
O Crianças Prime1rº é um programa da iniciativa do Serviço Educativo do CINANIMA, com o apoio da Direção Geral de Educação – Plano Nacional de Cinema. Esta iniciativa, criada em 2016 pelo Serviço Educativo do CINANIMA, é uma das atividades de maior relevância no domínio da educação, exatamente por promover uma formação cultural ativa.
Interrompida no ano letivo de 2019/2022 e retornando em força no ano letivo de 2022/23.
Com uma equipa de formadores e realizadores de cinema de animação, realiza filmes de cinema de animação nas escolas do Pré-Escolar (5 anos de idade) e 1º Ciclo. Esta iniciativa compreende todas as diferentes etapas e processos da produção de animação e por isso está estruturado com a metodologia de projeto e a didática da imagem animada.
O desenvolvimento de uma prática educativa através da metodologia de projeto significa a preocupação dos professores em construir aprendizagens significativas aos seus alunos. No campo da educação, a metodologia de projeto é normalmente entendida como a organização do processo de ensino e de aprendizagem, em torno de atividades práticas significantes.
O cinema de animação provoca consensualmente um fascínio e uma familiaridade sobre as crianças, remetendo-as para o mundo da magia, da imaginação e do brincar. Estabelece-se à partida uma ligação afetiva que facilita a sua atenção para os processos de ensino e de aprendizagem.
O objetivo é o de aproveitar estes estímulos, enquanto potencial educativo, para construir uma estratégia que consiga fomentar em cada aluno a capacidade para desenvolver aprendizagens dentro de um espaço motivador, participativo e colaborativo.
O cinema de animação tem uma linguagem própria, que é, ao mesmo tempo, estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras. Trata-se, portanto, de uma linguagem multidisciplinar que atua nas fronteiras de várias áreas do saber e que no currículo escolar do 1º Ciclo do EB (e já também no Pré-escolar dos 5 anos de idade) se traduz na presença em Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões.
Neste sentido, a utilização de uma didática da animação de imagens promove uma melhor compreensão dos conteúdos escolares, a sua integração de forma ativa, significativa, diversificada, integrada e socializadora, resultando na obtenção de melhores resultados.
O trabalho com os alunos é organizado por quatro etapas:
- Princípio da animação;
- Construção do argumento;
- Construção das personagens, cenários e captação de vozes e sonorizações;
- Captação de imagens frame-by-frame.
*No final do ano letivo os filmes são enviados a concurso para mais de 20 Festivais Internacionais de Cinema de Animação.
Sessão de cinema de apresentação dos filmes produzidos na atividade Crianças Prime1ro
Estas sessões fecham o ciclo anual de cada programa Crianças Prime1ro oferecendo aos alunos, pais e outros familiares e professores coadjuvantes do projeto a possibilidade de ver os filmes que realizaram num grande ecrã de uma sala de cinema.
Bolsa de formadores Crianças Primei1ro 2022/2023
No ano letivo 2023/23 o Crianças Primei1ro é desenvolvido pelas formadoras Carolina Bonzinho e Inês Costa.

Carolina Bonzinho
Carolina Bonzinho é uma artista visual que atua nas áreas da animação e design. Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, passando pelo programa Erasmus+ na MOME em Budapeste. Vive atualmente no Porto onde nos últimos anos tem trabalhado com o estúdio de animação BAP. Desde 2020 que tem contribuído com animação e pintura em vários filmes de realizadores premiados como Laura Gonçalves, Alexandra Ramires e Vitor Hugo Rocha. Um dos projetos que também se destaca neste período foi o design do livro “ELO”, em colaboração com a realizadora Alexandra Ramires e a autora Regina Guimarães. Trabalhou também com o BEAST International Film Festival, nas edições de 2021 e 2022, enquanto webdesigner e developer. Atualmente investe em projetos de sua autoria no âmbito da animação e é formadora de workshops de stop-motion. O seu mais recente trabalho publicado é a co-realização e animação com Leander Meresaar do videoclipe “A Strange Feeling of Existential Angst” dos Sunflowers.

Inês Costa
Inês Costa (Viseu, 1998) é mestre em Design da Imagem (2022) e licenciada em Design de Comunicação (2020) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Designer e artista gráfica, o seu trabalho de pesquisa foca-se sobretudo no papel da imagem na construção de narrativas que compõem a memória coletiva portuguesa, através do cruzamento do design e de suas práticas artísticas, problematizando a imagem enquanto ferramenta de linguagem e de ação sócio-política. Foi vencedora do Prémio de Aquisição da FBAUP com a curta-metragem Toque (2020) e do prémio de Melhor Filme de Produção Local no festival Vista Curta, com a curta-metragem Amélia (2021). O seu trabalho fez parte da seleção oficial de festivais como Curtas Vila do Conde, Vista Curta, Entre Olhares e Porto/Post/Doc e IndieLisboa. É artista convidada no projeto GAGE – Game Art Gender Equality apoiado pelo ITI/LARSyS e faz parte dos artistas selecionados para o projeto de residência de investigação artística MANIFEST, co-criado pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Europa Criativa.