Masterclasses 2021 – CINANIMA

Masterclasses 2021 CINANIMA

De 9 a 12 de novembro irão decorrer as Masterclasses no âmbito do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação.

Nesta 45ª edição, teremos 6 Masterclasses com um painel composto por convidados de renome no panorama nacional e internacional.

A entrada é livre.

Consulte infra toda a informação acerca deste evento.


Escola Superior de Artes e Design (ESAD) / Matosinhos

9 NOV (3F.) / 10.00

Lea Vidakovic

Sérvia

Abordagens narrativas para animação expandida
Lea Vidakovic

Nesta masterclass serão debatidas abordagens de narração espacial de várias instalações animadas, de que são exemplo as instalações artísticas Sisters e Splendid Isolation, exibidas durante o festival. Lea também falará um pouco do seu novo trabalho em curso. A artista, num contexto mais amplo, abordará as diferenças e processos básicos na criação de histórias para filmes de animação convencionais versus os que são feitos para animação expandida. O facto de os trabalhos acima referidos terem sido criados em animação de marionetas será também discutido, com o objetivo de explorar, num contexto alargado, o impacto das qualidades materiais desta técnica no espetador.


Instituto Politécnico Cávado e Ave (IPCA) / Auditório da Biblioteca de Barcelos

10 NOV (4F.) / 10.00

Michał Bobrowski

Polónia

Rebelde sem uma câmara: a obra de Julian Antonisz
Michał Bobrowski

Julian ‘Antonisz’ Antoniszczak (1941-1987), sem dúvida a figura mais extravagante da Escola Polaca de Animação, é recordada sobretudo como o autor de filmes de “não-câmara”, desenhados, pintados, riscados, queimados ou lenhados directamente sobre uma fita de 35 mm. A capacidade de Antonisz de combinar a abordagem experimental do meio cinematográfico com o atraente zombar da realidade socialista e o sentimento dadaísta de puro disparate, o seu método artístico baseado na dedicação radical à filosofia DIY (Do It Yourself), bem como a sua desconfiança natural em relação às autoridades e às doutrinas dominantes fizeram dele uma figura de culto ao movimento punk polaco vital nos anos 80. A palestra centra-se na busca de Antonisz pela independência artística em tempos de hegemonia ideológica.


Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD) / Vila do Conde

10 NOV (4F.) / 16.00

José Xavier e Rui Gonçalves

Portugal

Poética da ilusão de movimento
José Xavier e Rui Gonçalves

“As palavras sempre me ajudaram.

Quando as disponho numa determinada ordem, o que resulta deste arranjo deixa-me imaginar uma infinidade de coisas, linhas que se modificam, que se desenrolam e que se movem, traços que surgem, que se transformam, figuras que tremem e deslizam ao sabor da minha fantasia.

Mas o mais belo é que todos estes signos, todos estes elementos de escrita, permitem-me traçar no tempo movimentos que não existem, que são somente efémeras ilusões.

Dei a esta construção mental um nome, o Outro Movimento.

Escrever e desenhar são coisas idênticas e como são idênticas e que os instrumentos com que se desenha ou escreve são iguais, eu retiro um prazer inefável em desenhar com palavras e escrever com imagens o Outro Movimento.

É este o principal assunto desta palestra.”

José-Manuel Xavier (2021).


Escola Artística Soares dos Reis (EASR) / Porto

11 NOV (5F.) / 10.00

Jüergen Hagler

Áustria

Ars Electronica: Deslocamento Tectónico na Animação
Jüergen Hagler

Desde 1979, o festival Ars Electronica serviu como plataforma para a teoria e a prática no campo das artes dos media, baseado em fortes raízes nas formas de arte clássica da música, artes visuais e cinema. Em 1987, o festival estabeleceu o Prix Ars Electronica, umaa competição anual com várias categorias, tendo-se iniciado com três segmentos: música computacional, gráficos e animação. A categoria Animação por Computador é uma das mais antigas e, por isso, oferece um excelente arquivo de animação artística por computador ao longo de 30 anos. Na última década, as fronteiras entre animação, jogo, filme, realidade virtual, arte interativa, arquitetura e arte sonora estão a esbater-se, tendo-se verificado uma mudança de paradigma no sentido de um exame mais artístico e alargado da animação digital. Desde 2013, o simpósio de Animação Expandida centra-se nas tendências atuais e futuras de intersecção entre animação, arte e tecnologia. A questão central da edição deste ano foi: Que mudanças fundamentais na concepção, produção e recepção são discerníveis, e como é que a pandemia da COVID-19 se enquadra neste contexto?


Escola das Artes da Universidade Católica / Porto

12 NOV (6F) / 10.00

David Novack

EUA

Som em Cinema e mais além
David Novack
David Novack

O Professor David Novack, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, apresentará um resumo dos principais conceitos da teoria do som no cinema, incluindo psicoacústica fundamental, diegética, semiótica do som, e ciência da audição. Ele também compartilhará com os participantes alguns trabalhos de soundscapes desenvolvidos por alunos de animação durante o isolamento do COVID, trazendo ideias de “essências” para o som e soundscapes que ele criou recentemente usando sons do espaço sideral.


Centro Multimeios de Espinho / Espinho

12 NOV (6F) / 17.00

Yoni Goodman

Israel

Yoni Goodman

O diretor de animação Yoni Goodman (“Waltz with Bashir”, “The Congress”, “Where is Anne Frank”) falará sobre o seu processo, como este evoluiu ao longo dos anos, construindo métodos de trabalho, sem qualquer tradição, guia ou orçamento e como transformou estas desvantagens em vantagens.