Uma vez mais, os workshops dinamizados pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vão enriquecer as noites do CINANIMA 2022. A iniciativa do IPCA é uma oportunidade única de mergulhar no fantástico mundo da animação dirigida a diversos públicos. A parceria preenche as noites do Festival de Cinema de Animação entre os dias 7 a 11 de novembro.
7 de novembro / 21h00 às 23h30
“GRITA UM FANZINE!” / Construção de um fanzine
Formadores: Catarina Macedo Pisco e Mónica Alves
Nº de participantes: 10
Destinatários/participantes: Estudantes do Ensino Secundário ou maiores de 15 anos.
Neste workshop, partindo de um tema pessoal e utilizando os mais variados materiais e técnicas, como o desenho ou o recorte, cada um irá criar o seu próprio fanzine no seu formato mais popular: a revista, através de dobras de uma única folha.
Nota biográfica: Catarina Pisco frequenta o Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Em 2022 apresentou a sua coletânea de fanzines na livraria/galeria Tinta nos Nervos. Em 2021 colabora na Exposição de Carlo Giovani do evento Braga Em Risco como Assistente e em 2020 participa na CONFIA com o artigo “Fanzine as na artifact of expression and authorship: feminine sexuality and self-discovery” como coautora e oradora. Mónica Alves é estudante no IPCA, no Mestrado em Ilustração e Animação. Sempre gostou de “pôr mão na massa” e trabalhar com vários tipos de materiais e técnicas, desde o digital até à de artefactos manuais, como escultura com barro, ilustração em formato mais analógico como a aguarela e os recortes, entre outros.

8 de novembro / 21h00 às 23h30
“Monstros, Monstrinhos e Monstrengos”
Formadora: Maria Margarida Pessanha
Nº de participantes: 12
Destinatários/Participantes: Maiores de 15 anos, interessados pela área da ilustração e do desenvolvimento de personagens para animação.
Material Necessário: Papéis com texturas variadas, cartolinas, revistas, cartões; Materiais riscadores (lápis de cor, marcadores, pastel óleo); tintas e pincéis; Tesoura e x-acto; Cola baton ; quaisquer outros materiais interessantes que possam ser utilizados em colagens (plásticos, botões, fio, washi tapes, etc); Dispositivo móvel com a aplicação “Stop motion studio” ou semelhante (responsabilidade do participante).
O que é um Monstro? Neste workshop iremos explorar aquilo que pode ser a representação de um monstro, refletindo acerca das características psicológicas que definem a nossa personagem e como estas se transmitem na sua imagem e forma de agir. Esta atividade terá como base uma oficina de recorte e colagem, a partir da qual cada participante deverá desenvolver uma personagem articulada, pronta a animar em stop motion.
Nota biográfica: Maria Margarida (1998) – Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, está no segundo ano do Mestrado em Ilustração e Animação no IPCA, onde tem vindo a desenvolver a sua capacidade de contar histórias parvinhas através de personagens coloridas, pertencentes ao universo do cartoon, da fantasia e da imaginação. Quando pode, é formadora em projetos educativos, colaborando recorrentemente com o Cine Clube de Viseu no seu projeto de cinema nas escolas.

9 de novembro / 21h00 às 23h30
“Como conseguimos sentir uma imagem?”
Formadores: Bruna Ferreira e Rui Monteiro
Nº de participantes: 12
Destinatários/Participantes: Maiores de 16 anos
Material necessário: Folhas de papel A4; Lápis de cor; Marcadores; Aguarelas; Pincéis.
Como é que a composição, a cor, as formas e o registo afetam a nossa leitura de um sentimento? Neste workshop exploraremos o potencial destes elementos. Cada participante criará uma ilustração à qual será atribuída uma personagem, um cenário e um sentimento. O objetivo é que a ilustração final transmita uma mensagem através dos elementos acima referidos..
Nota biográfica:
Bruna Ferreira (1998), terminou a licenciatura em Artes Plásticas, com especialização em Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente frequenta o Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos. O seu trabalho debruça-se, sobretudo, em temas como memória, natureza e episódios do dia-a-dia, por meio de desenho de contorno.
Rui Monteiro (1996), terminou a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Traça agora um novo caminho no Mestrado em Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde explora a fundo novos campos da ilustração, como a modelação 3D, e inicia-se na área da animação. Vê na ilustração um meio excelente de explorar as suas habilidades, os seus interesses e a sua imaginação, procurando satisfazer o seu desejo pela criação e pela diversão.


