“Ice Merchants”, de João Gonzalez, estreia no Festival de Cannes

O jovem realizador João Gonzalez vai estrear o seu mais recente filme – “Ice Merchants” – no Festival de Cannes.

O filme está selecionado para a secção competitiva do Festival de Cannes que decorrerá entre 17 e 28 de maio e que completa este ano 61 edições.

Depois dos premiados “Nestor” (Prémio António Gaio CINANIMA 2019) e “The Voyager” (Prémio Jovem Cineasta (+18 anos) CINANIMA 2018), “Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez e o primeiro como realizador profissional.

Para além de realizador, diretor de arte e animador (tendo consigo colaborado a animadora polaca Ala Nunu), João Gonzalez foi também instrumentista e compositor da banda sonora, que contou com a participação de Nuno Lobo na orquestração e de um grupo de músicos da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo). A sonoplastia ficou a cargo de Ed Trousseau, com gravação e mistura de Ricardo Real e Joana Rodrigues. Na coloração do filme trabalhou uma equipa transnacional de portugueses, polacos, franceses e ingleses.

Uma coprodução portuguesa (por Bruno Caetano na Cola – Coletivo Audiovisual), francesa (por Michaël Proença da Wild Stream) e inglesa (pela Royal College of Art ), “Ice Merchants” é distribuído pela Agência da Curta Metragem e apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

O CINANIMA congratula o realizador e regozija-se pela qualidade da animação portuguesa que chega cada vez mais longe e conta com um sólido reconhecimento nacional e internacional, conquistando salas de cinema em todo o mundo.