Júri Internacional
Competição Curtas-Metragens

Alice Guimarães
Alice Eça Guimarães sempre se sentiu atraída pelo universo da imagem animada e ao longo da sua vida profissional tem trabalhado tanto na área da publicidade como em cinema de animação. Os seus filmes têm sido reconhecidos com prémios de prestígio, como o Sophia para a melhor curta-metragem portuguesa.
Atualmente está a desenvolver um especial de Natal “Roupa Velha” e a trabalhar na pré-produção da curta-metragem “Porque hoje é Sábado”.

Chris Robinson
Chris Robinson é um escritor e autor canadiano. É também o Diretor Artístico do Festival Internacional de Animação de Ottawa (OIAF) e uma figura bem conhecida no mundo do cinema de animação, galardoado com o Prémio “Outstanding Contribution to Animation Studies”, 2020, pelo World Festival of Animation Film – Animafest Zagreb. Mais recentemente, foi distinguido com o Prémio Rene Jodoin pela contribuição em prol da animação canadiana.
Chris Robinson tem sido referido como “um dos especialistas estilisticamente mais originais e provocadores da história da animação”. Criou o seu próprio nome com uma coluna única e eclética a que deu o nome Animation Pimp, publicada numa revista e que, mais tarde, daria origem a um livro com o mesmo nome (a coluna foi mais tarde rebaptizada para Cheer and Loathing in Animation).
Mestre no uso de diferentes métodos e estilos de abordagem crítica e académica, Chris cobre uma vasta gama de temas canadianos e globais nos seus livros Estonian Animation: Between Genius and Utter Illiteracy, Unsung Heroes of Animation, Canadian Animation: Looking for a Place to Happen, Ballad of a Thin Man: In Search of Ryan Larkin, Animators Unearthed, Japanese Animation: Time out of Mind and Mad Eyed Misfits: Writings on Indie Animation.
Para além de escrever sobre animação, Chris foi ainda o argumentista da curta-metragem de animação premiada, Lipsett Diaries (2010), realizada por Theodore Ushev.
Actualmente, Chris está a escrever um livro sobre a história da animação de colagem e trabalha com o realizador alemão, Andreas Hykade, em My Balls Are Killing Me, uma novela gráfica sobre a sua experiência com o cancro. Está ainda a colaborar com Theodore Ushev numa longa-metragem de imagem real, Drivin’‘.

Emma de Swaef
Emma De Swaef é especializada em stop-motion e criação de bonecas. Os seus materiais de trabalho preferidos incluem lã, feltro e têxteis. Junto com Marc James Roels, ela fez a curta-metragem ‘Oh Willy…’ em 2012, uma curta-metragem em stop-motion que ganhou 80 prémios internacionais, incluindo o Cartoon d’Or e uma nomeação ao Cézar. Marc & Emma fizeram a longa-metragem ‘Ce Magnifique Gâteau!’, que estreou na Director’s Fortnight, em Cannes, Tiff e Telluride e teve lançamento cinematográfico na Bélgica, Holanda e EUA. Em 2022, eles realizaram o primeiro capítulo do filme antológico aclamado pela crítica ‘The House’ para a Netflix. Eles estão sediados na Antuérpia, Bélgica.

Tomm Moore
Co-fundador e Director Criativo do Cartoon Saloon.
Ao longo da história do Cartoon Saloon, Tomm trabalhou como Realizador, Diretor Artístico, Storyboarder, Animador e Ilustrador numa série de projetos do estúdio. Tomm realizou 3 longas-metragens de sucesso mundial. As três foram nomeadas para o Oscar™ da Melhor Longa de Animação no ACADEMY AWARD®: The Secret of Kells (2010) e, no seguimento espiritual, Song of the Sea (2015). A sua última longa-metragem Wolfwalkers, que corealizou com Ross Stewart, recebeu vários prémios da crítica, incluindo o Prémio LAFCA e o Prémio NYFCC, bem como nomeações para um Globo de Ouro e um Bafta e venceu em várias categorias, incluindo Melhor Realizador e Melhor Longa Independente nos Prémios Annie 2021. Trabalha atualmente como produtor em vários dos novos projetos de filmes e séries do Cartoon Saloon, bem como na sua formação artística pessoal.

