Terminado o prazo de submissão de filmes ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – é agora o momento de revelar que foram inscritos cerca de 1100 filmes, provenientes de 69 países, que serão visionados e selecionados pela equipa de programação do Festival e pelo Júri de Seleção de Curtas-metragens; de Seleção de Filmes de Estudante; de Seleção de Longas-metragens e de Seleção de Filmes Portugueses.
Mais um Festival, mais um top três de países com filmes em seleção: como já vem sendo habitual, a França lidera com 189 filmes; segue-se Portugal com 79, facto que salientamos com particular agrado, e 70 obras do Reino Unido.
De sublinhar que a categoria com maior número de obras – 337 – é de Filmes com Mais de 5 até 24 minutos, seguido por uma ligeira diferença dos filmes de Estudantes (333). A notoriedade e a visibilidade que o CINANIMA oferece ao vencedor do Grande Prémio, entrando este automaticamente para a lista dos candidatos ao Oscar, parece continuar a não passar despercebida a milhares de animadores que tentam a sua sorte, no terceiro festival mais antigo do mundo.
Ao longo de 44 anos, já passaram pelo Festival dezenas de milhares de filmes, vindos dos mais diferentes pontos do mundo. Em 2020, o CINANIMA recebe obras de Bangladesh, Costa Rica, Macedónia, Malásia, Marrocos, Moçambique, Moldávia, Quénia, Síria e Uzbequistão. Destacamos o facto de termos recebido 20 filmes do Irão, porque efectivamente têm marcado cada vez maior presença no Festival.
Relativamente ao Concurso Nacional, é mais uma vez sublinhado o aumento do número de filmes portugueses, que apresenta 81 obras em 2020, mais 21 do que em 2019. É com enorme orgulho que o Festival congratula o esforço e dedicação dos realizadores e produtores, fazendo com que o nosso país seja o terceiro com maior representatividade na selecção de 2020.
O CINANIMA acontece de 9 a 15 de Novembro, em Espinho, contemplando obviamente uma componente online, face a actual conjuntura que se vive.
Acompanhe todas as novidades nas redes sociais do Festival e em www.cinanima.pt.