10 de novembro / 21h00 às 23h30
“Da Escrita à Ilustração: a Criação de uma Personagem”
Formadores: Bruna Ferreira Rui Monteiro
Nº de participantes: 10
Destinatários/Participantes: Maiores de 16 anos.
Material Necessário: Folhas de papel A4; Canetas; Lápis de cor; Marcadores; Aguarelas; Pincéis.
Neste workshop, propõe-se o desenvolvimento de uma personagem recorrendo a uma técnica de escrita criativa: o sistema de constelações. A partir de palavras sem aparente ligação, o participante irá interligá-las de modo a desenvolver uma personagem, desde o seu carácter a um dia na vida dela. Numa segunda abordagem, iremos propor que o participante ilustre essa personagem com base na descrição anterior.
Nota biográfica: Bruna Ferreira (1998), terminou a licenciatura em Artes Plásticas, com especialização em Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente frequenta o Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos. O seu trabalho debruça-se, sobretudo, em temas como memória, natureza e episódios do dia-a-dia, por meio de desenho de contorno. Rui Monteiro (1996), terminou a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Traça agora um novo caminho no Mestrado em Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde explora a fundo novos campos da ilustração, como a modelação 3D, e inicia-se na área da animação. Vê na ilustração um meio excelente de explorar as suas habilidades, os seus interesses e a sua imaginação, procurando satisfazer o seu desejo pela criação e pela diversão.


11 de novembro / 21h00 às 23h30
“Desconstrução” (animação em barro)
Formadora: Mariana Jerónimo
Nº de participantes: 10
Destinatários: para todo o público maior de 10 anos (sem pré-requisitos)
Material Necessário: barro, computador com Dragonframe ou tablet/telemóvel com a aplicação Stop Motin Studio
Desenvolvimento de uma animação em stop motion, utilizando, como matéria-prima, o barro. Primeiramente, os participantes irão construir uma personagem e, de seguida, desconstruí-la, tornando-a, novamente, num bloco de barro. Esta transformação será fotografada, tornando-se, mais tarde, num filme.
Nota biográfica: Mariana Jerónimo licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e, atualmente, frequenta o último ano do Mestrado em Ilustração e Animação, na Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A artista trabalha, sobretudo, com ilustração, cerâmica animação e pintura mural, desenvolvendo composições com formas irregulares e orgânicas, inspiradas em elementos naturais, revelando uma paleta de cores bastante audaz e arrojada. Em setembro de 2021, Mariana Jerónimo, juntamente com o artista Miguel Fernandes, criaram o espaço Cobalto, em Braga, onde o cliente pode adquirir peças em cerâmica por eles desenvolvidas, visualizar o seu processo e participar em workshops e ateliês realizados no espaço. Para além disto, a artista colabora com a editora Betweien, no ramo da ilustração e da animação.

Para além disto, iremos ter ainda um workshop dinamizado pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) com o tema “Os vegetais são todos iguais – são de mais”, para todas as pessoas curiosas e com gosto pela imagem animada.
9 de novembro / 11h00 às 18h00
“Os vegetais são todos iguais – são de mais”
Formadores: Luís Manuel Félix Alípio e Luís Miguel Barbosa Costa Leite
Nº de participantes: 15
Destinatários: Destinatários: Pessoas curiosas e criativas com gosto pela imagem animada
Material Necessário: Computador próprio com câmara (portátil), Adobe Photoshop e Adobe Character Animator
Inspirado pela incomparável arte do pintor italiano renascentista – Giuseppe Arcimboldo (1526 – 1593) – criador de uma curiosa coleção de retratos realizados com aglomerações de representações de frutas e vegetais. Um exemplo de uma criatividade considerada na época como lunática e que mais tarde se tornou uma forte inspiração para o movimento surrealista. A ideia do workshop é elevar a abordagem incorporando a figuras recriadas com elementos vegetais e inspiradas na arte de Giuseppe Archiboldo, dotando-as de movimento, expressão e voz. Este processo incorpora as ferramentas deo Adobe Character Animation para obter em tempo real a interpretação e “acting” de cada participante do workshop incorporando-a na sua criação.
Nota biográfica: Luís Manuel Félix Alípio é Ilustrador e animador na produtora audiovisual Miragem. Director de animação e sócio fundador da produtora audiovisual Animago. Frequentou a licenciatura de Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Animação Digital pela Escola Superior Artística do Porto – Guimarães (ESAG – nova designação). Detentor do Título de Especialista pelo Instituto Politécnico do Porto – Aprovado por unanimidade do júri. Professor de Animação 2 e Animação 3 no curso de Tecnologias de Comunicação Multimédia na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Professor de Animação 2 e Animação 3 no curso de Multimédia na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Produtor de conteúdos de animação, em atividade própria, para múltiplas plataformas audiovisuais.
Luís Leite (Grifu) é doutorado em Media Digitais e mestre em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é licenciado em Multimédia e obteve o título de especialista em Artes da Imagem e Produção Audiovisual. Foi bolseiro da FCT no seu projeto de investigação “Virtual Marionette – Interaction Model for Digital Puppetry” onde procurou trazer a arte das marionetas para a animação digital em tempo real. Iniciou a sua carreira profissional em 1990 como programador, tendo gradualmente desenvolvido competências nas áreas da animação, pós-produção e sistemas interativos em produtoras como Animago (sócio fundador), ou Miragem. Colaborou na produção de séries de televisão como Major Alvega (Ficção de animação com imagem real – selecionado para um Emmy Award), ou na produção do filme de animação História de um Caramelo, entre outras. As suas áreas de interesse são: Desenho de interação, animação digital, efeitos visuais, programação criativa.