Waltraud Grausgruber
Waltraud Grausgruber é directora e co-fundadora do “Tricky Women/Tricky Realities Festival” em Viena, Áustria. – o primeiro festival de filme de animação dedicado exclusivamente à animação por mulheres e que se realiza desde 2001.
Waltraud estudou teatro, cinema, comunicação e turismo, escreveu a sua tese de mestrado sobre cinema africano e foi investigadora visitante em França, Senegal e Burkina Faso. Concebeu vários festivais de cinema, respknsabilizou-se pela curadoria de programas de cinema internacionais e foi membro de júri em vários festivais. Recebeu o prémio Outstanding Artists Award do Ministério Federal Austríaco da Educação, Artes e Cultura e publicou livros como “Tricky Women_Animations Film Kunst von Frauen / Women in Animation”.
Competição Longas Metragens

Birgitta Hosea
Birgitta Hosea é Diretora do Centro de Pesquisa em Animação e Professora de Imagem em Movimento na Universidade para as Artes Criativas, Farnham. É artista, cineasta e curadora cujo trabalho envolve animação expandida e outros media audiovisuais.
As suas exposições mais recentes passaram por: ASIFAKEIL, Viena; National Gallery X; Bienais de Veneza e Karachi; Museus de Arte Contemporânea de Oaxaca e Chengdu; Galeria Hanmi, Seul. O seu trabalho está também presente no Tate Britain e no Centro de Arte Contemporânea de Paris. Foi premiada com um Adobe Impact Award, um MAMA Award pelo seu trabalho com hologramas e uma bolsa honorária da Royal Society of the Arts.
Anteriormente, foi Diretora de Animação no Royal College of Art (2016-2018), Diretora da Pós-Graduação do MA Character Animation (2000-2015) e Líder de Investigação em Performance (2011-2014) na Central Saint Martins, UAL. Entre vários artigos sobre ilustração e animação experimental destaca-se o seu livro mais recente – Performance Drawing: New Practices Since 1945 (Bloomsbury, 2020) com as coautoras Maryclare Foá, Jane Grisewood e Carali McCall.

Paulo Patrício
Nasceu no Huambo, Angola, passou por muitos lugares, vive actualmente no Porto e faz, literalmente, trinta por uma linha. O que é natural, tendo em conta que divide a sua actividade entre direcção de arte, desenho gráfico, performance ao vivo, ilustração, desenho e realização de cinema de animação.
Desenvolveu e criou trabalhos para as seguintes publicações, instituições, editoras e empresas: Accademia Nazionale di San Luca (Itália), Amnistia Internacional (México), Animais – AVPL, BPI, COR Arquitectos, Cruz Vermelha Internacional & Crescente Vermelho, Die Wochenzeitung (Suíça), L’Association (França), Expresso, FNAC, Fundação EDP, Pictoplasma (Alemanha), Público, Quaternaire, Take It Easy, TecMinho, Ordem dos Arquitectos, Zona de Obras (Espanha) – entre muitos outros.

Sam Ortí
Sam, nascido em Valência, dedicou os últimos 25 anos da sua vida a filmes de animação especializados em stop-motion. Tem investido muito do seu tempo e esforço no seu próprio trabalho, ganhando inúmeros prémios com curtas-metragens como “Encarna”, “The Werepig” ou “Vicenta” e a longa-metragem “Pos eso”. Atualmente Sam continua a trabalhar em projetos pessoais e a colaborar com empresas e estúdios de todo o mundo, expandindo os seus conhecimentos em novas áreas.
Filmografia: Encarna, 2003 (9’); Hermetico, 2004 (5´); Semántica, 2005 (6´); El ataque de los kriters asesinos, 2007 (11´); El Werepig, 2008 (17´); Vicenta, 2010 (22´); Pos Eso, 2014 (80´); Imaginario, 2019 (3´); Rutina: La Prohibición, 2020 (8´); Carpe Diem, 2021 (3´); Paralelos, 2022 (9´)
Student Film Competition

Cheng-Hsu Chung
Cheng-Hsu Chung é um artista e realizador de animação taiwanês, que reside atualmente em Berlim, Alemanha. A arte de Cheng-Hsu centra-se na utilização de imagens surreais e no desempenho de personagens de animação para articular a natureza mutável da emoção, as relações amorosas modernas e as experiências que os indivíduos queer encontram na cultura queer atual. O seu trabalho pode ser encontrado em festivais de cinema, na televisão e em galerias.

Chintis Lundgren
Chintis Lundgren, animadora nascida na Estónia, vive atualmente na Croácia. Autodidata, o trabalho de Chintis inclui uma variedade de videoclips invulgares, vídeos de publicidade e informação e curtas-metragens, onde se destacam um tom leve e absurdo e diferentes personagens antropomórficos.
Em 2011, Chintis fundou o seu próprio estúdio de animação, Chintis Lundgreni Animatsioonistuudio. Mais tarde, foi cofundadora do estúdio de animação sediado na Croácia, o Adriatic Animation.
Os seus filmes (que incluem os premiados “Manivald” (2017) e “Life with Herman H. Rott” (2015)) foram exibidos em inúmeros festivais internacionais como Sundance, Annecy, Animafest Zagreb, Hiroshima e Ottawa.

