Simpósio – Olhares sobre a Animação Portuguesa

O Simpósio “Olhares sobre a Animação Portuguesa” , 2022 Curadoria: Cátia Peres, Realizadora, investigadora e Professora na Universidade do Algarve Convidadas: Camila Kater, Realizadora e professora na Universidade do Algarve Gabriela Sá, Candidata de doutoramento, ilustradora, animadora e professora Marina Estela Graça, Realizadora, investigadora e Professora na Universidade do Algarve O Simpósio “Olhares sobre a Animação Portuguesa”, este ano na sua segunda edição pretende dar continuidade a um formato de análise de filmes de animação por intervenientes com olhares multidisciplinares. Iremos abordar as obras das realizadoras Laura Gonçalves e Alexandra Ramires do estúdio BAP que, no simpósio deste ano, representam o lado mais feminino do estúdio.

A análise será conduzida por Cátia Peres, em painel com outras três convidadas sobre quatro temas:

1. O retrato, como ponto de partida de análise de contextos identitários onde o olhar individual e a imagem mental pictórica do autor são representados no filme de animação através do conceito da visualidade ou construção visual do social e em particular como estes se manifestam nas obras das autoras.

Por: Cátia Peres. realizadora, investigadora, doutorada em animação e Professora na Universidade do Algarve. Investigadora do Centro de Investigação UNIDCOM. Publica regularmente em jornais e conferências de animação.


2. O documentário como uma abordagem ao filme de animação do ponto de vista de realização das suas características e da sua presença de elementos nas obras das autoras. Consequentemente também é abordado o contraponto do jogo do simbólico por oposição à abordagem documental.

Por: Camila Kater. Animadora, argumentista, realizadora e professora de São Paulo, Brasil. Realizou, escreveu e animou a curta-metragem de documentário animado CARNE (2019), selecionado em mais de 250 festivais como Locarno, TIFF, Annecy, IDFA e com mais de 95 prémios nacionais e internacionais, sendo qualificado para o Oscar® 2021. Kater possui bacharelado em Comunicação Social (Midialogia) pela Unicamp, graduação em Film & TV Production pela Anglia Ruskin University em Cambridge (Reino Unido) e, recentemente, recebeu uma bolsa de mestrado Erasmus Mundus para o programa RE: ANIMA Animation.


3. O design de personagens feminino nas obras das autoras como ponto de partida para uma reflexão sobre comunicação de identidade através do desenho e as particularidades da representação gráfica do feminino no contexto de animação de autor.

Por: Gabriela Sá. Gabriela Sá é uma artista digital 2D atuante nas áreas de animação, ilustração e narrativas visuais. Tem uma licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP, um mestrado em Ilustração e Animação pelo IPCA e é candidata ao doutoramento em Design da FBAUP, inserida no grupo de investigação do ID+. A sua investigação e projeto atual intitula-se como, “Sisterhood: Designing Female Relationships on Mainstream Animation Media of the 21st Century”.


4. As principais estratégias formais gráficas e de composição de movimento adotadas na filmografia das duas autoras, quer enquanto suporte da economia de enunciação, quer como proposta estética diferenciadora.

Por: Marina Estela Graça, Realizadora, investigadora e Professora na Universidade do Algarve.

Do Simpósio advirá a edição de uma publicação científica anual, pretendendo-se, num segundo momento deste projeto, a sua itinerância com os objetivos de descentralização cultural e territorial. O Simpósio decorrerá em formato presencial, com transmissão online.