Formação de professores

A animação e as suas técnicas são um excelente instrumento pedagógico
motivador dos alunos para aprendizagens significativas. Partindo desta premissa,
o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho
vai oferecer Ações de Formação de Curta Duração (3h) com conteúdos desta
natureza. Estas ações são reconhecidas e certificadas para progressão
de carreira de todos os docentes do Ensino Básico e Secundário, pelo Centro
de Formação da Associação para Formação ATEXXI, entidade formadora
certificada | Registo de Acreditação nº CCPFC/ENT-NI-0192/23.
PREENCHA O FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DA SUA ESCOLA:

INSCRIÇÃO


Inscrição/Frequência:
1 ACD = 10€
2 ACD = 15€
3 ACD = 20€
4 ACD = 25€
Inclui:
Diploma/Certificado de Formação; convite para sessão de abertura do Festival e welcome drink
(necessário confirmação); livre trânsito para masterclasses, encontros, debates e simpósios;
acesso ao Catálogo Digital do Festival.


CONSULTAR OS DOCUMENTOS:

PROGRAMA E INFORMAÇÕES
PROGRAMAS:
Ação 1 (13 de novembro): Stop Motion como prática pedagógica
Ação 2 (15 de novembro): Criar, Articular e Animar. Animação com recortes (cutout)
Ação 3 (16 de novembro): Observar para desconstruir estereótipos na representação e criação de personagens na prática pedagógica
Ação 4 (16 de novembro): Filosofia com cinema para crianças (Prática pedagógica e didática)
Ação 5 (17 de novembro): Animação Expandida – Da animação performativa à animação em
realidade Virtual

AÇÃO 1
Stop Motion como Prática Pedagógica
Nesta formação serão fornecidas ferramentas práticas para desenvolver trabalhos de animação
stop-motion, estimulando a criatividade e encontrando um diferente meio expositivo.
A animação é um processo moroso realizado em equipa, que percorre diferentes fases – pré-
produção, produção, pós-produção. Nesta formação pretende-se abordar e demonstrar o
desenvolvimento destas três fases, tendo em conta os processos que correspondem a cada
uma delas. Será uma formação teórico-prática, onde cada formando irá executar exercícios de
animação através de uma ferramenta simples – o smartphone -, o que permite a sua realização
na sala de aula de forma bastante prática e intuitiva.
Nota Biográfica (Joana Nogueira): Licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR, 2009) e Mestre em
Ilustração e Animação (IPCA, 2016), sente dificuldade em definir aquilo que faz. Quer fazer
tudo aquilo que não está a fazer e adormece a pensar “amanhã é que vai ser”. Faz rimas sem
querer. Realizadora de cinema de animação, ceramista apaixonada, construtora de marionetes
para stop-motion e colaboradora em criação artística para teatro de marionetas. Uma mão
cheia de bonecos.
Dia: 13 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formadora: Joana Nogueira
Nº de horas: 3
Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho
Material dos Formandos: Smartphone com app Stop Motion Studio (gratuita) instalada,
carregador de smartphone, tripé para smartphone
Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras
pessoas
interessadas.
Nº máximo de participantes: 12

AÇÃO 2
Criar, Articular e Animar Animação com Recortes – Cutout
O avanço da tecnologia permitiu que qualquer pessoa, mesmo sem grandes recursos
tecnológicos, possa fazer um filme de animação já com qualidade profissional. Isto também se
aplica às escolas. Os professores dispõem, hoje em dia, de recursos tecnológicos que há duas
décadas eram escassos ou incipientes, tendo a possibilidade de abordar o conteúdo da imagem
animada para além dos brinquedos óticos, quer em sala de aula, quer em contexto de clube.
O cinema de animação permite iniciar os alunos para a diversidade da linguagem
cinematográfica, bem como desenvolver a reflexão e a crítica a respeito dos conteúdos
audiovisuais aos quais somos expostos diariamente.
Conceito
1. Criação de personagens em diferentes suportes
(cartolina, papel, cartão, tecido..).
2. Recortes das personagens e articulação (de acordo com o suporte).
3. Animação das personagens criadas.
Nota Biográfica (João Católico): Licenciou-se como professor de Educação Visual em 1991,
ingressou em 1993 na Pós-Graduação em Comunicação Visual na Escola Superior de Arte e
Design do Porto. Conclui o Mestrado em Ensino de Educação Visual em 2011 na Escola
Superior de Educação do Porto. Fez parte da Comissão Organizadora do CINANIMA entre 1992
e 1997; em 2018 regressa ao CINANIMA como coordenador do seu Serviço Educativo onde
dinamizou e organizou workshops CINANIMA, orientou ainda o programa Crianças Prime1rº
tendo realizado e produzido 12 curtas de animação durante dois anos, com alunos do 1.º ciclo
em diferentes escolas do concelho de Espinho e Ovar. Atualmente é professor no Agrupamento
de Ovar Sul, onde coordena o Plano Nacional de Cinema desde 2013, orienta e dinamiza o
projeto de imagem animada “Letras & Imagens” em colaboração com a Rede de Bibliotecas
Escolares e Plano Nacional de Leitura.
Dia: 15 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formador: João Católico
Nº de horas: 3
Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho
Material dos Formandos: Computador portátil e, se possível, webcam
Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras
pessoas interessadas.
Nº máximo de participantes: 16

