material dos Formandos: Computador portátil e, se possível, webcam

Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.

Nº máximo de participantes: 16

AÇÃO 7

Stop Motion como Prática Pedagógica

Nesta formação serão fornecidas ferramentas práticas para desenvolver trabalhos de animação stop-motion, estimulando a criatividade e encontrando um diferente meio expositivo.
A animação é um processo moroso realizado em equipa, que percorre diferentes fases – pré-produção, produção, pós-produção. Nesta formação pretende-se abordar e demonstrar o desenvolvimento destas três fases, tendo em conta os processos que correspondem a cada uma delas. Será uma formação teórico-prática, onde cada formando irá executar exercícios de animação através de uma ferramenta simples – o smartphone -, o que permite a sua realização na sala de aula de forma bastante prática e intuitiva.

Nota Biográfica (Joana Nogueira): Licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR, 2009) e Mestre em Ilustração e Animação (IPCA, 2016), sente dificuldade em definir aquilo que faz. Quer fazer tudo aquilo que não está a fazer e adormece a pensar “amanhã é que vai ser”. Faz rimas sem querer. Realizadora de cinema de animação, ceramista apaixonada, construtora de marionetes para stop-motion e colaboradora em criação artística para teatro de marionetas. Uma mão cheia de bonecos.

Dia: 24 de novembro,
das 18h00 às 21h00

Formadora: Joana Nogueira

Nº de horas: 3

Local: Biblioteca Municipal José Marmelo Silva – Espinho

Material dos Formandos: Smartphone com app Stop Motion Studio (gratuita) instalada, carregador de smartphone, tripé para smartphone

Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras pessoas
interessadas.

Nº máximo de participantes: 12