Genérico CINANIMA 2023

3, 2, 1 ação… está aí o genérico da 47ª edição do CINANIMA e com ele iniciamos a contagem decrescente para o Festival. O genérico deste ano foi produzido pelos alunos do 2.º ano, na unidade curricular Projeto II, da licenciatura em Imagem Animada da Universidade do Algarve. Esta foi uma oportunidade para muitos destes alunos terem contacto com a animação pela primeira vez, compreendendo o modo de funcionamento normal de uma equipa de animação na produção de um conteúdo. Eis o resultado:

Este ano lançamos o desafio da criação do genérico à Universidade do Algarve, a resposta ao nosso repto veio dos alunos do 2.º ano, na unidade curricular Projeto II, da licenciatura em Imagem Animada da Universidade do Algarve, sob orientação de João Raimundo e Marina Estela Graça. A licenciatura em Imagem Animada é a única no país que tem como objetivo a formação de animadores, isto é, profissionais capazes de compor movimento com sequências de imagens – existem outros cursos, mas são generalistas e direcionados para a realização. “Pretende-se que os alunos sejam capazes de assegurar as funções de intercalador ou de animador júnior em equipas de produção, após graduação”, explicou-nos a orientadora Marina Estela Graça.

A criação do genérico foi uma grande responsabilidade assumida por alunos que tiveram, pela primeira vez, o seu contacto com a animação. “A maior parte dos alunos chega à licenciatura sem qualquer experiência em animação, alguns não sabem sequer desenhar; outros não têm experiência com ferramentas digitais na área gráfica e da edição vídeo; muitos acreditam que é o computador quem anima. Por essa razão, durante o primeiro ano, os alunos realizam pequenos exercícios, com dificuldade progressiva, com o objetivo de irem ganhando familiaridade com objetivos, procedimentos e ferramentas”, esclarece a orientadora. “No segundo ano têm acesso às primeiras unidades curriculares de projeto. É nelas que compreendem o modo de funcionamento normal de uma equipa de animação na produção de um conteúdo, entre a fase de conceito e a edição final”.

Foi neste contexto de aprendizagem que os 30 alunos delinearam as tarefas e objetivos, organizaram-se em grupos de trabalho, escolheram conceitos e a técnica, estabeleceram um calendário e dividiram funções. O primeiro animatic (versão do genérico ainda apenas com o enquadramento e posicionamento fixo dos grafismos) foi feito sobre a click-track (banda sonora que estabelece o ritmo e permite planear sincronias com o movimento) fornecida pelo músico Manuel Ribeiro.

Entre o percurso da criação do genérico, segundo Marina Estela Graça “as maiores dificuldades foram as de acertar objetivos comuns de qualidade gráfica e de animação suficientes, dadas as diferenças entre alunos, de modo a conseguir unidade, não sobrecarregando ninguém e garantindo consecução de objetivos para todos”.

O CINANIMA agradece a Universidade do Algarve por terem aceitado o nosso desafio. Deixamos os créditos a quem de direito, eis a equipa do genérico da 47ª edição do CINANIMA:

Conceitos e animação:

  • Ana Cláudia Monteiro
  • Ana Filipa Alves
  • Ana Sofia Neto
  • Arianna Alvear
  • Beatriz Faria
  • Beatriz Santos
  • Elisabete Gonçalves
  • Érica Carlos
  • Felipe Breno
  • Francisco Carmo
  • Francisco Simões
  • Francisco Sousa
  • Gustavo Fruet
  • Inês Guerreiro
  • Ivo Francisco
  • Joana do Carmo
  • João Santos
  • Katsiaryna Paulovich
  • Larissa Menezio
  • Letícia Pessoa
  • Marcos Pacheco
  • Margarida Vieira
  • Maria da Silva
  • Mónica Appelt
  • Pedro Fernandes
  • Rita Ferreira
  • Sónia Pereira
  • Theodora Marques
  • Tiago Pedrosa
  • Tomás Mota

Assistentes de coordenação

  • Francisco Carmo
  • Mónica Appelt
  • Sónia Pereira
  • Gustavo Fruet

Coordenação

  • João Raimundo
  • Marina Estela Graça

Música

  • Manuel Ribeiro