Encontram-se abertas as inscrições para os workshops CINANIMA 19
17 de outubro de 2019

Para se inscrever nos seguintes Workshops do CINANIMA 2019 aceda ao formulário de inscrição, que deverá ler com a máxima atenção, e siga as instruções.

Para mais informações ou dúvidas, contacte-nos para: workshops@cinanima.pt

WORKSHOPS 2019

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Caricatura - Poesia Visual


12 de novembro / 10:00 - 17:30


Centro Multimeios de Espinho
Sala Polivalente

Orientador
Priit Pärn

Breve introdução: o que é caricatura? Classificação de caricaturas. Caricatura como uma ferramenta para descobrir o maravilhoso mundo das possibilidades visuais 2D.

Trabalho prático:

Elementos, Estrutura, Tensão.

Caricaturas com palavras. Caricaturas sem palavras.

Função de objetos.

Forma das imagens.

Como destruir a realidade e construir novas conexões.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Limite de participantes: 16

Número mínimo de participantes: 10

Valor da inscrição: 20 euros

Destinatários: Realizadores, animadores, professores, educadores e estudantes e todos os interessados em animação.

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O Corvo - A Narrativa Expandida

14 NOV. 2019 / 10:00 - 17:30

Centro Multimeios de Espinho
Sala Polivalente

Orientador
Luís Leite e Luís Felix

Partindo do poema de Edgar Allan Poe "O Corvo” este workshop desafia os participantes a projectarem cabeças falantes em aboboras. O resultado desta experiência será uma instalação interativa produzida a partir do cruzamento de diversas técnicas e ferramentas de animação e de interação. Uma fusão entre animação performativa, interação e videomapping com o objetivo de construir uma narrativa expandida capaz de reagir aos transeuntes

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

Computador portátil;

Adobe Photoshop + Character Animator;

Versão trial

Touchdesigner;

Gratuita

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Limite de participantes: 16

Número mínimo de participantes: 10

Valor da inscrição: 20 euros

Destinatários: Alunos de escolas secundárias e público em geral que tenham interesse em animação 3D.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

Em parceria com:

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Estes workshops contam com a colaboração do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

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Photoshop para ilustradores

11 NOV. 2019 / 21:00 - 24:00

Orientador
Izaac Brito

O objetivo deste workshop é apresentar ferramentas e funcionalidades básicas deste software para o desenvolvimento de ilustrações, desde o desenho e cores até o fechamento de arquivo para meios impressos ou digitais.

Material necessário:

Computador portátil

Rato ou mesa digitalizadora

Adobe Photoshop (instalado)

Sugestão de participantes: 15

Destinatários: Estudantes, professores e interessados em aprender ferramentas básicas para iniciar na ilustração digital em Photoshop.

INFORMAÇÃO: O material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

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Efeitos Visuais

12 NOV. 2019 / 21:00 - 24:00

Orientador
Paulo Korpys

Workshop de introdução à simulação de partículas com o motor interno da aplicação Blender (versão 2.8) para a criação de efeitos visuais. Breve abordagem aos parâmetros base que definem e influenciam uma simulação de partículas.

Material necessário

Computador portátil

Blender 2.8 ou superior instalado.

Sugestão de participantes: 15

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

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Adaptação do desenho analógico às metodologias de animação em 3D

13 NOV. 2019 / 21:00 - 24:00

Orientador
Mário Filipe Araújo

O workshop explora a dependência das metodologias de animação digitais acerca do desenho analógico e das regras de animação tradicional a par da evolução da computação gráfica. De cariz teórico-prática, divide-se entre a apresentação de exemplos e a realização de um exercício prático (tutoria) que explora metodologias de adaptação do desenho analógico às técnicas digitais.

Material necessário

Computador portátil;

Rato e numberpad

Blender 2.8 instalado

Sugestão de participantes: 25

Destinatários: Principiantes e não-principiantes em 3D que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em metodologias de animação digital.

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Princípios de animação 2D

14 NOV. 2019 / 21:00 - 24:00

Orientador
Rebeca das Neves

Introdução aos princípios da animação. Exercícios de animação 2D.

Material necessário

Computador portátil;

Rato ou mesa digitalizadora.

Sugestão de participantes: 15

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação, cinema e efeitos especiais.

INFORMAÇÃO: O material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

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Iniciação 3D

15 NOV. 2019 / 21:00 - 24:00

Orientador|Trainer
José Miguel Pilar

Workshop dedicado a iniciantes no Software Blender 2.8, tem como objetivo apresentar, num nível básico e intermédio, as potencialidades do novo Blender 2.8 (sucessor do Blender 2.7x) e ainda praticar com alguns exercícios básicos de modelação, texturização, rigging e animação.

Para quem pretende iniciar a sua caminhada no 3D, o Blender 2.8 apresenta-se como um poderosíssimo software gratuito e opensource, com uma comunidade bastante significativa de utilizadores e desenvolvedores.

Material necessário

Computador portátil e rato;

Blender 2.8 instalado;

Curiosidade e vontade de aprender são sempre bem-vindos!

Sugestão de participantes: 20

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação Amantes e curiosos do 3D, videojogos, filmes.

INFORMAÇÃO: workshop irá abordar o software e temáticas do 3D numa perspetiva de iniciantes. Utilizadores intermédios ou avançados irão provavelmente ouvir e aprender conceitos e técnicas que já conhecem ou dominam. Ainda assim é sempre bom relembrar e poder debater-se com métodos diferentes para atingir determinados resultados. O material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

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Programa 2019

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