Priit Tender (Estónia) – Dog Apartment: ‘O Processo Criativo’
ESAD Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) | 13 de novembro (Segunda-feira) | 11h00

Priit Tender exibirá o seu mais recente filme em stop motion, Dog Apartment (00:14:00), e dará uma visão detalhada do processo criativo subjacente à ideia, desenvolvimento e produção do filme nos estúdios Nukufilm. O realizador apresentará uma breve panorâmica da produção de filmes de animação na Estónia e estará disponível para debates e perguntas do público.
Biografia: Priit Tender (nascido em 1971) é um cineasta galardoado que escreveu, concebeu e realizou mais de 20 filmes de animação. Trabalhou com os mais notáveis estúdios de animação da Estónia, Eesti Joonisfilm e Nukufilm, tendo realizado filmes em 2D e em técnicas tradicionais de stop motion. O último filme de Priit, Dog Apartment, está a circular ativamente por festivais de cinema e ganhou, até então, mais de 20 prémios, incluindo o Grand Prix (e qualificação para os Óscares) no Festival Internacional de Animação de Estugarda, BEST of the FESTIVAL AWARD no Festival Internacional de Animação de Londres, BEST ANIMATION AWARD no Festival de Cinema de Tampere, o GRANDE PRÉMIO no Festival de Animação MONSTRA Lisboa e em muitos outros.
Em 2021, fundou o festival internacional de animação Animist Tallinn e é atualmente o Diretor Artístico do festival.
Filmografia completa aqui.

Craig Caldwell (EUA) – ‘Dar vida às personagens’
SALA POLIVALENTE do C. Multimeios (Espinho) | 14 de novembro (Terça-feira) | 11h00

Quer se trate de animação, VFX, ou media imersiva, o desenvolvimento de personagens na narração de histórias é difícil de conseguir. A criação de personagens cativantes a que o público e/ou jogadores se possam ligar emocionalmente, com que se possam identificar, pode parecer uma tarefa impossível. As personagens têm de ser conhecidas e reais, quer o seu género seja fantasia, medieval, comédia ou drama. As personagens devem ser conhecidas e de parecença real, quer seja o seu género seja fantasia, medieval, de comédia, ou drama. As personagens têm de ser capazes de mudar (ou seja, de se transformar). Mas por onde é que se começa? Para dar corpo às personagens, começa-se pelas suas motivações, histórias de fundo (influências da sua história), psicologia e relacionamentos. Em seguida, é essencial diferenciar os seus desejos, objetivos e necessidades. É necessário delinear com sucesso entre arquétipos e estereótipos, bem como garantir que as personagens são distintas e não genéricas. Esta masterclasse aborda o conflito de personagens (por exemplo, interno, externo, ambiental), causa e efeito, e como a escolha define uma personagem. O que é que está em jogo? (Sobrevivência, segurança, amor, estima, etc.). O que move uma personagem? Medo? Determinação? Depois de conhecer as suas personagens, é possível criar histórias e experiências orientadas para as personagens, para que o seu público se preocupe com o que as suas personagens estão a passar.

Biografia: Craig Caldwell, Professor da Utah Science Technology and Research (USTAR), Digital Media Cluster na Universidade de Utah, e fundador de um dos melhores programas de jogos (Entertainment Arts & Engineering). DeTao Master, Instituto de Animação e Conteúdo Criativo, SIVA, Xangai, China. A sua experiência na indústria inclui a Electronic Arts e a Walt Disney Feature Animation (Mulan, Tarzan, Chicken Little, Meet the Robinsons). A sua formação académica inclui a direção da maior escola de cinema da Austrália, a Griffith University, e a cátedra da Universidade do Arizona. Autor do livro Story Structure and Development – A Guide for Animators, VFX Artists, Game Designers, and Virtual Reality; publicado pela CRC Publishers, disponível na Amazon.Bio
João Levezinho (Portugal) – ‘À Conversa com João Levezinho’
AE Dr. Manuel Gomes de Almeida | 14 de novembro (Terça-feira) | 11h00
AE Dr. Manuel Laranjeira | 14 de novembro (Terça-feira) | 16h00


Num mundo em que enfrentamos uma crise de excesso de significado e de produção de informação, constantemente online, o papel da abstração, poderá ser a fuga das nossas definições, conceitos e realidades atuais. Uma arte inerentemente menos complexa, em que todos os significados e valores que podemos encontrar estão em si mesmos evidentemente presentes, no objeto, sem linguagem.
João Levezinho expõe o que conduz a sua identidade visual, e analisa as potencialidades de optar pela simplicidade, através do seu trabalho. “Menos é mais”.
Biografia: João Levezinho é um Ilustrador e Animador experimental Português, influenciado por transcender o mundo físico e os constrangimentos da arte representativa.
No geral, as suas animações, enquadram-se numa via abstracta devido à sua habitual natureza não dialógica e sonora, e já licenciado e especializado em Ilustração e Animação, continua a explorar a sua identidade visual.
O seu trabalho tem vindo a ganhar mais exposição através de entradas e seleções em festivais de animação como o CINANIMA, onde após ser selecionado, ganhou o Prémio Jovem Realizador Português (mais de 18 a 30 Anos de Idade) em 2022.
Apoios:


