Prémios

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL CURTAS METRAGENS

Grande Prémio CINANIMA 2022
Prémio Cidade de Espinho

BESTIA

Hugo Covarrubias – Chile

Com base em acontecimentos reais, “Bestia” explora a vida de uma agente da polícia secreta durante a ditadura militar no Chile. A relação com o seu cão, o seu corpo, os seus medos e frustrações revela uma fractura sinistra da sua mente e do país.

Prémio Especial do Júri

A TINY MAN

Aude David, Mikaël Gaudin – França

Complexado pelo corpo da mulher, um homem administra sorrateiramente um soro misterioso para, supostamente, a fazer perder peso rapidamente. Mas após uma partida da mulher, é ele que engole a bebida e começa a encolher visivelmente.

Prémio para Melhor Curta-Metragem até 8 Minutos
Prémio Alves-Costa

DON’T DIE ON ME

Ori Goldberg – Israel

Matti, que sofre de asma, tosse de forma persistente e, novamente, ouve a frase irritante “Não morras”. Só que, desta vez, ele vai morrer. Um retrato revoltante da vida ruidosa dentro de um corpo em mau funcionamento, e o silêncio doce e mortal que a detém.

Prémio para a Melhor Curta-Metragem Mais de 8 até 24 Minutos

STEAKHOUSE

Špela Čadež – Eslovénia, Alemanha, França

O bife está a marinar há já alguns dias. A frigideira é aquecida.O estômago de Franc está a roncar. Mas os colegas de Liza surpreendem-na com uma festa de aniversário. Estará ela em casa a horas?

Prémio para o Melhor Documentário de Animação

O HOMEM DO LIXO

Laura Gonçalves – Portugal

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

Prémio para o Melhor Filme de Publicidade e/ou Informação

#BINARYGENDER-NORM: GIRLS

Bernardita Ojeda Salas, Cristián Freire Azzarelli – Chile

Que comportamentos e atividades são considerados apropriados para as raparigas na escola? Pensar que não é apropriado para as raparigas falar alto ou fazer actividades que são consideradas para os rapazes; assumir que elas são as cuidadoras e devem ser mais responsáveis por se considerarem mais maduras do que os seus pares, são alguns exemplos da ideia normativa do género.

DISTINÇÕES

MELHOR DIREÇÃO ARTÍSTICA
SLOW LIGHT

K. Kijek, P. Adamski –  Polónia

Um rapaz que nasceu cego, de repente, aos sete anos de idade, vê uma luz. Um exame médico revela que os seus olhos são tão densos que são precisos sete anos para a luz chegar à retina e,
consequentemente, para que a imagem chegue à sua consciência. A consequência do defeito ocular traduz-se na imaturidade mental do homem, na falta de compreensão do presente e em reflexões tardias sobre factos longínquos. O homem nunca é suficientemente maduro para a sua idade e permanece preso ao passado.

MELHOR ARGUMENTO
THE HOUSE OF LOSS

Jinkyu Jeon – Japão

Os idosos que vivem no lar têm as suas cabeças rapadas. O protagonista que lá trabalha vê-os
mas não consegue ler as suas expressões. No entanto, a partir de um determinado momento,
ele começa a olhar de perto para os seus rostos.

MELHOR SONOPLASTIA
ICE MERCHANTS

João Gonzalez – Portugal, França, R. Unido

Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa
presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL LONGAS METRAGENS

Grande-Prémio CINANIMA 2022 - Longa Metragem

OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ

Nuno Beato – Portugal, Espanha, França

Rosa, uma profissional de topo, altamente conceituada no mercado empresarial, leva uma vida exigente inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte repentina do seu avô, de quem se afastara progressivamente, devido ao trabalho sem fim, acaba por lhe causar um súbito ataque de stress, que põe em dúvida as suas escolhas. Rosa decide deixar a cidade e partir para encontrar o lugar e as memórias da infância vivida com o seu avô. Quando chega à propriedade isolada, no meio da paisagem de Trás-os-Montes, descobre que o seu avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e uma casa quase em ruínas da sua infância.

