Destaques

Lojas FNAC do Grande Porto antecipam o CINANIMA 2013

As lojas FNAC da região do Grande Porto vão acolher um conjunto de sessões de divulgação de algum do melhor cinema de animação que passou nas mais recentes edições do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Trata-se de uma iniciativa que visa a difusão junto do grande público de obras de referência daquele género cinematográfico e também a promoção da edição deste ano do Festival (a 37ª, de 11 a 17 de novembro, no Centro Multimeios, em Espinho).

As sessões vão acontecer nas FNAC do Gaiashopping, Santa Catarina (Porto), Norteshopping (Matosinhos) e Mar Shopping (Leça da Palmeira) e realizam-se imediatamente antes e durante o Festival, nos fins de semana do mês de novembro. Estas sessões constam de quatro programas distintos de cerca de 50 minutos cada, para crianças, e outros quatro programas para um público mais generalista e famílias. Os filmes para os mais miúdos serão projetados aos sábados de manhã, enquanto as outras sessões estão previstas para os domingos ao início da tarde. Os programas vão rodar entre as três lojas, de forma que em cada fim de semana seja possível ver filmes diferentes em cada uma delas.

Esta parceria entre a organização do CINANIMA 2013 e a FNAC inclui ainda a realização de um debate sobre o ensino do cinema de animação em Portugal, que abre este ciclo de iniciativas a 1 de novembro, às 18 horas, na FNAC de Santa Catarina.

Oficinas sobre ilustração e animação

Noutra frente de preparação do CINANIMA 2013, a organização anuncia que estão abertas as inscrições para oficinas sobre temáticas relacionadas com o cinema de animação, que muito enriquecem o Festival deste ano. E são várias as opções para quem quiser iniciar ou aprofundar conhecimentos no âmbito daquela linguagem cinematográfica.

Os temas previstos incluem Construção de um storyboard, numa oficina orientada por Ricardo Blanco, Animação Performativa, com Luís Grifu e Sónia Barbosa, Recortes Animados, a cargo de Marta Madureira, e Criação de BD/Fanzines, orientada por Marcos Ferrajota.

Estas oficinas funcionarão durante o dia, na semana do Festival, mas no capítulo da formação a novidade maior deste ano são as “Noites CINANIMA”, a concretizar em colaboração com o IPCA, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, através do Mestrado em Ilustração e Animação e com coordenação e supervisão da Professora Dr.ª Paula Tavares. Serão cinco oficinas sobre ilustração e animação, com preços praticamente simbólicos, e a inscrição pode ser feita desde já no site do Cinanima.

A organização destas atividades formativas, uma tradição do Festival de Espinho, enquadra-se na estratégia global de renovação do CINANIMA 2013 e na criação, este ano, do seu Serviço Educativo, que pretende dar um relevo crescente às atividades de formação inicial e continuada em cinema de animação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.