Destaques

‘O Menino e o Mundo’ volta a Espinho este sábado

Após ter sido exibido e premiado em diversos festivais, nomeadamente no CINANIMA 2014, com o Prémio para a Melhor Longa-metragem e com o Prémio do Público, O Menino e o Mundo, do brasileiro Alê Abreu, regressa ao Auditório do Casino Espinho, já no próximo dia 25, pelas 16:30, com entrada livre.

O filme conta a história de um Menino que procura o pai, que partiu na expectativa de encontrar melhores condições de vida para a família. Segue-se uma ordem progressiva, que vai do simples ao complexo. O Menino é um esboço, rudimentar, de cabeça redonda e dois discos como olhos. À medida que ao filme avança a personagem vai ganhando relevo e complexidade.

Para espectadores habituados a animações cada vez mais sofisticadas, aceleradas e dependentes de efeitos especiais, num primeiro momento o filme pode não ser totalmente percetível, uma vez que a sua linguagem é muito própria – o português invertido. Além disso, o filme é marcado por uma melancolia, fazendo do olhar de uma criança veículo para uma inquietante crítica social – e confrontando o espectador com o desafio de pensar sobre aquilo que vê. O filme representa o fascínio com o novo, quando vistos aos olhos de uma criança, e o espanto perante a degradação do planeta. Com esta obra, Alê Abreu criou uma obra necessária e inquietante, merecedora de ser visionada por adultos e crianças e pelas gerações por vir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.