Menção Honrosa - Longa Metragem

NO DOGS OR ITALIANS ALLOWED

Alain Ughetto – França, Itália, Suíça, Bélgica, Portugal

No início do século XX – Ughettera, Norte de Itália, a aldeia da família Ughetto. Viver na região tinha-se tornado muito difícil e os Ughettos sonhavam com uma vida melhor no estrangeiro. Conta a lenda que Luigi Ughetto atravessou os Alpes começou uma nova vida em França, mudando assim, para sempre, o destino da sua amada família. O seu neto viaja no tempo revendo a sua história.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL OBRAS DE ESTUDANTE

Grande Prémio CINANIMA 2022
Prémio Gaston Roch

CURIOSA

Tessa Moult-Milewska – Reino Unido

Curiosa conta a história da curiosa Maria, que visita o apartamento do namorado pela primeira vez, apenas para descobrir que ficou sem os pertences pessoais. Depois de lhe ter sido negada uma explicação, ela sobe à cabeça dele.

Menção Honrosa - Obras de Estudantes

AN OSTRICH TOLD ME THE WORLD IS FAKE AND I THINK I BELIEVE IT

Lanchlan Pendragon – Austrália

Quando um jovem que trabalha em telemarketing é confrontado por uma misteriosa avestruz falante, ele aprende que o universo é animação em stop motion. Vê-se obrigado a colocar de lado as suas vendas de torradeiras e concentrar-se em convencer os colegas da sua terrível descoberta. 

Prémio do Público

NAYOLA

José Miguel Ribeiro – Portugal, Bélgica, França, Países Baixos

Angola. Três gerações de mulheres numa longa guerra civil de 25 anos: Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta). O passado e o presente entrelaçam-se. Nayola vai em busca do seu marido desaparecido no auge da guerra. Décadas mais tarde, o país está finalmente em paz, mas Nayola não regressou. Yara tornou-se uma adolescente rebelde e uma cantora de rap subversiva. Lelena tenta travá-la, com receio que a polícia venha prendê-la. Uma noite, um intruso mascarado invade a sua casa, armado com um facalhão. Um encontro diferente de tudo o que podiam imaginar…

COMPETIÇÃO NACIONAL

Prémio António Gaio

O HOMEM DO LIXO

Laura Gonçalves

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

Menção Honrosa António Gaio

GARRANO

Vasco Sá, David Doutel

Um cavalo Garrano é forçado a puxar uma carga pesada sob um sol escaldante. O jovem Joel descobre um homem que está prestes a incendiar uma floresta.

Prémio Jovem Cineasta Português
(Menores de 18 anos)

A CEREJEIRA MÁGICA

Graça Gomes, Escolas participantes do Projeto Pequeno Cinema 2021/2022 Viseu

O filme apresenta o resultado das oficinas de animação Pequeno Cinema realizadas nas escolas participantes no ano letivo de 2021/2022. As oficinas de animação decorrem no espaço da sala de aula, têm a duração de 1:30h a 2h, e propõem aos alunos um primeiro contacto com a técnica de animação stop motion (pixilação).

Menção Honrosa Jovem Cineasta Português
(Menores de 18 anos)

AS PEQUENAS MEMÓRIAS

Ana Emília Valente, Carina Silva, Elisabete Pereira, Filipe Oliveira, Firmino Matos, Isabel Matos, Joana Sousa, Margarida Beirão, Manuel Sousa, Maria Adelaide Teixeira, Paulo Brito, Pedro Rebelo, Sandra Almeida, Sofia Anjos, Vera Santos, Vitor Marques, Zelinda Moutela

Viagem às memórias da infância de José Saramago em Azinhaga, através de desenhos, pinturas, esculturas e bordados. No ano do centenário do seu nascimento, homenageámo-lo, adaptando e interpretando o seu livro ‘As Pequenas Memórias’ (2006).

Prémio Jovem Cineasta Português
(mais de 18 até 30 anos)

DUO

João Levezinho

Uma narrativa animada direta, uma viagem dentro da mente, um pensamento, uma ideia. Visualizar o que do lado de fora parece apenas alguns segundos. Tranquilidade versus caos. A autoindulgência de uma personagem em transe com o seu subconsciente.

Menção Honrosa Jovem Cineasta Português
(mais de 18 até 30 anos)

Fire Embrace

Augusto Rocha

António é um pastor de almas que vive numa pequena ilha deserta no meio do Atlântico. O seu trabalho é abençoar as almas dos mortos. Um dia, ele depara-se com uma alma estranha que mostra uma cor diferente…