FRAME

FRAME – Ver e Fazer Cinema Animação – é um projeto apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para os anos de 2023, 2024, e 2025, e pela Fundação Manuel António da Mota (FMAM), que congrega várias áreas do Serviço Educativo do CINANIMA, e que se divide em dois grandes eixos, um dedicado a Ver Cinema de Animação – que contempla iniciativas de exibição –, e outro a Fazer Cinema de Animação, integrando as atividades formativas.

No primeiro eixo destaca-se uma das atividades mais antigas do Festival CINANIMA: Escolas Vêm ao CINANIMA.

O segundo eixo é formado pelas iniciativas Crianças Prime1ro, as Oficinas ANIMA, e o Coletivo Anima, que, por sua vez, admite atividades formativas tais como as Conversas CINAnimadas. Para mais informações contacte-nos através do email [email protected]  

Coletivo
ANIMA

O Coletivo ANIMA é composto por uma equipa multidisciplinar formada por especialistas de várias áreas do Cinema e das Artes, que colaboram no enriquecimento educativo, atribuindo diferentes perspetivas e uma maior profundidade ao cinema de animação. A equipa estende convites a realizadores, animadores, produtores, autores/ guionistas, cenógrafos, diretores de Festivais, entre outros para realizar sessões-debate nas escolas, dirigidas a professores e alunos do ensino secundário, sobre o cinema de animação, (filmes, produção, exercício da profissão, carreira profissional, entre outros).

No ano letivo de 2023, a primeira convidada foi a realizadora de cinema de animação Joana Nogueira.

Crianças
PRIME1Rº

O Crianças Prime1rº é um programa da iniciativa do Serviço Educativo do CINANIMA, com o apoio da Direção Geral de Educação – Plano Nacional de Cinema. Esta iniciativa, criada em 2016 pelo Serviço Educativo do CINANIMA, é uma das atividades de maior relevância no domínio da educação, exatamente por promover uma formação cultural ativa.

Interrompida no ano letivo de 2019/2022 e retornando em força no ano letivo de 2022/23.

Com uma equipa de formadores e realizadores de cinema de animação, realiza filmes de cinema de animação nas escolas do Pré-Escolar (5 anos de idade) e 1º Ciclo. Esta iniciativa compreende todas as diferentes etapas e processos da produção de animação e por isso está estruturado com a metodologia de projeto e a didática da imagem animada.

O desenvolvimento de uma prática educativa através da metodologia de projeto significa a preocupação dos professores em construir aprendizagens significativas aos seus alunos. No campo da educação, a metodologia de projeto é normalmente entendida como a organização do processo de ensino e de aprendizagem, em torno de atividades práticas significantes.

O cinema de animação provoca consensualmente um fascínio e uma familiaridade sobre as crianças, remetendo-as para o mundo da magia, da  imaginação e do brincar. Estabelece-se à partida uma ligação afetiva que facilita a sua atenção para os processos de ensino e de aprendizagem.

O objetivo é o de aproveitar estes estímulos, enquanto potencial educativo,  para construir uma estratégia que consiga fomentar em cada aluno a capacidade para desenvolver aprendizagens dentro de um espaço motivador, participativo e colaborativo.

O cinema de animação tem uma linguagem própria, que é, ao mesmo tempo, estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras. Trata-se, portanto, de uma linguagem multidisciplinar que atua nas fronteiras de várias áreas do saber e que no currículo escolar do 1º Ciclo do EB (e já também no Pré-escolar dos 5 anos de idade) se traduz na presença em Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões.

Neste sentido, a utilização de uma didática da animação de imagens promove uma melhor compreensão dos conteúdos escolares, a sua integração de forma ativa, significativa, diversificada, integrada e socializadora, resultando na obtenção de melhores resultados.

O trabalho com os alunos é organizado por quatro etapas:

  • Princípio da animação;
  • Construção do argumento;
  • Construção das personagens, cenários e captação de vozes e sonorizações;
  • Captação de imagens frame-by-frame.

*No final do ano letivo os filmes são enviados a concurso para mais de 20 Festivais Internacionais de Cinema de Animação.

Sessão de cinema de apresentação dos filmes produzidos na atividade Crianças Prime1ro

Estas sessões fecham o ciclo anual de cada programa Crianças Prime1ro oferecendo aos alunos, pais e outros familiares e professores coadjuvantes do projeto a possibilidade de ver os filmes que realizaram num grande ecrã de uma sala de cinema.

Eu Sou
Júri

A iniciativa Eu Sou Júri reúne, anualmente, alunos do pré-escolar e 1º ciclo, 2º e 3º ciclos e ensino secundário dos agrupamentos escolares parceiros do projeto FRAME para lhes proporcionar uma pequena formação e aprendizagem sobre aspetos importantes a ter em conta na avaliação de um filme de animação.
A equipa de formadores conta com membros do CINANIMA experientes no domínio do cinema de animação e de programação do festival, bem como formadores e professores da área artística e multimédia: Manuel Matos Barbosa, Isabel Couto, Pedro Perez, João Católico e Paulo Fernandes.

A primeira ação Eu Sou Júri decorreu no dia 25 de novembro de 2023, no âmbito do Festival, no espaço da Piscina Solário Atlântico. A equipa juvenil de júris aprendeu a selecionar um filme por categoria. O anúncio dos vencedores decorre numa Sessão de Exibição do Crianças Prime1ro, no Centro Multimeios de Espinho, uma forma de celebrar um ano de atividade do projeto FRAME.

Oficina
ANIMA

Na Oficina ANIMA – Oficina de Animação do CINANIMA -, é trabalhada a técnica de Stop Motion, oferecendo assim uma breve contextualização da história do cinema de animação através da partilha de referências autorais de filmes e animadores de Pixilação.  O principal objetivo é mostrar a possibilidade da utilização do próprio corpo enquanto marioneta, para criar uma pequena animação coletiva em turma, com o intuito de promover a produção autónoma e coletiva de filmes de animação.

Na Oficina ANIMA as imagens são captadas através de smartphones e/ou tablets (fixos a mesas por braços telescópicos articulados) e é utilizado um software livre para a produção de uma pequena animação. Serão ainda fornecidas ideias para desenvolver curtas de animação utilizando esta técnica.

No ano letivo de 2023/2023 estas oficinas são orientadas pelas formadores Carolina Bonzinho e Inês Costa.

 

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