Após a abertura das inscrições para a 47ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, é chegada a altura de desvendar o painel dos Jurados de Seleção, responsáveis pela escolha dos filmes que irão integrar a Competição Internacional de Curtas-metragens, Longas-metragens e Filmes de Estudantes e ainda os filmes inscritos na Competição Nacional.
Durantes os últimos meses o Júri de Seleção do CINANIMA 23 tem trabalhado afincadamente na missão de visualizar e avaliar os mais de 2.000 filmes já submetidos! Chegou a hora de conhecer o rosto por trás da árdua tarefa de visualizar e selecionar os milhares de filmes já inscritos:
Curtas-Metragens

Ana Carina Estróia
Nasce em Montemor-o-Novo a 15 de Março de 1976. É licenciada em Ciências da Educação, Técnica de Comunicação / Comunicação Social, foi empresária durante oito anos e trabalha em produção de cinema de animação há cerca de quinze anos, tendo anteriormente exercido o cargo de produtora na área da música.
Estudou Constelações Familiares e neste momento colabora com algumas associações, preside a uma Cooperativa Cultural – Estórias em Movimento, tendo como atividade principal a produção de projetos na Produtora Praça Filmes da qual foi fundadora em conjunto com o José Miguel Ribeiro. Leciona na Universidade Lusófona e no Politécnico de Portalegre.
André Ramada
André Ramada, natural de Espinho, Designer Multimédia com Mestrado em Multimédia Cultura e Artes e especial interesse nas artes, videojogos, tecnologia e na junção de todos estes.
Depois do seu primeiro contacto com o CINANIMA quando era criança, continuou a acompanhar o festival ao longo dos anos, até passar a integrar a sua equipa em 2022. Já em 2023, torna-se membro das equipas de programação e de comunicação. Sempre de olho no futuro da arte em movimento, foca-se na integração de arte imersiva no festival.


Jorge Ribeiro
Jorge Ribeiro, nasceu no Porto em 1975. Terminou o Curso de Pintura na ESAP, Porto em 1996 e o “Higher National Diploma in Classical Animation”, Irlanda, 2003. Iniciou a sua carreira em cinema de animação em 1999 nos estúdios Magic Toons em Lisboa.
Desde então foi intervalista, animador, artista de layout, realizador, ator de vozes, ilustrador, músico, editor, em dezenas de curtas metragens e outras produções animadas e em imagem real.
Realizou séries de animação para a RTP, nomeadamente “Os Espadinhas” (2004) e “Visiokids” (2014) e um especial TV de 26 minutos intitulado “Isto não é um chapéu, uma aventura de Foxy e Meg” (2019). Em 2015, fundou a sua produtora, “Os Filmes do Pinguim“, onde produz filmes de ficção em animação 2D e 3D, sendo o mais recente, Sweet Spot com corealização de Paulo Patrício.
Nacional e Longas-Metragens
Cristina Lima
Nascida em Moçambique, Cristina Lima cresceu em Portugal onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade de Letras do Porto, com uma pós-graduação em Tradução.
Há 34 anos começou a trabalhar no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação onde descobriu a magia desta forma de arte que a apaixonou até aos dias de hoje. Desempenhou várias funções dentro do Festival e participou em vários festivais internacionais como membro de Júri (como Hiroshima, Estugarda, Rimini, Kecskemét, etc.)


Osvaldo Medina
Nascido em Novembro de 1973 em Luanda, chega a Portugal no verão de 1975. Vive em Lisboa desde a chegada, estuda e começa a ter trabalhos pagos de ilustração ainda no secundário. Começa a trabalhar em animação em 1997, na produtora Animanostra, onde ainda se mantém até hoje, trabalhou como animador de curtas, médias e séries de TV. Colaborou com outras produtoras de animação portuguesas: Sardinha em Lata; Bang Bang e Animais. Trabalha em ilustração, storyboard, banda desenhada e leciona animação e storyboard no curso de animação digital da Universidade Lusófona.
Paulo D'Alva
Nasceu em 1980 em Avanca onde iniciou na animação no CCA. Em 1996 participou como animador na série Alfredo. Até 2001 participou em várias curtas e realiza o seu primeiro filme “A Noite Cheirava Mal”, presente em mais de 100 festivais nacionais e internacionais arrecadando 11 prémios. Fundador da PANORÂMICA, onde realiza diversos ateliers, contribuindo assim para o desenvolvimento do cinema de animação como ferramenta pedagógica. Colaborou como realizador no estúdio BAP, onde realizou o filme “Carrotrope” e “Fim de linha”. É licenciado em artes plásticas pela ESAP. Mestre em artes visuais na UA. Docente convidado no IPCA. “Esquizoframe” é o seu mais recente filme produzido pela AMARELA MECÂNICA.

Estudantes

Hélia Aluai
Hélia Aluai licenciou-se em Belas Artes – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Mais tarde, concluiu o mestrado em Arquitetura, pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Mudou-se para Lausanne, na Suíça, em 2021. Tem desenvolvido trabalho enquanto freelancer nos domínios da ilustração, e também da cenografia. O seu trabalho já foi exibido em galerias de vários países, como Portugal, Espanha, França e Bélgica, tendo também já sido merecedor de várias distinções nacionais e internacionais. Atualmente, está a desenvolver uma banda desenhada futurista, e ainda o segundo volume do romance gráfico “La Source de Nos Peurs”. Ainda em 2023, lançará uma obra para crianças, intitulada “Luna, Un conte, librement inspiré de l’histoire de la terre”.
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues nasceu no Porto em 1973. É professor de Artes e Tecnologias e doutor em Multimédia em Educação. De 1998 a 2017 pertenceu à Comissão Organizadora do CINANIMA e foi coordenador do Serviço Educativo deste Festival. Foi Júri em vários festivais de cinema como ShortCutz Ovar, IFF, FEST, CINANIMA, Curtas Sadinas, entre outros. Atualmente dedica-se também ao colecionismo e à formação na área dos livros móveis, animados e Pop-Up, sendo autor do espaço online Up Up Pop-Up.


Nancy Denney-Phelps
Nancy Denney-Phelps, jornalista, escreve sobre animação europeia e festivais. Nancy é ainda produtora de música para animação. Juntamente com o seu marido, compositor/músico, Nik Phelps, co-fundou o Sprocket Ensemble dedicado à apresentação de performances ao vivo de música original com exibições de animação contemporânea de todo o mundo.
Os textos foram já publicados em revistas como a CARTOON e ANIMATOON, bem como no seu blogue na AWN (Animation World Network). Ela é também correspondente regular da ASIFA/San Francisco e membro do Conselho de Administração da ASIFA Internacional, bem como Embaixadora para os Prémios Emile.
Nancy participou em inúmeros júris de Festivais Internacionais de Animação e lecionou Gestão de Tempo para animadores na Lucerne University of Applied Sciences and Arts, School of Art and Design. Ela é a responsável pelo pitching no ANIMARKT em Lodz, Polónia, para além de pertencer ao seu Conselho Consultivo Brain Trust Advisory Board. Ela atribui também o prémio anual – Nancy Award – no Kaboom Animation Festival, em Amesterdão. O seu grande interesse pela história da animação levou-a a apresentar programas sobre a história da animação rastreada através da música em muitos festivais e conferências de animação em todo o mundo. Nancy trabalha ainda como conselheira em vários festivais de animação e, em 2019, foi distinguida com o Life Time Achievement Award pelo ANIMA KON Animation Festival, em Bilbao, Espanha. Em 2022, Nancy recebeu o Giannalberto Bendazzi Award pelo Paris International Animation Film festival.