Britt Raes (Bélgica) – ‘Como é que cheguei onde estou agora? Das experiências pessoais ao cinema de animação’
ESCOLA DAS ARTES da Universidade Católica do Porto
14 de novembro (Terça-feira) | 15h00

Como é que cheguei ao momento onde estou agora? Nesta masterclasse apresento uma visão geral do meu crescimento, da minha educação e das diferentes etapas que conduziram à minha carreira atual. Não cresci num ‘ninho’ artístico, mas sempre tive uma queda para o desenho, para as artes e para os trabalhos manuais. Tive, então, a oportunidade de estudar animação e de descobrir a minha paixão. Cheguei onde estou agora com uma sede de experiência, uma curiosidade em conhecer pessoas, um amor pelo cinema e pelos festivais, uma dose de perseverança, uma ambição ingénua e, claro, alguma sorte. Espero que o meu percurso possa inspirar outros que estão a encontrar o seu caminho!
Biografia: Britt Raes (1986) é uma realizadora, ilustradora e argumentista belga. Realiza trabalhos independentes e comissionados. A sua primeira curta-metragem profissional, Catherine, viajou para 200 festivais em todo o mundo, tendo arrecadado 50 prémios. A sua segunda curta-metragem, Luce and the rock, estreou na Berlinale, foi selecionada mais de 170 vezes em festivais e arrecadou 40 prémios. Atualmente, está a desenvolver Luce in the lovely land, uma série baseada na curta-metragem. Está também a realizar uma nova curta-metragem e um livro para crianças. Gosta de chocolate (negro), abraços e de desenhar animais. Quando viaja, coleciona pedras para pintar olhos.

Nikola Majdak e Ana Nedeljković (Sérvia) – ‘Das experiências pessoais ao cinema de animação’
O mundo em que vivemos não é perfeito, mas pode ser muito inspirador
IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos)
15 de novembro (Quarta-feira) | 11H00

O mundo em que vivemos não é perfeito, mas pode ser muito inspirador.
Como transferir experiências pessoais intensas para um filme de animação? Como criar um mundo fictício para falar de acontecimentos reais? Porque é que a animação é, hoje em dia, uma ferramenta poderosa para abordar questões sociais e políticas importantes? Ana Nedeljković e Nikola Majdak tentarão responder a estas questões descrevendo a motivação pessoal e o processo de trabalho dos seus filmes de animação Rabbitland, Untravel e Money and Happiness.

Biografias
Ana Nedeljković: Licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Belgrado. Foi-lhe atribuído um doutoramento em prática artística na mesma faculdade. É artista visual, realizadora, animadora e educadora.
Nikola Majdak Jr.: Tem um Mestrado em Belas Artes pela Faculdade de Artes Dramáticas de Belgrado. Nos últimos 25 anos, tem sido operador de câmara freelancer, animador, realizador e professor.
O seu primeiro filme Rabbitland (2013) foi galardoado com o Urso de Cristal na Berlinale. Recebeu inúmeros outros prémios e foi exibido em mais de uma centena de festivais em todo o mundo. O seu segundo filme Untravel (2018) foi exibido na Berlinale, Annecy e Sundance, nomeado para o Prémio Annie e recebeu inúmeros prémios. O seu terceiro filme, Money and Happiness (2022), foi estreado em Locarno e exibido em Annecy e em vários outros festivais. Atualmente, estão a trabalhar no desenvolvimento do projeto da sua primeira longa-metragem de animação New Rabbitland. Trabalhando no seu próprio estúdio, realizam também muitos projetos de animação comercial, bem como workshops de animação. Vivem e trabalham em Belgrado, na Sérvia.
João Gonzalez (Portugal) – ‘Ice Merchants – Do subconsciente ao ecrã’
ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design (Vila do Conde)
16 de novembro (Quinta-feira) | 15h00

João Gonzalez, Alumni da ESMAD, fala sobre o processo de conceptualização, produção, animação e composição do seu filme Ice Merchants, assim como a sua jornada, desde um projeto de estudante, até a Cannes e aos Oscars.
Biografia: João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou os premiados filmes Nestor e The Voyager. Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio de Melhor Curta-Metragem em Competição na Semana da Crítica, com o multi-premiado Ice Merchants, que mais tarde se tornaria o primeiro filme português a ser nomeado para um Oscar, e o segundo a vencer o Annie Award, entre mais de 100 prémios internacionais. João tem um grande interesse em conjugar o seu background musical com a sua prática artística no cinema de animação, exercendo sempre as funções de compositor e ocasionalmente instrumentista, em todos os filmes que realiza.
