FRAME – Ver e Fazer Cinema de Animação, que arrancou em março com um dos projetos de maior relevância no âmbito do Serviço Educativo do CINANIMA – o Crianças Prime1ro -, lança, ao longo do mês de maio, 3 iniciativas, dirigidas a alunos do 3º ciclo e ensino secundário nos Agrupamentos de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e Sophia de Mello Breyner.
No dia 16 de maio, a realizadora de cinema de animação Joana Nogueira apresenta, nas Conversas CINAnimadas, aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, o tema Da escultura ao cinema de animação – Uma realidade enquanto artista visual. A realizadora, nesta conversa informal, pretende abordar o seu percurso profissional que, embora multifacetado, enquanto artista visual, converge de um lugar-comum. Haverá também espaço para a projeção de filmes, imagens de making-of dos seus inúmeros trabalhos, e introdução de alguns materiais e objetos que fizeram parte dos filmes nos quais esteve envolvida.
Nos dias 18 e 23 de maio, as formadoras e realizadoras de cinema de animação Carolina Bonzinho e Inês Costa irão desenvolver oficinas de Stop Motion – Iniciação à Pixilação, nestes mesmos agrupamentos. Nestas oficinas, as formadoras Carolina Bonzinho e Inês Costa propõem uma breve contextualização da história do cinema de animação, ao partilharem referências autorais de filmes e animadores de Pixilação, e mostrando a possibilidade da utilização do próprio corpo enquanto marioneta, para criar uma pequena animação coletiva em turma, com o objetivo de promover a produção autónoma e coletiva de filmes de animação. Esta ação destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclos de ensino.

Joana Nogueira, licenciada em Artes Plásticas pela ESAD das Caldas da Rainha (2009). Mestre em Ilustração e Animação pelo IPCA de Barcelos (2016), onde focou o seu trabalho no desenvolvimento de personagens e construção de marionetas para animação. Frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Veneza, em Itália, ao abrigo do programa ERASMUS (2008-2009). Em 2022 fez a Pós-Graduação em Desenvolvimento Local e Colaborativo na Universidade Católica do Porto. Foi docente de Educação Visual (2009-2010) e de Comunicação Gráfica e Audiovisual (2010-2011), tendo continuado a desenvolver o seu trabalho artístico pessoal em paralelo numa procura por uma linguagem. Este percurso iniciou-se a partir de técnicas bidimensionais – pintura, serigrafia e água-forte – tendo descoberto a sua linguagem na tridimensionalidade através do cinema de animação em stop-motion e da cerâmica. Corealizou a curta metragem de animação documental ‘Pronto, era assim’ (2015) com Patrícia Rodrigues, produzida no âmbito da Academia RTP, tendo esta sido galardoada em diversos festivais nacionais e internacionais.
Em 2015 integrou a equipa da Casa da Animação, sediada no Porto, na qual colabora desde então, tendo sido membro da direção entre 2018 e 2022. Durante 2018 foi formadora de cerâmica para adultos, ao abrigo de um projeto de inclusão social, através da empresa Checklist, sediada nos Arcos de Valdevez. Corealizou o episódio 07 da série CRIAS (2019) com Patrícia Rodrigues, uma coprodução da Praça Filmes e Video Lotion. Este é um episódio realizado através da junção da técnica de stop-motion e animação 2D, que nos mostra a hora de dormir das crias de uma mãe ornitorrinco. Desde 2016 integrou um atelier de cerâmica no Porto – Oficina Brâmica – onde desenvolveu o seu trabalho e orientou workshops junto com a ceramista Teresa Branco. Em Março de 2020 fundou o seu atelier no Porto – Terra Boa – onde partilha espaço de trabalho com outros artistas da cidade e orienta oficinas de cerâmica. Em 2020 ilustrou o seu primeiro livro infantil, uma colaboração com Sinneswandel gGmbH (Alemanha), sobre a linguagem gestual alemã. Durante 2021 e 2022 foi diretora de construção, construiu marionetas, adereços, cenários e fez animação stop-motion em projetos da Produtora Animais: ‘Roupa Velha’ de Alice Eça Guimarães e ‘Casaco Rosa’ de Mónica Santos. Atualmente dedica-se ao cinema de animação e à produção do seu trabalho enquanto ceramista, e a sua terceira curta-metragem “Três Vírgula Catorze” encontra-se em produção, uma corealização com Patrícia Rodrigues. Para além da realização da curta-metragem, faz direção de arte e de construção, desenho de personagens e cenários, construção de marionetas, adereços e cenários.
Carolina Bonzinho é uma artista visual que atua nas áreas da animação e design. Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, passando pelo programa Erasmus+ na MOME em Budapeste. Vive atualmente no Porto onde nos últimos anos tem trabalhado com o estúdio de animação BAP. Desde 2020 que tem contribuído com animação e pintura em vários filmes de realizadores premiados como Laura Gonçalves, Alexandra Ramires e Vitor Hugo Rocha. Um dos projetos que também se destaca neste período foi o design do livro “ELO”, em colaboração com a realizadora Alexandra Ramires e a autora Regina Guimarães. Trabalhou também com o BEAST International Film Festival, nas edições de 2021 e 2022, enquanto webdesigner e developer. Atualmente investe em projetos de sua autoria no âmbito da animação e é formadora de workshops de stop-motion. O seu mais recente trabalho publicado é a co-realização e animação com Leander Meresaar do videoclipe “A Strange Feeling of Existential Angst” dos Sunflowers.

Inês Costa (Viseu, 1998) é mestre em Design da Imagem (2022) e licenciada em Design de Comunicação (2020) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Designer e artista gráfica, o seu trabalho de pesquisa foca-se sobretudo no papel da imagem na construção de narrativas que compõem a memória coletiva portuguesa, através do cruzamento do design e de suas práticas artísticas, problematizando a imagem enquanto ferramenta de linguagem e de ação sócio-política. Foi vencedora do Prémio de Aquisição da FBAUP com a curta-metragem Toque (2020) e do prémio de Melhor Filme de Produção Local no festival Vista Curta, com a curta-metragem Amélia (2021). O seu trabalho fez parte da seleção oficial de festivais como Curtas Vila do Conde, Vista Curta, Entre Olhares e Porto/Post/Doc e IndieLisboa. É artista convidada no projeto GAGE – Game Art Gender Equality apoiado pelo ITI/LARSyS e faz parte dos artistas selecionados para o projeto de residência de investigação artística MANIFEST, co-criado pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Europa Criativa.