AÇÃO 3
Observar para Desconstruir Estereótipos na Representação e Criação de Personagens na
Prática Pedagógica
Esta ação de formação pretende fomentar o diálogo e o pensamento crítico relativamente à
representação de padrões e estereótipos presentes no cinema de animação, tendo como ponto
de partida a criação e desenvolvimento de personagens. Primeiro, vamos interpretar e dialogar
sobre diversos exemplos, a fim de consciencializar o grupo para os vieses presentes na
representação de personagens no cinema de animação popular e contemporâneo. De seguida,
faremos diversos exercícios de desenho e ilustração, encontrando formas de questionar e
contrariar impulsos de desenho que perpetuam estereótipos nocivos ou redutores. Com estes
exercícios, vamos demonstrar como podemos explorar linguagens diferentes e criar novos
significados com os alunos.
Nota Biográfica (Gabriela Sá): Gabriela Sá é artista digital, investigadora e professora,
especializada em narrativa e desenvolvimento visual para animação e videojogos. Atualmente
é estudante de doutoramento em Design na FBAUP e leciona nos mestrados do IPCA.
Dia: 16 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formadora: Gabriela Sá
Nº de horas: 3
Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho
Material dos Formandos: Revistas para recortar
Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras
pessoas interessadas.
Nº máximo de participantes: 25

AÇÃO 4
Filosofia com Cinema para Crianças Prática Pedagógica e Didática
Educar o olhar para ampliar o pensar, o imaginar, o sentir e o agir.
1. Genealogias
1.1. Do pré-cinema ao cinema.
1.2. Da Filosofia para Crianças à Filosofia com Cinema para Crianças.
2. Abordagens metodológicas
2.1. Contemplar uma curta-metragem: uma experiência estética e ética.
2.2. Trabalho em grupo de exploração e descoberta de “dentro” para “fora” do filme e
respetiva apresentação.
Nota Biográfica (Elsa Serqueira): Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o
projeto “Filosofia com Cinema”. É professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante,
onde coordena o Plano Nacional de Cinema e dinamiza o Clube Filocinema, mestre na área da
Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e Estudos
Especializados em Filosofia para Crianças. Autora, dinamizadora de sessões de “Filosofia com
Cinema para Crianças” (FcCpC), e com “Cineséniores” e oradora em Congressos sobre Filosofia,
Educação e Cinema.
É Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Quinta Imagem (Casa Museu de Vilar),
membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da Casa da
Animação do Porto, da Magic Lantern Society (UK) e Representante dos Professores do Ensino
Secundário no Conselho Municipal de Educação de Amarante. Membro do Júri de Apoio à
Produção de Curtas-Metragens de ficção (2022) e Longas-Metragens de Animação (2023),
Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Ministério da Cultura.
Dia: 16 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formadora: Elsa Cerqueira
Nº de horas: 3
Local: Sala/Varandim (2º andar) do Centro Multimeios de Espinho
Material dos Formandos: Computador portátil ou caderno
Público-alvo:Professores (Grupos 100
– Educação Pré-Escolar e 110 – Ensino Básico
– 1º Ciclo); Profissionais de Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.
Nº máximo de participantes: 25

AÇÃO 5
Animação Expandida – Da Animação Performativa à Animação em Realidade Virtual
Objetivos
– Divulgar tecnologias de interação e de representação (realidade aumentada) no contexto da
animação digital;
– Permitir a utilização e exploração de um recurso simplificado na dinamização de conteúdos
curriculares;
– Expandir o potencial do contador de histórias através da animação performativa;
– Utilizar os meios digitais como forte recurso didático-pedagógico;
– Mobilizar metodologias de trabalho de projeto no sentido da aquisição de aprendizagens
diversificadas e integradas;
– Promover a formação integral do(s) aluno(s) tendo em conta a sua expressividade,
criatividade e enquanto ser(es) social(ais).
Conteúdos
Introdução; Contextualização da Animação Performativa e Realidade Aumentada; Tecnologias
de captura de movimento e inteligência artificial na produção de animação; Tecnologias de
Realidade Aumentada.
Nota Biográfica (Elsa Serqueira): Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o
projeto “Filosofia com Cinema”. É professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante,
onde coordena o Plano Nacional de Cinema e dinamiza o Clube Filocinema, mestre na área da
Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e Estudos
Especializados em Filosofia para Crianças. Autora, dinamizadora de sessões de “Filosofia com
Cinema para Crianças” (FcCpC), e com “Cineséniores” e oradora em Congressos sobre Filosofia,
Educação e Cinema.
É Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Quinta Imagem (Casa Museu de Vilar),
membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da Casa da
Animação do Porto, da Magic Lantern Society (UK) e Representante dos Professores do Ensino
Secundário no Conselho Municipal de Educação de Amarante. Membro do Júri de Apoio à
Produção de Curtas-Metragens de ficção (2022) e Longas-Metragens de Animação (2023),
Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Ministério da Cultura.
Dia: 17 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formador: Luís Leite
Nº de horas: 3
Local: Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho
Material dos Formandos: Computador portátil ou caderno
Público-alvo: Professor de Educação Visual e Tecnológica (grupo 240),
Educação Tecnológica (grupo 530) ou Artes Visuais (grupo 600) e TIC (grupo 550). Profissionais
das Bibliotecas. Outras pessoas interessadas.
Nº máximo de participantes: 25

