A convite do CINANIMA, a curadoria da segunda edição do Simpósio, em 2022, foi entregue à professora Cátia Peres, atualmente diretora da licenciatura em Imagem Animada na Universidade do Algarve, realizadora e investigadora.
A linha de análise diferenciou-se da primeira Edição, e, seguindo uma das missivas estratégicas da edição do festival desse ano, a 46ª, sobre a igualdade de género e a evolução do empoderamento feminino na sociedade atual, pretendeu conglomerar e confluir Olhares analíticos femininos sobre o trabalho de realizadoras premiadas e com grande reconhecimento no cenário atual, nacional e mundial, do cinema de animação: Laura Gonçalves e Alexandra Ramires do estúdio BAP que, no simpósio de 2022, representaram o lado mais feminino do estúdio. As curtas-metragens em análise foram: 3 Semanas em Dezembro/Three Weeks in December (2012), Água Mole/Drop by Drop (2017) e Elo/Tie (2020).

A análise conduzida pela curadora e moderadora Cátia Peres, em painel com outras três convidadas, assentou sobre quatro temas.
O primeiro tema foi apresentado por Cátia Peres, realizadora, investigadora do Centro de Investigação UNIDCOM, com publicações regulares em jornais e conferências de animação, doutorada em animação e Professora na Universidade do Algarve.
E debruçou-se sobre:
1. O retrato, como ponto de partida de análise de contextos identitários, onde o olhar individual e a imagem mental pictórica do autor são representados no filme de animação, através do conceito da visualidade ou construção visual do social, e, em particular, como estes se manifestam nas obras das autoras.

O segundo tema foi desenvolvido por Camila Kater, animadora, argumentista, realizadora e professora em São Paulo (Brasil). Realizou, escreveu e animou a curta-metragem de documentário animado Carne (2019), selecionado em mais de 250 festivais, como Locarno, TIFF, Annecy, IDFA e com mais de 95 prémios nacionais e internacionais, sendo qualificado para o Oscar® 2021. Kater possui bacharelado em Comunicação Social (Midialogia) pela Unicamp, graduação em Film & TV Production pela Anglia Ruskin University em Cambridge (Reino Unido) e, recentemente, recebeu uma bolsa de mestrado Erasmus Mundus para o programa RE: ANIMA Animation.
Analisou:
O documentário como uma abordagem ao filme de animação do ponto de vista de realização das suas características e da sua presença de elementos nas obras das autoras. Consequentemente, abordou o contraponto do jogo do simbólico por oposição à abordagem documental.

O terceiro momento de análise foi introduzido por Gabriela Sá. Artista digital 2D atuante nas áreas de animação, ilustração e narrativas visuais, tem uma licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP, um mestrado em Ilustração e Animação pelo IPCA e é candidata ao doutoramento em Design da FBAUP, inserida no grupo de investigação do ID+. A sua investigação e projeto atual intitula-se como, “Sisterhood: Designing Female Relationships on Mainstream Animation Media of the 21st Century”.
Aprofundou:
O design de personagens femininos nas obras das autoras, como ponto de partida para uma reflexão sobre comunicação de identidade através do desenho, e as particularidades da representação gráfica do feminino no contexto de animação de autor.

O quarto momento de análise foi elaborado por Marina Estela Graça, realizadora, investigadora e professora na Universidade do Algarve.
E debateu:
As principais estratégias formais gráficas e de composição de movimento adotadas na filmografia das duas autoras, quer enquanto suporte da economia de enunciação, quer como proposta estética diferenciadora.
A segunda edição, em formato presencial, teve, também, transmissão online, no sentido de incluir o repositório de conhecimento CINANIMA: https://www.facebook.com/cinanima/videos/874892373954809

As carreiras das realizadoras de animação Alexandra Ramires e Laura Gonçalves cruzaram-se desde cedo – quando ambas estudavam na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
Têm participado conjuntamente em projetos de outros artistas ao longo dos anos.
Em 2011, integram o estúdio independente BAP Animation Studio, no Porto. Desde então, têm trabalhado nas suas aclamadas e premiadas obras individuais, culminando na codireção de Água Mole, curta selecionada para Cannes, 2017.
Os seus filmes são, muitas vezes, baseados em histórias reais de famílias, em estilo documental intimista, que retratam temas como o êxodo rural, a velhice e a memória.
As obras são muito diferentes, técnica e tematicamente, mas alinhadas com a mesma perspetiva de criação artística, que foca o tempo para o outro, o cuidado e o poder de adaptação e união.

