FRAME – Ver e Fazer Cinema Animação – é um projeto apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para os anos de 2023, 2024, e 2025, e pela Fundação Manuel António da Mota (FMAM), que congrega várias áreas do Serviço Educativo do CINANIMA, e que se divide em dois grandes eixos, um dedicado a Ver Cinema de Animação – que contempla iniciativas de exibição –, e outro a Fazer Cinema de Animação, integrando as atividades formativas.
No primeiro eixo destaca-se uma das atividades mais antigas do Festival CINANIMA: Escolas Vêm ao CINANIMA.
O segundo eixo é formado pelas iniciativas Crianças Prime1ro, as Oficinas ANIMA, e o Coletivo Anima, que, por sua vez, admite atividades formativas tais como as Conversas CINAnimadas. Para mais informações contacte-nos através do email [email protected]
O Coletivo ANIMA é composto por uma equipa multidisciplinar formada por especialistas de várias áreas do Cinema e das Artes, que colaboram no enriquecimento educativo, atribuindo diferentes perspetivas e uma maior profundidade ao cinema de animação. A equipa estende convites a realizadores, animadores, produtores, autores/ guionistas, cenógrafos, diretores de Festivais, entre outros para realizar sessões-debate nas escolas, dirigidas a professores e alunos do ensino secundário, sobre o cinema de animação, (filmes, produção, exercício da profissão, carreira profissional, entre outros).
No ano letivo de 2023, a primeira convidada foi a realizadora de cinema de animação Joana Nogueira.
O Crianças Prime1rº é um programa da iniciativa do Serviço Educativo do CINANIMA, com o apoio da Direção Geral de Educação – Plano Nacional de Cinema. Esta iniciativa, criada em 2016 pelo Serviço Educativo do CINANIMA, é uma das atividades de maior relevância no domínio da educação, exatamente por promover uma formação cultural ativa.
Interrompida no ano letivo de 2019/2022 e retornando em força no ano letivo de 2022/23.
Com uma equipa de formadores e realizadores de cinema de animação, realiza filmes de cinema de animação nas escolas do Pré-Escolar (5 anos de idade) e 1º Ciclo. Esta iniciativa compreende todas as diferentes etapas e processos da produção de animação e por isso está estruturado com a metodologia de projeto e a didática da imagem animada.
O desenvolvimento de uma prática educativa através da metodologia de projeto significa a preocupação dos professores em construir aprendizagens significativas aos seus alunos. No campo da educação, a metodologia de projeto é normalmente entendida como a organização do processo de ensino e de aprendizagem, em torno de atividades práticas significantes.
O cinema de animação provoca consensualmente um fascínio e uma familiaridade sobre as crianças, remetendo-as para o mundo da magia, da imaginação e do brincar. Estabelece-se à partida uma ligação afetiva que facilita a sua atenção para os processos de ensino e de aprendizagem.
O objetivo é o de aproveitar estes estímulos, enquanto potencial educativo, para construir uma estratégia que consiga fomentar em cada aluno a capacidade para desenvolver aprendizagens dentro de um espaço motivador, participativo e colaborativo.
O cinema de animação tem uma linguagem própria, que é, ao mesmo tempo, estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras. Trata-se, portanto, de uma linguagem multidisciplinar que atua nas fronteiras de várias áreas do saber e que no currículo escolar do 1º Ciclo do EB (e já também no Pré-escolar dos 5 anos de idade) se traduz na presença em Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões.
Neste sentido, a utilização de uma didática da animação de imagens promove uma melhor compreensão dos conteúdos escolares, a sua integração de forma ativa, significativa, diversificada, integrada e socializadora, resultando na obtenção de melhores resultados.
O trabalho com os alunos é organizado por quatro etapas:
*No final do ano letivo os filmes são enviados a concurso para mais de 20 Festivais Internacionais de Cinema de Animação.
Sessão de cinema de apresentação dos filmes produzidos na atividade Crianças Prime1ro
Estas sessões fecham o ciclo anual de cada programa Crianças Prime1ro oferecendo aos alunos, pais e outros familiares e professores coadjuvantes do projeto a possibilidade de ver os filmes que realizaram num grande ecrã de uma sala de cinema.
Na Oficina ANIMA – Oficina de Animação do CINANIMA -, é trabalhada a técnica de Stop Motion, oferecendo assim uma breve contextualização da história do cinema de animação através da partilha de referências autorais de filmes e animadores de Pixilação. O principal objetivo é mostrar a possibilidade da utilização do próprio corpo enquanto marioneta, para criar uma pequena animação coletiva em turma, com o intuito de promover a produção autónoma e coletiva de filmes de animação.
Na Oficina ANIMA as imagens são captadas através de smartphones e/ou tablets (fixos a mesas por braços telescópicos articulados) e é utilizado um software livre para a produção de uma pequena animação. Serão ainda fornecidas ideias para desenvolver curtas de animação utilizando esta técnica.
No ano letivo de 2023/2023 estas oficinas são orientadas pelas formadores Carolina Bonzinho e Inês Costa.
2024. CINANIMA 24. Todos os direitos reservados