Sobre
o festival

História

Em fevereiro de 1976, um grupo de jovens de Espinho desenvolvia a  ideia da criação de uma mostra de cinema de animação e banda desenhada, sob o nome CINANIMA – a junção de cinema e animação. Uma iniciativa audaz e inovadora uma vez que nascia do entusiasmo deste grupo de jovens e sem garantias de apoios financeiros, numa cidade costeira, longe dos grandes centros urbanos, promovendo o princípio da descentralização cultural.

Em novembro de 1976, tem lugar o ensaio daquele que viria a tornar-se o primeiro evento internacional inteiramente dedicado ao cinema de animação em Portugal.

Ao longo dos seus 48 anos de história, o CINANIMA teve o privilégio de colaborar com uma lista impressionante de talentos do cinema de animação, tanto a nível nacional como internacional. Desde os lendários nomes como Nicole Salomon (França), Frédéric Back (Canadá), Quino (Argentina) e Michael Dudok de Wit (Países Baixos/Reino Unido), até aos talentos emergentes que encontraram no festival uma plataforma para partilhar as suas obras. A nível nacional, figuras como Alves Costa, Vasco Granja, Artur Correia e Regina Pessoa, entre muitos outros, contribuíram para a evolução e o prestígio do CINANIMA. Através destes marcos, o CINANIMA solidificou o seu lugar como uma referência no mundo da animação, destacando-se como uma montra líder para filmes de animação, um ponto central para profissionais da indústria e um catalisador vital para a educação e apreciação da animação em Portugal e além.

MENU
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.