DestaquesNotícias

Retrospetivas CINANIMA 2022

Homenagem a Piotr Kamler

Piotr Kamler será homenageado na 46ª edição do CINANIMA, com uma retrospetiva da sua inovadora obra de animação, em parte pela sua ligação aos mais importantes nomes da música eletrónica do século XX.

Pôle 3D School

Com a curadoria de Carlos de Carvalho, reúne as escolhas da escola de animação francesa.

Tricky Women / Tricky Realities

Com a curadoria de Waltraud Grausgruber, destaca o trabalho de sete realizadoras, cada uma com a sua assinatura e técnica de animação. Os filmes iniciam conversas, não necessariamente para encontrar respostas, mas quadros lógicos dentro dos quais começamos a compreender-nos uns aos outros. A força das mãos das mulheres, em narrativas pessoais mas universais.

How Queerfull!

Com curadoria de Cheng Hsu Chung é dedicada à comunidade queer. Inclui filmes que relatam as experiências de vida de indivíduos únicos. Explorar a própria identidade sexual é uma jornada pessoal com diferentes desafios e celebrações.

Senses and Sensibility

Com curadoria de Alexis Hunot, permite provocar os sentidos, pensar o cinema como um processo físico, já que o nosso corpo pode reagir ao que vê no ecrã.

Collage Earmarked For Colision

Com curadoria de Chris Robinson, é uma retrospetiva que pretende mostrar o trabalho de animadores contemporâneos que se comprometeram com a colagem na era da globalização e da saturação tecnológica.