Mauro Carrano
Mauro Carraro nasceu no nordeste de Itália. Depois de estudar gravura, fotografia e design gráfico na Universidade Politécnica de Milão, continuou o seu percurso académico em França. Em 2010, terminou o curso na renomada escola Supinfocom Arles, onde estudou animação por computador.
Vive agora em Genebra, Suíça, onde trabalha no estúdio Nadasdy Film. Com uma técnica individual já presente nos seus primeiros trabalhos, Mauro colaborou na premiada longa-metragem de animação “Approved for Adoption” (2012).
A sua primeira curta-metragem de animação profissional, “Hasta Santiago”, recebeu o prémio para o Melhor Primeiro Filme no Festival Annecy, em 2014, e recebeu mais de duas dúzias de prémios em todo o mundo. Antes da sua estreia em 2014, a curta-metragem “Aubade” venceu o pitch de projetos do Festival de Annecy, recebeu inúmeros prémios e conta com mais de 150 seleções em festivais em todo o mundo.
A sua última curta-metragem, “59 Seconds”, ganhou o Pardino d’Argento no Festival de Locarno em 2017 e foi selecionada em mais de 50 festivais internacionais de cinema. Mauro foi membro do júri em vários festivais de cinema incluindo o Krok International Film Festival, o Warsaw Film Festival. Membro do Júri Internacional do Seoul Best of the Best Animation Festival.
Desde 2014, a masterclass “Sensible 3D” e o workshop “How to open your 3D eyes”” tiveram lugar em mais de 30 escolas e festivais diferentes, tais como a Konrad Wolf University, Berlim, o IED Istituto Europeo di Design em Milão e a Vilnius Academy of Arts, em Vilnius.
Júri Nacional

Carlos de Carvalho
Carlos estudou ilustração e grafismo na Instituição Saint Luc (Tournai, Bélgica) e depois aprendeu animação 3D e direção digital em Supinfocom (Valenciennes, França). É um bulímico visual, no sentido em que devora todos os estilos visuais para criar tantos universos quanto os que ele “engoliu”. Primeiro, trabalhou em publicidade animada, broadcast designs e séries animadas para canais de televisão franceses (TF1, France Television, M6…). Depois ele quis criar as suas próprias animações de novo e começou por criar e fundar o estúdio de distribuição e animação “Je Regarde” (Lille, França). Com este estúdio, Carlos criou o videoclipe “Do I have power” para Timber Timbre, a publicidade “Be coool” e as curtas-metragens “Just de l’eau” e “Premier automne”. Após estas experiências, Carlos deu o primeiro passo como professor na Supinfocom Rubika School como professor de direcção artística e ao mesmo tempo trabalhou na direcção artística, no desenvolvimento visual e como designer de produção em duas longas-metragens, “Pachamama” para a Folivari (Paris, France) e “Icare” para o Iris Group (Luxemburgo). Carlos trabalha hoje como Diretor de Arte e Head of Animation Studies na Pole3D School (Roubaix, France).

Cátia Peres
Cátia Peres tem formação base em Design Visual (2000), uma pós-graduação em ilustração e banda desenhada, (2001), um mestrado em Realização para Animação com uma bolsa da Fundação Gulbenkian na Royal College of Arts – NFTS (2006) e um doutoramento com foco em investigação em Animação e Animação Japonesa (2019). Ganhou dez prémios com o seu primeiro filme Synchronoff (2006) e foi selecionada para mais de 80 festivais internacionais de cinema e animação. Neste momento é professora a tempo inteiro em Animação na UAlg- Universidade do Algarve e investigadora na área de animação (UNIDCOM, IADE). Os seus interesses centram-se em áreas como storytelling, storyboard, realização em animação, história e metodologias de análise em animação. Tem um amor especial pela história da animação mundial.

Paulo Bérnard Guedes
Paulo Lopes Bénard Guedes, 48 anos de idade, Trabalha na Dremia como Diretor do Canal Hollywood há 12 anos, lançou o Canal BLAST (canal de cinema) na operadora angolana ZAP e é desde o lançamento o seu diretor.
Ao longo do seu percurso profissional lançou e chefiou o canal de cinema e séries MOV, o canal de lifestyle Casa e Cozinha e os diversos Canais Lusomundo em Portugal (agora TVCines).
Durante a sua Licenciatura em Comunicação no ano de 1997 trabalhou numa agência de publicidade e meios chamada Ideiateca, em 2000 juntou-se à SIC como coordenador de emissão onde esteve durante 3 anos, foi aí que a sua paixão pela televisão desapontou. Em 2003 foi convidado para se juntar à PT Multimedia para lançar os canais Lusomundo em Portugal.
A sua paixão pelo cinema é uma constante na vida, começou nos anos 80 ao ver o filme de animação Bambi no São Jorge. O seu pai trabalhava como engenheiro numa empresa ao lado do São Jorge e muitas das suas tardes foram passadas a deslumbrar-se com os filmes que aí passavam.
Colabora com o ICA como júri desde o início dos concursos.