3 Semanas em Dezembro (2012)

Água Mole (2017)

Elo/Tie (2020)
Duas Publicações Académicas e um Caderno Pedagógico (2023)
Um segundo momento dos Olhares sobre a Animação Portuguesa prende-se com a preparação e lançamento de dois livros, com base nos artigos científicos produzidos pelos convidados da primeira e segunda edição.
Estas duas publicações científicas, em parceria com a ULHT e Universidade do Algarve, serão de edição física limitada, estando acessíveis em formato digital, a partir de outubro, no site do CINANIMA.
Paralelamente, e com o objetivo de disseminar esta informação, está a ser elaborado um Caderno Pedagógico com base nas duas primeiras edições do Simpósio. Este Caderno Pedagógico destina-se à comunidade escolar, mais concretamente a todos os professores e coordenadores do Plano Nacional de Cinema, bem como a estudantes do ensino secundário do território nacional e PALOP.
Um dos objetivos centrais desta ação é o de dar a conhecer a obra destes quatro jovens portugueses, realizadores de cinema de animação, nacional e internacionalmente reconhecidos, a uma comunidade alargada, e suscitar curiosidade sobre o trabalho dos realizadores Vasco Sá, David Doutel, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.
O Caderno Pedagógico, em formato digital, também estará disponível gratuitamente no site do CINANIMA.
Este trabalho está a ser desenvolvido pelo professor Mário Gandra, com extensa obra nas áreas educativa e artística, e a realizadora de cinema Carlota Gandra.

Mário Gandra, professor no ensino superior, é Ex-Presidente no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Felgueiras, 2008-2015; 2015-2019), com doutoramento em Ciências da Educação – Educação Artística, e Criatividade na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, mestre em Criatividade na Universidade de Compostela e licenciatura em Educação Visual. A sua investigação e consultoria têm sido realizadas nas áreas de Educação, Educação Artística e Criatividade. É autor de comics e livros de imagens, com exposições de artes plásticas em Portugal (Porto, Penafiel, Lisboa, Viseu, Espinho) e Galiza. As Aventuras de Rapinggel (2021) é a sua última publicação, álbum (anti BD).

Carlota Grandra aka LoTA Gandra é realizadora de cinema na cidade do Porto. Licenciada em Cinema, com especialização em Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa, realizou as curtas-metragens de ficção Direito a Respirar (2020), Duas Irmãs (2021), O Meu Primeiro Apocalipse (2021) e O Sonho da Máquina (2022). A sua obra conta, também, com o filme-performance Uma Coisa Longínqua em 2020 e o documentário Na Palheta Com Dom Roberto (2022).
Público:
Professores do ensino secundário e coordenadores do Plano Nacional de Cinema, cineclubes, bibliotecas e serviços educativos de instituições culturais (museus, centros culturais, cine-teatros), festivais de cinema de animação, departamentos de educação e cultura dos municípios.
Itinerância Olhares sobre a Animação Portuguesa (2023)
Uma duplicação de esforços está a ser realizada para que se observe uma efetiva disseminação do projeto através da descentralização territorial. A itinerância dos resultados da primeira edição e da segunda edição, que redunda numa apresentação dos dois livros (1ª e 2ª edição), promove a deslocação do projeto de norte a sul de Portugal, com apresentações marcadas no Algarve, em Lisboa e Porto no último trimestre de 2023.
Num fecho de ciclo, retorna à nova edição do festival, em novembro, integrando o segmento de apresentações de livros.
Público:
Realizadores, produtores, investigadores e docentes, professores e estudantes, programadores e diretores de festivais e cine-clubes.
Publicações e Itinerância da Terceira Edição (2023-2024)
O modelo acima apresentado, de simpósio, publicações e itinerância, terá continuidade, estando a ser preparado como parte do plano de 2023-2024.
Assim sendo, será a académica e realizadora Cátia Peres a curar o novo programa para a 3ª Edição a ser apresentada na 47ª Edição do Festival.
Ao longo do ano 2024 dar-se-á a criação de nova publicação científica, de novo caderno pedagógico e nova itinerância, destinados aos mesmos tipos de públicos acima enumerados.
Parceiro:
