Júri Curtas Metragens

Catarina Romano
Estudou cinema de animação tradicional e de volumes no Centro de Imagem e Técnicas Narrativas da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a orientação de Zepe e de Nuno Beato. Participou no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, no Curso de Realização de Cinema de Animação 3D dirigido pela escola SUPINFOCOM – tendo sido posteriormente seleccionada para continuar os estudos em Valenciennes, onde participou numa curta-metragem em 3D. Profissionalmente, colaborou como animadora em diversas curtas-metragens de autor e séries de animação. Realizou as curta-metragens de animação, “A casa ou a máquina de habitar” e “Seja como for”, ambas apoiadas pelo ICA. Atualmente realiza a sua terceira curta-metragem.

David Silva
Nascido em Vila Nova de Famalicão a 16 de julho de 1992. Finalizou a licenciatura em Design de Animação e Multimédia em 2013, no Instituto Politécnico de Portalegre. Desde então, tem trabalhado como freelancer e em projetos relacionados com animação, design e ilustração para várias empresas. Atualmente é responsável pelo departamento de design na Praça Filmes e depois de ter trabalhado em curtas metragens como “Estilhaços”, integra agora a equipa da longa metragem de animação “Nayola”.

Margarida Madeira
Margarida Madeira nasceu em Canas de Senhorim em 1987. Nos últimos anos tem desenvolvido um processo de construção da identidade como ilustradora e realizadora de cinema de animação. Os seus interesses de criação têm questionado o papel social das mulheres, nomeadamente as que se encontram em circunstâncias de alguma fragilidade. Os filmes “Os Prisioneiros” e “Ensaio sobre a Morte” assim como um projeto de ilustração chamado “7 Senhoras”, são disso exemplo. Contar histórias é o que tem feito.
Júri Obras Estudantes

José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues nasceu no Porto em 1973. É professor de Artes e Tecnologias e doutor em Multimédia em Educação. De 1998 a 2017 pertenceu à Comissão Organizadora do CINANIMA e foi coordenador do Serviço Educativo deste festival. Foi Júri em vários festivais de cinema como ShortCutz Ovar, IFF, FEST, CINANIMA, Curtas Sadinas, entre outros. Atualmente dedica-se também ao colecionismo e à formação na área dos livros móveis, animados e Pop-Up, sendo autor do espaço online Up Up Pop-Up.

Pedro Mota Teixeira
Pedro Mota Teixeira é doutorado em Ciências da Comunicação, especialidade de Audiovisuais (Universidade do Minho), Mestre em Arte Multimédia e licenciado em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). Foi bolseiro, tendo estudado na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris (2001). Desenvolveu ainda um pós-doc na Universidade de Aveiro acerca do cinema de animação. É atualmente Coordenador da licenciatura em Animação e Criação Visual da Universidade Europeia (IADE), (Lisboa). É um dos fundadores do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA. Tem publicado e apresentado regularmente trabalhos científicos nas áreas do cinema e da animação. É co-fundador e Organization Chair da Conferência Internacional de Ilustração e Animação CONFIA, desde 2012. Detém o título de Especialista (conforme decreto-lei 206/2009) na área disciplinar dos Audiovisuais, atribuído pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, consórcio dos Politécnicos do Norte e APD (Associação Portuguesa de Design) desde 2011. A par disso é diretor da Spiceship Studios onde realiza e dirige projetos de animação e VFX. Nesse âmbito realizou, produziu diversas curtas-metragens, série para televisão e efeitos especiais para cinema e televisão. Neste momento encontra-se a produzir vários projetos, destacando-se o projeto de animação de Eve Ferretti, “O que Dizem de Carmen” com apoio financeiro do ICA.

Pedro Perez
Nascido em Espinho em 1969 estudou Engenharia Física na Universidade de Aveiro. Desde novo, um apaixonado por cinema de animação e banda desenhada. Em 1987, começou a sua atividade na Cooperativa Nascente, no Núcleo de fotografia “Câmara Escura”, começando também desde aí a participar no CINANIMA, primeiro como colaborador e a partir de 1995 até aos dias de hoje na sua organização. Fez parte da direção da Cooperativa Nascente durante vários anos.
Júri Longas Metragens

Antero Monteiro
Nascido em 1985 e licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, é um apaixonado pelo audiovisual e pela multimédia desde tenra idade e colaborou em vários projetos que vão desde lojas de comércio eletrónico, passando por plataformas de e-learning e festivais de cinema. Foi colaborador no CINANIMA entre 2015 e 2019, embora já auxiliasse o Festival desde 2011. De momento, encontra-se a trabalhar na área do marketing digital como gestor de conteúdos e web designer numa loja online na área do retalho

Johnny Marques
Nascido na Venezuela, formou-se em Línguas, Literatura e Linguística na Universidade do Porto. Tendo exercido atividade como tradutor e intérprete junto de várias instituições internacionais, atualmente trabalha como gestor de projetos, redator, produtor e argumentista em vários tipos de projetos multimédia, maioritariamente na indústria dos videojogos. Sendo que Espinho se tornou a sua cidade adotiva, e considerando o interesse que desde sempre nutriu por cinema e, mais especificamente, animação, tem colaborado com o CINANIMA em diversos tipos de funções há sensivelmente uma década.

Manuel Matos Barbosa
Cineclubista, fez parte do grupo que iniciou o movimento criador da atual FPCA. Representante português na UNICA em Oestende, Bélgica. Júri em vários júris nacionais e internacionais. Com uma extensa filmografia, os seus trabalhos foram premiados por todo o mundo. Desenhador, é também autor de uma significativa obra de ilustração e BD.