7 de Novembro – 15H / ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos
Chris Robinson – Destinado à colisão – o Uso da Colagem em Animação
Uma visão geral do uso da colagem em animação ao longo do século XX, desde o seu uso tradicional artesanal (Stan Vanderbeek, Larry Jordan, Arthur Lipsett, Terry Gilliam) até aos posteriores mestres: Lewis Klahr, Stacey Steers, Martha Colburn e Janie Geiser, e aos artistas de colagem digital mais contemporâneos do século XXI: Lei Lei, Winston Hacking, Soda Jerk, Dalibor Barić e Kelly Sears.
Examinaremos como a colagem se desenvolveu de uma ferramenta artística anti-estabelecimento rebelde para uma cooptada pela corrente dominante e pelos meios de comunicação online de formas mais frívolas e indiscutivelmente negativas (memes, gifs, e aquele vilão desonesto chamado ‘photoshop’).
8 de Novembro – 10H / UCP – Universidade Católica Portuguesa
Chintis Lundgren – Como tornar-se um(a) realizador(a) de cinema acidentalmente
Chintis Lundgren fala sobre como ela tropeçou no mundo da animação. E como passou de desenhar pássaros bêbados a coelhos alcoólicos. O seu cúmplice, Draško Ivezić, também estará na masterclass para ajudar a explicar de quanto mais cheio de absinto o futuro irá ficar.
Filmografia:
2019 Toomas Beneath the Valley of the Wild Wolves 18′; 2017 Manivald 13′; 2015 Life with Herman H. Rott 11’06”; 2014 Kingfisher 4’12”; 2013 Mysterious Swamp 2’51”; 2011 Montego 11’25”; 2011 About the Hard Life of the Barn Swallow 5’20”; 2010 Volli Pall 11’44”; 2009 The Great Grey Shrike 6’22
8 de Novembro – 11H / Centro Multimeios de Espinho
Carlos Carvalho – O processo criativo de Escola Pôle 3D
Pôle 3D é uma escola de animação 2D e 3D com sede em Roubaix, no norte da França, que oferece licenciatura (3 anos) e mestrado (5 anos).
Durante esta apresentação, descobrirá as etapas de aprendizagem do primeiro ao quinto ano com todas as questões artísticas e técnicas de cada etapa.
E finalmente o que acontece com os nossos alunos no mundo profissional?
9 de Novembro – 10H30 / IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Paulo Patrício e Jorge Ribeiro – Sweet Masterclass
Os dois realizadores de cinema de animação, Jorge Ribeiro e Paulo Patrício, abordam o processo que envolve a performance de cinema expandido ao vivo, “Sweet Spot”, onde cruzam música ao vivo, projeção vídeo e desenho em tempo real.
Além da abordagem ao processo criativo, assim como demonstrações práticas e técnicas, é também exibida uma adaptação para curta-metragem da performance.
10 de Novembro – 10H30 / ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design
Tomm Moore – Um Estilo Distinto de Realizar Filmes de Animação
Tomm Moore, diretor e co-fundador do Cartoon Saloon – estúdio de produção independente na Irlanda – é um nome incontornável do cinema de animação atual, que irá abordar o seu processo criativo e os momentos de maior destaque numa carreira de grande sucesso.
Mais conhecido pela realização da aclamada trilogia de longas-metragens, “Secret of Kells” (com o actor Brendan Gleeson), “Song of the Sea” e “The Wolfwalkers” (com o actor Sean Bean), nomeadas para os Óscares, trabalhou como produtor, diretor artístico, storyboarder, animador e ilustrador numa série de projetos de referência.
Será de mencionar, também, a realização de um segmento da longa antológica “The Prophet” (com as vozes de Salma Hayek, Liam Neeson e John Krasinski) junto de um coletivo de realizadores, assim como a sua produção das duas longas-metragens de Nora Twomey (“The Breadwinner” e “My Father’s Dragon”).
10 de Novembro – 11H – Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira // 11 de Novembro – 11H – Escola Secundária Dr. Manuel Almeida
Hugo Santos – O Processo Criativo da Curta-Metragem “O Santuário”
Saber trabalhar em grupo é uma habilidade importante e toda a gente tem o seu grau de dificuldade em abrir-se num processo criativo.
Ao realizar o projeto de final de curso com quatro pessoas sem cargos definidos foi importante terminar com um filme que refletisse um pedaço de todos na história, personagens, ambiente e mensagem.
Esta masterclasse tem o intuito de refletir sobre todo o processo da curta-metragem “Santuário” e como as várias fases da sua produção foram ultrapassadas em grupo num período de quatro meses.