AÇÃO 6
Criar, Articular e Animar Animação com Recortes – Cutout
O avanço da tecnologia permitiu que qualquer pessoa, mesmo sem grandes recursos
tecnológicos, possa fazer um filme de animação já com qualidade profissional. Isto também se
aplica às escolas. Os professores dispõem, hoje em dia, de recursos tecnológicos que há duas
décadas eram escassos ou incipientes, tendo a possibilidade de abordar o conteúdo da imagem
animada para além dos brinquedos óticos, quer em sala de aula, quer em contexto de clube.
O cinema de animação permite iniciar os alunos para a diversidade da linguagem
cinematográfica, bem como desenvolver a reflexão e a crítica a respeito dos conteúdos
audiovisuais aos quais somos expostos diariamente.
Conceito
1. Criação de personagens em diferentes suportes
(cartolina, papel, cartão, tecido..).
2. Recortes das personagens e articulação (de acordo com o suporte).
3. Animação das personagens criadas.
Nota Biográfica (João Católico): Licenciou-se como professor de Educação Visual em 1991,
ingressou em 1993 na Pós-Graduação em Comunicação Visual na Escola Superior de Arte e
Design do Porto. Conclui o Mestrado em Ensino de Educação Visual em 2011 na Escola
Superior de Educação do Porto. Fez parte da Comissão Organizadora do CINANIMA entre 1992
e 1997; em 2018 regressa ao CINANIMA como coordenador do seu Serviço Educativo onde
dinamizou e organizou workshops CINANIMA, orientou ainda o programa Crianças Prime1rº
tendo realizado e produzido 12 curtas de animação durante dois anos, com alunos do 1.º ciclo
em diferentes escolas do concelho de Espinho e Ovar. Atualmente é professor no Agrupamento
de Ovar Sul, onde coordena o Plano Nacional de Cinema desde 2013, orienta e dinamiza o
projeto de imagem animada “Letras & Imagens” em colaboração com a Rede de Bibliotecas
Escolares e Plano Nacional de Leitura.
Dia: 22 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formador: João Católico
Nº de horas: 3
Local: Biblioteca Municipal José Marmelo Silva – Espinho
Material dos Formandos: Computador portátil e, se possível, webcam
Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras
pessoas interessadas.
Nº máximo de participantes: 16

AÇÃO 7
Stop Motion como Prática Pedagógica
Nesta formação serão fornecidas ferramentas práticas para desenvolver trabalhos de animação
stop-motion, estimulando a criatividade e encontrando um diferente meio expositivo.
A animação é um processo moroso realizado em equipa, que percorre diferentes fases – pré-
produção, produção, pós-produção. Nesta formação pretende-se abordar e demonstrar o
desenvolvimento destas três fases, tendo em conta os processos que correspondem a cada
uma delas. Será uma formação teórico-prática, onde cada formando irá executar exercícios de
animação através de uma ferramenta simples – o smartphone -, o que permite a sua realização
na sala de aula de forma bastante prática e intuitiva.
Nota Biográfica (Joana Nogueira): Licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR, 2009) e Mestre em
Ilustração e Animação (IPCA, 2016), sente dificuldade em definir aquilo que faz. Quer fazer
tudo aquilo que não está a fazer e adormece a pensar “amanhã é que vai ser”. Faz rimas sem
querer. Realizadora de cinema de animação, ceramista apaixonada, construtora de marionetes
para stop-motion e colaboradora em criação artística para teatro de marionetas. Uma mão
cheia de bonecos.
Dia: 24 de novembro,
das 18h00 às 21h00
Formadora: Joana Nogueira
Nº de horas: 3
Local: Biblioteca Municipal José Marmelo Silva – Espinho
Material dos Formandos: Smartphone com app Stop Motion Studio (gratuita) instalada,
carregador de smartphone, tripé para smartphone
Público-alvo: Professores
(qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento), Profissionais das Bibliotecas. Outras
pessoas
interessadas.
Nº máximo de participantes: 12

MENU
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.